Quinta-feira, 3 de Julho de 2008

HARLEY DAVIDSON 1 Os Vinte Primeiros Anos

 

 

 A lendária Harley-Davidson é muito mais do que um ícone da cultura norte-americana. É, certamente, o mais tradicional e um dos maiores fabricantes de motos do mundo na actualidade. A empresa, que hoje possui três grandes fábricas nos Estados Unidos, emprega directamente cerca de nove mil trabalhadores e deverá atingir uma produção de quase 300 mil motos neste ano. São números expressivos, que escondem um início modesto e repleto de desafios.

Nascimento De Uma Lenda

Era uma vez em uma pacata cidade de um Estado americano: Milwaukee, no  Wisconsin. O Século passado tinha três anos quando dois jovens, certamente um pouco preguiçosos e que deviam aborrecer-se bastante, imaginavam instalar um motor num quadro de bicicleta, provavelmente com a intenção de se cansarem menos a subir as encostas e de alcançarem mais rápido as raparigas. Uma historia muito  simples? Evidentemente que sim. Acontece apenas que eles se chamavam Arthur Davidson e William S. Harley e certamente ignoravam que acabavam de criar um desse místico intimamente ligado a historia dos Estados Unidos da América. Um século, uma guerra e muitas peripécias depois, as motos Harley-Davidson, depois de atravessarem muitas tempestades, continuam a fascinar todos aqueles que souberam preservar as suas almas de adolescentes. Soberbas, únicas e evolventes, odiosas e ultrapassadas, as Harley vivem ainda e sempre e não deixam ninguém indiferente.

Como todas as motos nascidas ao mesmo tempo em que o nosso século, a Harley-Davidson constitui não só uma bela história como também um elogio cromado, evidentemente – da preguiça! Com efeito, um dia, um rapaz inteligente, farto de ter de pedalar, teve a ideia genial de acrescentar um motor à sua bicicleta. Foi exactamente isso que aconteceu a dois americanos, colegas de universidade, Arthur Davidson e William S. Harley, respectivamente escultor e desenhador, que se lançaram nessa arriscada união.

Se bem que tenham tido o cuidado de associar aos seus trabalhos Ole Evinrude, um motorista, a primeira máquina assim criada - entre outros detalhes, a lenda diz  que o carburador era feito de uma lata em conservas - foi uma falha completa: o engenheiro recusou-se terminantemente a andar. O motor, demasiado fraco, não conseguiu proporcionar o conjunto. Os nossos heróis não desanimaram e voltaram a tentar o enxerto adaptando desta vez um motor de 400cm³, nitidamente mais potente do que o primeiro. Resultado: a máquina andava, mas desta vez foi o quadro que manifestou rapidamente drásticos sinais exteriores de fraqueza. Sem o saberem, os nossos amigos acabavam de enfrentar a pedra angular, o segredo de uma boa moto: a harmonia síntese de um quadro e de um motor. De surpresas desagradáveis a progressos encorajadores, os nossos dois amigos, instalados no seu local de trabalho (8m²), conseguiram finalmente construir a sua primeira verdadeira maquina: tinha nascido à lendária Silent Gray Fellow. O motor de um cilindro inclinado de 410 cm³ que desenvolvia 3 cavalos estava equipado com uma válvula de admissão automática e com uma transmissão de correia. Produziram-se três exemplares, todos cinzentos, já com a cor fetiche da nova marca. Encorajado pelo seu brilhante resultado, William S. Harley tomou a decisão terminante de se inscrever na universidade de Wisconsin a fim de melhorar os seus conhecimentos de mecânica. Em boa hora o fez, pois, graças a um motor rectificado de 450cm³ e desenvolvendo 4 cavalos e a um quadro finalmente digno desse nome, saíram cinquenta exemplares das oficinas Harley-Davidson em 1906.

A partir de 1907, a notoriedade Harley e Davidson, aos quais se juntaram os primos William e Walter Davidson, começa a sair do Estado de Wisconsin, e são produzidas pelo menos cem maquinas todos os anos. A fim de fazer a demonstração flagrante da qualidade das motos doravante fabricadas, Walter Davidson envolve-se de desporto motociclista e alcança a vitória, em 1907, numa famosa corrida de resistência, Organizada pela Federation of American Motorcyclists, e nela bate o recorde de sobriedade percorrendo 300 quilómetros com menos de 5 litros de combustível. Finalmente, recompensa suprema: em 1907, a policia americana começa a equipar-se com motos Harley-Davidson. Desta vez, a Harley-Davidson estava de fato lançada. Nesta época a moto Harley-Davidson esta ainda bastante longe do mito, mas começa indiscutivelmente a aproximar-se dele. Assim, o primeiro V-Twin será construído em 1909, associado a duas outras iniciativas na época: o acelerador de punho rotativo e a forquilha em paralelogramo, precursora daquela que se tornou celebre na futura Springer.

Por muito paradoxal que possa parecer hoje em dia, as inovações dos Willam S. Harley e Arthur Davidson eram acima de tudo práticas “proporcionados” pelas experiências de Oscar Hedstrom, um dos fundadores da firma Indian, os dois amigos lançaram-se de uma maneira um pouco desordenada numa indústria nascente: a bicicleta equipada com um motor. Foi a 28 de Abril de 1903, data que se tornou histórica. Movido pelo acaso de um encontro familiar, Walter Davidson encontra os dois companheiros suplementar ao empreendimento. Como podemos censurar estes filhos da classe media americana por quererem triunfar num domínio quase virgem para o qual representem um futuro frutuoso? Eles que se interessaram momentaneamente pelos problemas de pesca decidiram já há algum tempo voltar a realidades mais terrestres. Nesta época, existem poucos motores confiáveis e são as criações dos europeus Krüger-Aster/De Dion que lhes vão servir e base de apoio. Em 1905, os principais motores mono cilíndricos saem da oficina e são vendidos a 200 dólares cada. Dois anos mais tarde, decidem juntar um segundo cilindro ao seu mono clássico. Tinha nascido o V-Twin! Ao mesmo tempo, imaginaram a primeira forquilha suspensa de tipo Springer, versão que obterá a concordância geral e será um êxito industrial, pois este ilustríssimo achado permanecera inalterado ate 1948! Sempre na mesma época, Walter Davidson alinha numa competição de enduro famosa traçada nas Catskill Mountains e organizada pela FAM: Federation of American Motorcyclists. A única Harley-Davidson do pelotão impõe-se face a mais de sessenta concorrentes, e ainda obtém uma distinção suplementar respeitante à harmonia notável entre pilotos e a sua inovadora e espantosa montada. Como resultado desta prestação, em 1909 é vendido mais de mil e cem maquinas deste tipo.

Devemos admitir que depois dos anos heróicos de investigações difíceis e da produção confidencial desenvolvida em torno de um modelo único – a primeira verdadeira moto Harley-Davidson nasceu em 1904 e foi baptizada de Silent Gray Fellow – a companhia Harley-Davidson progrediu bastante. Produzida em pequena quantidade, esta máquina dos primeiros passos, fabricada durante anos ate 1912, era pelo menos sumaria. Apoiava-se num quadro simples de berço fechado com suspensão de paralelogramo, um motor mono cilíndrico de 494 cm³ desenvolvendo 6,5 cavalos, numa transmissão sobre a roda traseira utilizando uma correia de couro e uma embraiagem de alavanca manual actuando por meio de uma polia de tensão sobre a correia de transmissão. O depósito de combustível estava suspenso na parte superior do quadro e a maquina tinha um peso total de 88,5 kg. Embora o conjunto apresentasse um equilíbrio conveniente, era, sobretudo a imagem de uma máquina fiável, sólida e silenciosa que motivava então os valorosos pioneiros: nada de floreios inúteis, uma única cor, o cinzento, e uma eficácia silenciosa, tudo para lhe conferir sobriamente. Pacientemente aperfeiçoada, só muito mais tarde, em 1919, foi equipada com carburador Schebler, uma verdadeira embriaguem, uma caixa de velocidade e uma transmissão por corrente.

Uma das particularidades das criações Harley-Davidson residia na teimosia em desenvolver um só modelo em pretender sistematicamente um lucro importante, mais cuidando sempre da fiabilidade e do silêncio da sua máquina. Embora, em 1905, a produção da pequena sociedade fosse apenas de oito máquinas, ela progredia graças ao tributo financeiro e imobiliário do tio João Guilherme Fo. Assim, a partir do ano seguinte, a produção subiu para quarenta e nove maquinas, triplicando todos os anos ate 1910e final mente atingir três mil maquinas na fabrica da Juneau Avenue. Um outro parâmetro serviu perfeitamente aos interesses das motos Harley-Davidson: a raridade, e, portanto o preço elevado dos automóveis.

Desde o início, os criadores tinham-se mantido muito afastados da noção de competição e ainda mais do desporto motociclista. Foi apenas em 1907, sob a presidência de Walter Davidson, que uma máquina da firma foi escrita na primeira corrida organizada pela jovem Federação Motociclista Americana. A experiência saldou-se por um sucesso estrondoso, pois o próprio Walter bateu os oitenta competidores, que representavam pelo menos vinte e uma marcas diferentes. A história estava em marcha

Harley Davidson de 1903, a primeira de todas!

 A história da marca começou em 1903, num barracão localizado nos fundos da casa dos jovens irmãos Arthur e Walter Davidson, no município de Milwaukee, em Wisconsin.

A dupla, que tinha à volta de 20 anos, acabava de se associar com William S. Harley, de 21 anos, para construir artesanalmente um pequeno modelo de motocicleta destinado às competições. Foi neste barracão (com três metros de largura por nove metros de comprimento), e em cuja fachada se podia ler o letreiro “Harley-Davidson Motor Company”, que foram produzidas as primeiras três motocicletas da marca.

Harley Davidson 1905

Dessas três motocicletas iniciais, uma foi vendida directamente pelos fundadores da empresa, em Milwaukee, para Henry Meyer, amigo pessoal de William S. Harley e Arthur Davidson. Em Chicago, a primeira concessionária nomeada pela marca – C. H. Lang – comercializou outra dessas três motos fabricadas inicialmente.

Old Gray Fellow Cartel de chapa

Os negócios começavam a evoluir, mas num ritmo lento. No dia 4 de julho de 1905, no entanto, uma moto Harley-Davidson venceu, em Chicago, a sua primeira competição – e isso ajudou a alavancar ainda mais as vendas da jovem empresa. Neste mesmo ano, foi contratado, em Milwaukee, o primeiro funcionário a tempo inteiro da Harley-Davidson Motor Company.
No ano seguinte, com as vendas em ascensão, os seus fundadores decidiram abandonar as instalações iniciais e se instalaram num armazém muito maior, com melhores condições de trabalho, localizado na Juneau Avenue (avenida Juneau), em Milwaukee. Mais cinco funcionários foram contratados para trabalhar lá em tempo integral. Ainda em 1906, a marca produziu o seu primeiro catálogo promocional.

Em 1907, mais um Davidson junta-se ao negócio. William A. Davidson, irmão de Arthur e Walter, pede demissão do seu emprego e também passa a trabalhar na Harley-Davidson Motor Company. Ainda neste ano, o número de funcionários e a área de trabalho da fábrica praticamente foram dobrados. Um ano depois foi vendida a primeira motocicleta para a polícia de Detroit, dando início a uma parceria tradicional, que sobrevive até os dias de hoje.
Em 1909, a Harley-Davidson Motor Company, então com seis anos de vida, apresenta a sua primeira grande evolução tecnológica no mercado de duas rodas. O mundo assistiu ao nascimento do primeiro motor V-Twin montado em motocicletas, um propulsor capaz de desenvolver 7 cv – uma potência considerável para aquela época. Em pouco tempo, a imagem de um propulsor com dois cilindros dispostos num ângulo de 45 graus tornou-se um dos ícones da história da Harley-Davidson.

V-TWIN

V-Twin_1909-1911

Vintage Harley Davidson Motorcycles Giclee Print

Em 1912, foi iniciada a construção definitiva da fábrica localizada na Juneau Avenue e inaugurada uma área exclusiva para peças e acessórios.
No mesmo ano em que a empresa atingiu a marca de 200 concessionários nos Estados Unidos e exportou suas primeiras unidades para o Exterior, atingindo o mercado japonês.

F-HEAD

F-Head_1911-1929

A partir de este momento as cilindradas vão suceder-se a as inovações técnicas multiplicar-se: o motor bicilíndrico de 1000 cm³, o monocilíndrico de 600 cm³, a famosa válvula de escape lateral; mas eclosão igualmente de ideias que marcarão uma época, como o selim suspenso, a caixa de duas velocidades (depois três) e um sistema de lubrificação automático. Sempre paralelamente ao seu desenvolvimento industrial às máquinas Harley-Davidson percorrem os circuitos com um sucesso garantido desde a criação de um verdadeiro serviço de corrida oficial. Em 1915, Leise Pakhurst, vence o Trofeu Nacional da Hora da FAM, em Birmingham, Alabama, e consegue mais de vinte e cinco vitórias ao longo da época. Ainda em 1915, Floyd Clymer Bate o Recorde do mundo da hora em dirt track em Dodge city, a 132 km/h, numa máquina equipada com um V-twin com oito válvulas com duas saídas de escape por cilindro. Embora hoje em dia, no espírito francês, sobretudo, uma Harley-Davidson esteja muito afastada da imagem do desporto motociclista, foi neste terreno que a marca provou a sua fiabilidade e a eficácia das soluções técnicas adoptadas e revolucionarias no seu tempo.

A Marca vendeu quase 100 mil motos para o exército

Para a Primeira Guerra Mundial, a empresa recebeu do exército americano a encomenda de 20 mil unidades, algumas com metralhadoras.

Em 1916, o presidente Wooddrow Wilson enviou “Black Jack”, com uma Harley-Davidson, para acabar com Pancho Villa na fronteira mexicana.

Pancho Vila

Entre 1917 e 1918, a Harley-Davidson Motor Company produziu e comercializou 17 mil motocicletas para o exército americano durante a 1a Grande Guerra Mundial. Um soldado americano pilotando uma Harley-Davidson equipada com side-car foi o primeiro a entrar em território alemão.
An Advertisement for Harley- Davidson Showing a Soldier Taking His Lady Friend for a Ride Lámina giclée
(First World War dispatch bike.)
Harley Davidson 10 F 30.5 ci. Utilizada na frnte de combate na Flandres durante a Primeira Guerra Mundial.

Harley - Davidson Motorcycles  The Art of Motorcycles Fine Art Giclee Print

Por volta de 1920, com cerca de 2.000 distribuidores espalhados por 67 países, a Harley-Davidson já era a maior fabricante de motocicletas do planeta.
Vintage Black and White Harley Davidson Photograph Giclee Print

NÃO PERCA AMANHÃ A SEGUNDA PARTE

DA HISTÒRIA DA HARLEY-DAVIDSON

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publicado por Cavalo Alado às 00:01
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1 comentário:
De ANGELICA MACHADO a 13 de Abril de 2010 às 19:36
OLA...
ME APAIXONEI PELA FORMA Q CONTOU A HISTORIA DA HARLEY-DAVIDSON SO Q NAO CONSEGUI LER A SEQUENCIA DO COMECO AO FIM...SE PUDER ME INDICAR AS DATAS Q POSTOU....


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