Sexta-feira, 9 de Maio de 2008

PNEUS-Todo o cuidado é pouco

 PNEUS

Todo o cuidado é pouco!

 

Nunca é demais lembrar a importância que têm os pneus de uma moto. São eles que garantem a maior parte da sua segurança. As motos só têm duas rodas e o contacto com o solo faz-se em muito pouca área, portanto todo o cuidado é pouco afim de evitar uma queda.
O primeiro passo é a calibragem dos pneus, a qual influencia muito a pilotagem da moto. Normalmente no manual do proprietário o fabricante informa qual a calibragem correcta dos pneus para andar sozinho e para andar com pendura, mas este número normalmente é genérico e não se aplica a todas as situações.
Por exemplo: Se você vai andar em estradas de terra, (use uma moto todo-o-terreno, ok?), a calibragem dos pneus deve ser muito baixa, na casa de 15 lbs. Nestes casos, o pneu fica mesmo com a aparência de vazio, mas é a única forma de se conseguir aderência neste tipo de terreno. Em alguns casos deve-se reduzir ainda mais a pressão, mas aí torna-se necessário o uso de uma trava de pneu, para evitar que a roda vire em falso e o pneu saia da jante. São casos extremos, em qualquer outro caso a trava de roda não é necessária.
Por outro lado, para longas viagens em estradas asfaltadas, a pressão dos pneus deve estar mais alta, na casa das 35 lbs. Quanto mais cheio o pneu estiver, menos esforço o motor terá de fazer para mover a moto, consequentemente, maior será a economia de combustível e a velocidade. Mas atenção, pneus muito cheios tendem a ficar muito duros, absorvendo menos os impactos de buracos e ondulações no asfalto o que pode causar oscilações e uma pilotagem menos segura.
Deve-se ter atenção especial ao desgaste dos pneus. A durabilidade do pneu vai depender da forma de conduzir a moto e da moto propriamente dita. Pode-se esperar que numa 125 o pneu dure mais de 30 mil km, enquanto numa superdesportiva pode durar menos de 5 mil km. Quanto maior a potência do motor, maior a hipótese do pneu se gastar mais depressa, vai depender da forma como o piloto arranca com a moto, trava e faz as curvas: quanto mais rápido, mais desgaste. Lembre-se de que os pneus das motos maiores são mais caros.

Existem marcas de pneus mais baratas, mas que não tem a mesma aderência e deve ter cuidado ao comprar esse tipo de pneu.

A medida que os pneus vão sendo usados, tendem a ficar “quadrados”, que é quando a banda central do pneu se desgasta mais que as bordas. Esse efeito normalmente causa um desconforto na pilotagem, pois a moto tende a querer sempre ficar “de pé”, dificultando um pouco as curvas. Nalguns casos extremos, a segurança fica afectada, pois existe um degrau entre a parte central e as laterais do pneu, então é melhor trocar o pneu quando der conta disso.

 

Acredite: Reparar as consequências de uma queda sai mais caro do que um par de bons pneus.


publicado por Cavalo Alado às 22:28
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps