Terça-feira, 3 de Junho de 2008

ALCYON

 

 

40 à 52 rue de la Garenne
COURBEVOIE (Seine)
 
 
 Alcyon_Poster.jpg
 
Fundada por Edmond Gentil em 1902, a Alcyon produziu um considerável número de modelos de 98cc a dois tempos com cilindro vertical e alguns V-Twins até aos anos 30. A Alcyon absorveu outras importantes construtoras como a Amor, Labor, Thomann e Olympique. Após a Segunda Guerra mundial a empreza construiu motociclos de pequena dimensão, utilizando motores a dois e quatro tempos da AMC, VAP e Zurcher. Algumas fontes indicam o ano de 1957 como o último de laboração desta marca francesa, outros apontam para 1968.  
 

Alcyon_Motorcycles_by_Roowy,_France,_1914.jpg

 

 Alcyon Logo

 

A História da Alcyon é difícil de se reconstruir. O Passado desta marca francesa é um puzle que se espalha por dois países, sessenta anos e sete marcas diferentes.
De qualquer dos modos, o que distingue a Alcyon das outras marcas são os seus motores, os quais condicionaram a estabilidade da Marca. A história da Alcyon começa com a fundação da oficina ZL em S.t Aubin na Suiça. Esta oficina construiu o primeiro motor ZL destinado a uma Bicicleta com o nome de “Victoire”, a qual seria comercializada entre 1897 e 1906. Desde a sua fundação em 1904, a Alcyon equipa as suas motos com motores ZL e conquista inclusive uma posição dentro desta marca que leva a que não sejam mais vendidas ao público motobicicletes a partir de 1902.
 
Alcyon competição 1904
 
 A Zedel aproxima-se do seu melhor cliente e constrói uma fábrica em La Ferriere sous Jougne em 1906 e encerra a produção na Suissa no ano seguinte.
 
Fábrica zedel Zurcher de Jougne
  
A Zedel passa então completamente para o controlo da Alcyon. Ao mesmo tempo Française Diamant que se havia iniciado 1902 a produção de motos, junta-se a Labor et Thomann em 1908.
 
Alcyon_493cc_1908.jpg

Alcyon 493cc 1908

 

Alcyon_250cc_Light_Motorcycle_1909.jpg

Alcyon 250cc Light Motorcycle 1909

 

Alcyon 1911

 
O engenho Suíço fica representado pela Zedel França, A Alcyon comercializa em 1913 uma moto equipada com um motor de quatro válvulas radiais, 70 anos antes dos Japoneses. Sob o nome das marcas secundárias, Zurcher, Luthi, a Alcyon constrói motores em V entre 1914 e 1922 e motores deitados com quatro válvulas entre 1928 e 1931 e monociclindricos com árvore de cames à cabeça entre 1934 e 1935. A fábrica produz sempre os seus motores cumprindo com os mais elevados parâmetros de qualidade e inovação.

 

Motor Zurcher 125cc

 

Não foi fácil gerir esta fábrica que sempre se soube adaptar às dificuldades impostas pelas duas Guerras Mundiais.
Aquilo que mais nos impressiona ao investigar a história desta marca gaulesa ao observarmos catálogos da época é a heterogeneidade dos produtos de baixa gama lado a lado com máquinas desportivas de alto rendimento e a venda de motos de inegável prestígio.
A Alcyon pode continuar a partir de 1915 a coleccionar títulos em competições desportivas e a produzir excelentes motores. Em 1920, os preços de venda sofrem uma descida. A euforia do pós guerra é contrariada pela dificuldade das fábricas em se reabastecerem. O ano de 1922 acaba por conhecer uma melhoria conjuntural e a marca Olympique inicia a produção de motos, em 1923 inicia-se sob os piores auspícios, com um fraco decréscimo da produção e a resistência passiva alemã sobre as matérias primas e a dificuldade dos grandes bancos em obter as indemnizações da primeira guerra.
A Alcyon abandona a produção de motores a quatro tempos, acaba com as marcas Olympique, Francaise Diamant, Armor, Labor e Thomann, modernizando assim a sua estrutura e capitalizando imenso na sua linha de distribuição. Em 1925, Poincaré estabiliza o franco, os banqueiros Dawes, Young, Hoover creditam finalmente a reestruturação industrial. Os accionistas decidem renunciar por uns anos aos dividendos das acções em troca da consolidação da empresa. A fabricação de motores para definitivamente, a Alcyon é fornecida agora pela JAP.
Em 1929 a França é abalada por uma forte crise económica e as dificuldades ressurgem como em 1920, cancelamento de encomendas, dificuldades de aprovisionamento de matéria-prima mas apesar disso o mercado mantém-se relativamente estável e permite uma travessia da crise relativamente calma. A produção adapta-se à procura e as motos desportivas deixam de ser produzidas com excepção da raríssima 360, a Alcyon dedica-se agora também à montagem dos velocípedes BMA mais conhecidos pela célebre designação de Alcyonette e também entra no ramo da louça e dos rádios.
 
 

Alcyon_350_Supersport_1928.jpg

 

 Alcyon_LA_250.jpg

 

Alcyon_1929_350cc_Advert.jpg

Cartaz Alcyon 350cc de 1929

 

Alcyon_1929_350_Supersport_advert.jpg

Cartaz Alcyon Supersport 350cc 1929

 

 

Alcyon_250_AH_1929.jpg

Alcyon 250 AH 1929

 

 

 
Os dados sobre o período da guerra não estão ainda disponíveis nos arquivos governamentais e apenas conseguimos ter acesso a melhor informação já no período do pós guerra, durante o período em que se popularizaram as motos utilitárias e as scooters que concorriam directamente com o automóvel. As populares Alcyon guardarão sempre uma imagem desportiva que irá inspirar os construtores japoneses.
Como se poderá verificar nesta imagem da primeira Yamaha em 1955, que mais não é do que uma cópia não da DKW como muitas vezes erradamente se afirma, mas sim da Alcyon tipo 47 do pós guerra.
Entraremos de seguida num período de “decadência”, as motos de montagem tipo Guiller com motores AMC
   

Alcyon_type_21.jpg

Alcyon Tipo 21

  

 Alcyon_350_Grand_Prix_1935.jpg

Alcyon 350 Grand Prix 1935

 

Alcyon_306_Type_A_1938.jpg

Alcyon 306 Type A 1938

 

Alcyon_250_Type_39_1954.jpg

Alcyon 250 Tipo 39 1954

 

Alcyon_175_AMC_Bol_d'Or_1954.jpg

Alcyon 175 AMC Bol d'Or 1954

 

 Alcyon_Poster_Le_Tour_de_France.jpg

 

 

tags:

publicado por Cavalo Alado às 01:41
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps