Quarta-feira, 11 de Junho de 2008

QUEM SOMOS?

Por: Alfredo Nobre

“O DOG apesar de ser o melhor amigo do motociclista, possui também fortes mandíbulas preparadas para se defender convenientemente de qualquer ataque externo lesivo aos nossos padrões ou aos padrões dos que consideramos e respeitamos enquanto amigos”

 

 

Todas as aglomerações de pessoas, quando destinadas a um qualquer fim ou objectivo, possuem os seus símbolos que representam e que devem definir a sua essência e o seu carácter. Aqui no Grupo Motociclista DOG também possuímos as nossas insígnias, as nossas tradições e os nossos costumes, que vamos usando e apresentando, com orgulho e responsabilidade, como uma extensão colectiva de todo este grupo constituído por tão diversas formas de estar na vida e no mundo das motos.
O nosso nome actual, Grupo Motociclista DOG, deriva da anterior denominação, Daelim Ownwers Group - DOG, porque fora constituído inicialmente apenas por proprietários de motos da marca coreana Daelim. Contudo, e porque evoluímos, foi necessário alterar a nossa designação e aquela que nos pareceu mais indicada foi a de Grupo Motociclista DOG. DOG porque faz parte da nossa origem enquanto grupo organizado, Grupo porque somos e queremos ser sempre um grupo organizado de forma circular, onde não haja lugar a hierarquias concretas ou dissimuladas, todos os membros do Grupo são iguais perante o mesmo em direitos e regalias mas também em responsabilidade e dever de participação. Motociclista, porque este é um grupo de pessoas com uma especial dedicação ao mundo das duas rodas, se bem que de forma e em vertentes por vezes distintas. O Grupo Motociclista DOG, não se identifica, então com aquilo que é comum serem os Grupos Motard ou os Moto Clubes legalizados. Tão pouco é uma Associação de Motociclistas, porque não possui personalidade jurídica nem está constituído como tal. Também não somos um Clube Biker com inspiração na forma dos Motorcycle Clubs, pois não possuímos talvez a maturidade necessária para o sermos. O Grupo Motociclista DOG é, acima de tudo, um conjunto de apaixonados por motociclos, nas suas mais variadas vertentes, enquanto coleccionadores, construtores, customizadores, utilizadores, desportistas, investigadores, etc.
Desta forma, permitam-nos a presunção, pensamos possuir uma identidade muito própria e diferente de todos os outros grupos existentes no mundo das motos. As nossas relações com os outros tipos de Grupos, atrás enunciados, procuramos sejam sempre as melhores, sendo para nós essencial a colaboração e o inter relacionamento com todos, sem preconceitos e sem receios. Desta forma, o nosso novo logótipo, caracterizado pela cor negra de fundo, simbolizando a estrada, elemento essencial para a existência dos motociclos, com o dizer DOG em cor vermelho sangue, símbolo da união fraterna dos seus elementos, mediado  pela caveira branca de cão, simbolizando a Paz mas também a Tenacidade, a qual demonstra uma vocação “Neo-Biker” no grupo, elemento final de uma cadeia que começa na investigação e passa pela construção e manutenção de motociclos repreentado pelas duas chaves inglesas dispostas sob a caveira de cão, como tíbias cruzadas, O nosso pano enche-nos assim de orgulho e identifica-nos como membros desta comunidade restrita de motociclistas.
 
A Nossa "Manta"
 
Outra das nossas mais queridas insígnias é a famosa “Manta”. A manta representa para nós o mesmo que um estandarte, sendo sempre que possível transportada aos eventos onde nos deslocamos e está sempre presente em cerimónias oficiais. Este simples e modesto objecto, revela em si a simplicidade e humildade deste Grupo e demonstra que mesmo o mais simples elemento se pode tornar útil e necessário. A nossa manta foi já inúmeras vezes o abrigo para os companheiros que dela necessitaram e orgulhamo-nos sempre em coloca-la à disposição quando entendemos seja necessária. A Manta DOG, é também o objecto essencial da cerimónia da “Ida à Manta”, a qual consiste basicamente num destaque especial dado aos companheiros com quem vamos travando amizade e relações sendo imposta a Manta sobre esse novo amigo e sobre o membro do Grupo Motociclista DOG que a transporta, sendo o momento registado em foto para a posteridade.
A existência desta insígnia de valor tão emocional para nós, levou-nos a encetar uma campanha de recolha de cobertores para os sem abrigo, a qual se pautou pela recolha de 143 mantas já encaminhadas para as respectivas instituições de solidariedade dedicadas a este problema social.
A tradição da Ceia das Sextas, tem a sua origem na necessidade que por vezes sentíamos em transportar comida até alguns eventos, no sentido de garantir alimentação em caso de qualquer falha ou atraso na chegada a esses locais. Porque o nosso sentido de partilha nos leva a dividir com todos colocamos o nosso alimento na mesa para que todos possam connosco partilhar um pouco do nosso pão. Esta tradição, para além de “cair bem” a determinadas horas da noite, tem servido para se viverem momentos de descontracção e para cimentar muitas amizades e apenas se efectua (oficialmente) às sextas-feiras de concentração. Muitas vezes conseguimos surpreender os companheiros com alguns petiscos típicos ou mais exóticos, facto que é para nós constitui sempre um enorme prazer.
O lenço na cabeça tem vindo a ser cada vez menos utilizado pelos companheiros, entendendo-se que não faz actualmente grande sentido persistir na sua utilização. A origem deste hábito prende-se com a necessidade que em dada altura os membros do grupo tinham em se identificarem e distinguir onde quer que estivessem. Esta prática remonta às origens mais puras dos grandes Grupos de Motociclistas, a tempos em que em vez de se utilizarem Panos bordados, era comum os motociclistas distinguirem-se entre si pela cor do lenço que usavam.
O Grupo Motociclista DOG possui ainda um conjunto de sinais e códigos, que apenas é entendido pelos seus membros e que, por motivos óbvios, não iremos revelar aqui.
Todavia, e ao contrário do que possa parecer, este grupo restrito, está sempre aberto a relacionar-se com as mais variadas formas de estar dentro do mundo motociclista. Entendemos ser esta a melhor forma de crescermos e amadurecermos, consolidando a nossa existência na base da aprendizagem, honrando assim as entidades mais antigas do que nós e que possuem já uma maturidade e organização bem definidas no mundo das motos. Esta postura tem-nos feito conquistar simpatia, respeito e amizade nos mais diversos locais onde o nosso nome chega e junto do mais variado tipo de agremiações de motociclistas. O facto de sermos poucos elementos é para nós não sintoma de fraqueza, mas sim símbolo de qualidade, revelada nas características individuais de cada elemento, sendo que cada um tem as suas funções bem definidas no Grupo e em prol do grupo, acima de qualquer interesse pessoal deste ou daquele membro. Somos exactamente assim e orgulhamo-nos daquilo que somos, sendo que convém sempre lembrar que “O DOG apesar de ser o melhor amigo do motociclista, possui também fortes mandíbulas preparadas para se defender convenientemente de qualquer ataque externo lesivo aos nossos padrões ou aos padrões dos que consideramos e respeitamos enquanto amigos”
 
Uma boa quarta feira para todos
 
Alfredo Nobre, Membro DOG (003)
 
tags:

publicado por Cavalo Alado às 00:06
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps