Sexta-feira, 15 de Agosto de 2008

Moto GP Grande Prémio da Républica Checa

NOTA: Este Post será actualizado durante o fim de Semana, sempre que surjam noticias sobre os acontecimentos em Brno, assim contamos poder informar hoje mesmo sobre a classificação dos treinos livres em Moto GP, Sábado informaremos sobre a pole position definitiva e no Domingo estaremos "em cima do acontecimento" para mais uma vez sermos os primeiros a divulgar os resultados da prova rainha do motociclismo mundial. Obrigado pela vossa visita.

 

 

2008

 

Large animated Czech flag clip art for a black background

 

GRANDE PRÉMIO DA RÉPUBLICA CHECA 

 

 

 

 

 

O circuito de Brno

 

O actual circuito de Brno foi usado pela primeira vez para ser palco de Grandes Prémios em 1987, construído para substituir o original traçado de estrado que se tinha tornado demasiado perigoso para as corridas do Campeonato do Mundo. Seguem-se alguns factos e números dos 38 Grandes Prémios já disputados em Brno:

 

- Este ano será o 39º Grande Prémio de Brno, originalmente como Grande Prémio da Checoslováquia e, dede 1993, como GP da República Checa.

 

- O primeiro Grande Prémio realizado em Brno teve lugar em 1965 na pista de estrada de 13,94 km. Foram três as Lendas de MotoGP a ganhar nesse ano: o nove vezes Campeão do Mundo Mike Hailwood ganhou a corrida de 500cc com uma MV-Agusta, o seis vezes Capeão Jim Redman triunfou nas 350cc com uma Honda e o sete vezes Campeão do Mundo Phil Read foi o primeiro a cruzar a linha nas 250cc com uma Yamaha.

 

- Em 1966 Hailwood ganhou três Grandes Prémios num dia: as corridas de 500cc, 350cc e 250cc foram todas ganhas pelo britânico em maquinaria Honda. A distância combinada das três corridas foi de 460 km, o que efectuou num tempo total de 2 horas, 55 minutos e 53 segundos.

 

- Outra Lenda de MotoGP, Giacomo Agostini, foi o piloto mais bem sucedido no antigo circuito de estrada de Brno com um total de sete vitórias, incluindo quatro na categoria rainha.

 

-Johnny Cecotto, aos comandos de uma Yamaha, venceu a última corrida da categoria rainha disputada no circuito de estrada de Brno, em 1977. O circuito, que tinha sido encurtado para 10,92 km, foi depois considerado demasiado perigoso para as máquinas de maior cilindrada.

 

- As categorias mais baixas continuaram a competir em Grandes Prémios no circuito de estrada de Brno até 1982, antes de ser totalmente retirado do calendário do Campeonato do Mundo por questões de segurança.

 

- O actual circuito foi usado pela primeira vez no Grande Prémio de 1987 e tem recebido o Mundial todos os anos desde essa data, com excepção feita a 1992. Esta será a 21ª vez que o actual circuito é palco de um Grande Prémio.

 

- Max Biaggi é o piloto mais bem sucedido no actual traçado de Brno, somando quatro vitórias nas 250cc e três na categoria rainha. Valentino Rossi é o segundo mais bem sucedido no traçado, com 1 vitória nas 125cc, outra nas 250cc e três na categoria rainha.

 

- Os pilotos Honda já conquistaram dez triunfos na categoria rainha no actual circuito de Brno. A Yamaha é a segunda marca mais bem sucedida, com sete vitórias e a Suzuki conta apenas com um triunfo, com Kevin Schwantz em 1989. Os pilotos Ducati venceram nos dois últimos anos.

 

- O segundo posto de John Hopkins no ano passado na República Checa foi a primeira vez que um piloto terminou no pódio em Brno com uma Suzuki 4 tempos de MotoGP

 



 

Sexta Feira dia 15
 
PRIMEIROS TREINOS LIVRES
 
Stoner e Rossi, durante entrevista pré-GP da República Tcheca

Stoner e Rossi, durante entrevista antes do GP da República Checa

 
A batalha Valentino Rossi x Casey Stoner teve seu primeiro "round" em Laguna Sena e foi reiniciada nesta sexta-feira. No primeiro treino livre em Brno, na República Checa, o resultado dos EUA repetiu-se: o italiano ficou à frente do australiano.
O líder do campeonato colocou 0s129 em cima do vice-líder. Ambos superaram o terceiro colocado, Shinya Nakano, por mais de um segundo na sessão. O japonês está com sua nova Honda RCV.
Companheiro de Nakano, Alex de Angelis ficou em quarto lugar. John Hopkins, Chris Vermeulen, Toni Elias e Loris Capirossi completaram os oito primeiros colocados, todos de Bridgestone.
Daniel Pedrosa, ainda com dificuldades por uma lesão no pulso sofrida uma queda nos treinos do GP da Alemanha, foi o último colocado na abertura dos trabalhos.
 
Confira os tempos do primeiro treino em Brno:

1º. Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), 1min57s782
2º. Casey Stoner (AUS/Ducati), 1min57s911
3º. Shinya Nakano (JAP/San Carlo Honda Gresini), 1min59s021
4º. Alex de Angelis (RSM/San Carlo Honda Gresini), 1min59s134
5º. John Hopkins (EUA/Kawasaki), 1min59s220
6º. Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), 1min59s400
7º. Toni Elias (ESP/Alice Team), 1min59s756
8º. Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), 1min59s770
9º. Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), 1min59s965
10º. Marco Melandri (ITA/Ducati), 2min00s082
11º. Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team), 2min00s083
12º. Andrea Dovizioso (ITA/JiR Scot), 2min00s429
13º. Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), 2min00s447
14º. Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), 2min00s496
15º. James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), 2min01s074
16º. Anthony West (AUS/Kawasaki), 2min01s128
17º. Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 2min01s231
 
SEGUNDOS TREINOS LIVRES

 

Casey Stoner, piloto da Ducati Marlboro

Stoner dá uma resposta a Rossi no segundo treino

 

Casey Stoner não gostou de ter sido derrotado por Valentino Rossi na primeira sessão em Brno, na República Tcheca, e resolveu apertar o ritmo na segunda. Funcionou. Fechou a sexta-feira com 1min57s231, melhor tempo do dia.
O australiano disparou na segunda metade do treino livre. Na primeira, o italiano até esteve à frente, mas o piloto da Ducati superou-o. Rossi chegou a ficar meio segundo atrás, mas reduziu a desvantagem para 0s179 nos minutos finais.
Loris Capirossi foi o "melhor do resto". O italiano, que, no domingo, empatará com Alexandre Barros como o piloto com mais GPs disputados no motociclismo, 276, ficou 0s769 atrás do atual campeão.
Shinya Nakano, entre os primeiros desde a sessão de abertura, foi o quarto colocado desta vez e novamente superou seu companheiro na San Carlo Honda Gresini, Alex de Angelis.
Pilotos de equipes de ponta, Marco Melandri e Daniel Pedrosa ocuparam a antepenúltima e penúltima posições, somente à frente de Anthony West.
O espanhol ainda tem a desculpa de voltar à categoria nesta prova, pois sofreu lesões em um acidente em Sachsenring, na Alemanha, e não disputou o GP de Laguna Seca. Já o italiano corre risco real de perder a vaga na Ducati se continuar assim no resto do fim de semana.
Parceiro de Pedrosa na Honda, Nicky Hayden não correrá neste fim de semana, pois lesionou o calcanhar direito quando participava dos X-Games e quer se poupar para a próxima etapa da MotoGP.
A Bridgestone tem vantagem até aqui. Colin Edwards, o melhor da Michelin, foi o sétimo colocado. Jorge Lorenzo, companheiro de Rossi, usa os pneus franceses e foi o 11º colocado.


Confira os tempos do segundo treino livre em Brno:

1º. Casey Stoner (AUS/Ducati), 1min57s231

2º. Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), 1min57s410
3º. Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), 1min58s000
4º. Shinya Nakano (JAP/San Carlo Honda Gresini), 1min58s228
5º. Alex de Angelis (RSM/San Carlo Honda Gresini), 1min58s264
6º. Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), 1min58s462
7º. Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), 1min58s672
8º. John Hopkins (EUA/Kawasaki), 1min58s830
9º. Toni Elias (ESP/Alice Team), 1min58s881
10º. Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team), 1min58s923
11º. Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), 1min58s977
12º. Andrea Dovizioso (ITA/JiR Scot), 1min59s094
13º. James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), 1min59s328
14º. Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), 1min59s405
15º. Marco Melandri (ITA/Ducati), 1min59s943
16º. Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 2min00s540
17º. Anthony West (AUS/Kawasaki), 2min00s621


 Sábado dia 16

 
TERCEIROS TREINOS LIVRES

 

 

TREINOS CRONOMETRADOS

 
Jorge Lorenzo lamentou as más condições climáticas neste sábado, em Brno, que o impediram de imprimir um ritmo competitivo durante o treino oficial para o GP da República Checa.
O actual bicampeão das 250cc assinalou o 17º e último tempo na sessão classificatória, a pelo menos 12 segundos de distância do pole, Casey Stoner.
"Foi um dia ruim", disse o espanhol. "No começo da classificação, estava seco e isso foi quando eu estava na garagem tentando melhorar minha moto com meu time. Perdi minha chance e isto foi quando os outros encaixaram suas melhores voltas."
"Já tive dias praticamente tão ruins quanto esse, mas devo dizer que a culpa não é minha", emendou.
Lorenzo também não poupou críticas aos pneus Michelin, que para ele não estão conseguindo se adaptar à nova superfície do circuito de Brno.
"Acho que é evidente neste momento que nossos pneus não estão trabalhando do jeito que deveriam", disse ele. "Sou um profissional, contudo, e devo esperar e ter confiança na Michelin para encontrar o melhor caminha daqui em diante."
"Para amanhã, será importante ter um bom começo e tentar chegar no top 10. A superfície é muito boa, mas não temos a aderência que precisamos, portanto, qualquer que seja o clima, será muito difícil", reconheceu.
 
POLE POSITION
 
Pole position do GP da República Checa, Casey Stoner comemorou o bom trabalho da equipe Ducati, que lhe forneceu um bom acerto para encarar a pista molhada de Brno.
"Sabíamos que, enquanto a chuva continuasse caindo, ninguém seria capaz de ser muito rápido, pois as condições da pista eram muito difíceis", disse o australiano.
"Mais uma vez, trabalhamos bem como um time, a Bridgestone nos deu um bom jogo de pneus de chuva e estamos na pole, portanto, é muito satisfatório", acrescentou.
Apesar da pole position, Stoner prevê uma corrida difícil se a chuva voltar a cair neste domingo.
"Os pontos não estarão decididos até amanhã e tudo pode acontecer, especialmente no molhado. Ficaremos focados, relaxados e espero que o tempo permaneça seco", finalizou 
 
Confira o grid de largada para o GP da República Tcheca:

1º. Casey Stoner (AUS/Ducati), 2min11s657

2º. Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), 2min12s846
3º. John Hopkins (EUA/Kawasaki), 2min12s959
4º. Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), 2min13s002
5º. Alex de Angelis (RSM/San Carlo Honda Gresini), 2min13s352
6º. Anthony West (AUS/Kawasaki), 2min14s064
7º. Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), 2min14s535
8º. Shinya Nakano (JAP/San Carlo Honda Gresini), 2min14s718
9º. Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), 2min14s805
10º. Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team), 2min14s861
11º. Marco Melandri (ITA/Ducati), 2min15s880
12º. Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 2min16s032
13º. Andrea Dovizioso (ITA/JiR Scot), 2min17s732
14º. Toni Elias (ESP/Alice Team), 2min16s510
15º. Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), 2min20s074
16º. James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), 2min23s303
17º. Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), 2min23s701 
 
 Domingo dia 13
 
CORRIDA

 

 

Valentino Rossi venceu neste domingo o GP da República Tcheca, no circuito de Brno.
 

 

Valentino Rossi durante GP da República Tcheca

Valentino Rossi durante GP da República Checa


O italiano conquistou sua quinta vitória na temporada graças a mais um vacilo de Casey Stoner, que, após a escapada da pista no GP de Laguna Seca, tombou de sua moto a 16 voltas do fim e abandonou a corrida logo na seqüência.
Sem rivais, o italiano fechou a prova com 43min28s841, a 15s004 de distância para o segundo colocado, Toni Elias, seguido respectivamente de Loris Capirossi, Shinya Nakano e Anthony West.
Com este resultado, Rossi dispara na liderança da MotoGP com agora 237 pontos, nada menos do que 50 pontos a mais do que Casey Stoner, que, apesar do acidente, manteve a segunda posição na competição.

A corrida:

Rossi cochilou na largada e permitiu que o terceiro colocado, John Hopkins, lhe atacasse, fato que favoreceu Stoner, que aproveitou para disparar na liderança com 1s142 de vantagem.
O italiano da Fiat Yamaha bem que tentava, mas seu rival australiano estava impossível, tendo completado a segunda volta da prova em 1min57s379 o novo recorde do circuito de Brno.
Enquanto os dois gigantes brigavam na ponta, o australiano Chris Vermeulen se livrou da pressão do compatriota, Anthony West, e partiu para cima de John Hopkins e conseguiu tomar-lhe a terceira posição na quinta volta da prova.
A 16 voltas do final da prova, Valentino Rossi, que lutava às duras penas para descontar seu prejuízo, ganhou um presente de Casey Stoner, que caiu de sua moto na saída do primeiro "S" da pista e deslizou para fora da pista.
O australiano ainda fez um enorme esforço para voltar para a pista, mas sua moto havia ficado bastante danificada por causa da queda, forçando-o a abandonar a prova, para a alegria nos boxes da Fiat Yamaha.
Daí para a frente, a corrida ficou inteiramente nas mãos de Rossi, que pilotava sua moto com uma vantagem de 13 segundos em relação a Chris Vermeulen e Loris Capirossi, respectivos segundo e terceiro colocados.
Com Rossi soberano, restou a briga pelas outras duas posições no pódio, onde Toni Elias aproveitou o bom dia da Alice Team para deixar os rivais para trás e assumir a segunda posição, com Capirossi em sua cola.
No final, deu a lógica e Rossi confirmou sua quinta vitória nesta temporada, com uma diferença de 15s004 para Toni Elias, que pôde comemorar seu terceiro pódio na MotoGP, com Capirossi logo atrás.


Confira o resultado do GP da República Checa:

1º. Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), 43min28s841

2º. Toni Elias (ESP/Alice Team), a 15s004
3º. Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), a 21s689
4º. Shinya Nakano (JAP/San Carlo Honda Gresini), 25s859
5º. Anthony West (AUS/Kawasaki), 29s465
6º. Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), 30s608
7º. Marco Melandri (ITA/Ducati), 36s453
8º. Alex de Angelis (RSM/San Carlo Honda Gresini), 36s750
9º. Andrea Dovizioso (ITA/JiR Scot), 38s822
10º. Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), 39s573
11º. John Hopkins (EUA/Kawasaki), 39s610
12º. Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team), 40s892
13º. James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), 1min11s490
14º. Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), 1min21s133
15º. Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 1min37s038
16º. Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), 1min38s407

Não completou:

Casey Stoner (AUS/Ducati), a 16 voltas

 


publicado por Cavalo Alado às 01:30
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps