Quinta-feira, 4 de Setembro de 2008

LAVAGEM DA MOTO

 

COMO LAVAR UMA MOTO?

 

Limpeza e Conservação
 
Limpe a sua moto regularmente para que se mantenha com boa aparência e para protecção da pintura, componentes plásticos, borrachas e cromados além de aumentar a durabilidade.
 
Balde com água, eponjas, champô adequado esfregão da loiça e escovas e escovilhões para limpar a corrente são bastante úteis para uma boa limpeza
 
Quando utilizada no litoral, dedique cuidados adicionais em relação à conservação habitual, ao contacto intensivo com a maresia, a permanência ou estacionamento prolongado em ambientes de alto teor de humidade e salinidade e à falta de manutenção. Procedimentos inadequados para a imediata remoção após a utilização dos elementos agressivos ao meio ambiente que contribuem para o surgimento do processo de oxidação e sulfatação.
 
Em zonas litorais os cuidados com a limpeza da moto devem ser redobrados
 
- Em caso de chuva ou contacto com a água pluvial das vias de cidades ou localidades do litoral, travessia de riachos, alagadiços e enchentes, ou em caso de utilização da moto em “Todo-o-Terreno”, habitue-se a lava-la e secá-la e aplicar imediatamente produtos de boa qualidade que ofereçam protecção
 
Produtos de qualidade asseguram um bom resultado sem o rico de danos na moto
 
- Elimine a acumulação de poeira, terra, barro, areia e gravilhas, a incrustação em componentes de atrito como pastilhas de travão e disco, que prejudicam a durabilidade e a eficiência.
 
- O atrito de gravilha e a areia da trilha podem afectar a pintura das peças pintadas.
 
 
Como lavar a sua moto
 
ATENÇÃO
Nunca lave sua moto exposta ao sol e com o motor quente.
 
1. Pulverize o motor, carburador, escapes, rodas e cavalete lateral com petróleo para remover resíduos de óleo e massa consistente. Manchas de alcatrão são removidas com petróleo puro.
 
Querosene, Petróleo para candeeiros ou Tratol, são uma e a mesma coisa, e o melhor solvente para usar na limpeza do seu motociclo
 
2. Enxagúe em seguida com bastante água.
 
3. Lave o depósito, selim, tampas laterais e guarda-lamas com água e champô neutro. Use um pano limpo e macio. Enxagúe e enxugue a moto completamente com um pano limpo e macio.
 
4. Limpe o pára-brisas da carenagem com um pano macio ou esponja com bastante água. Seque com um pano macio. Remova pequenos riscos com cera de polimento para plásticos.
 
Uma boa cera de polir faz milagres, acreditem!
 
NOTA
- Não remova o pó com um pano seco para não riscar a pintura
- Não use detergentes que podem danificar a pintura por serem corrosivos.
 
5. Se necessário, aplique cera protectora nas superfícies pintadas ou cromadas. A cera protectora deve ser aplicada com um algodão especial ou flanela, em movimentos circulares e uniformes.
 
ATENÇÃO
A aplicação de massas ou outros produtos para polimento danifica a pintura.
 
6. Imediatamente após a lavagem, lubrifique a corrente de transmissão e os cabos do acelerador, do ar e da embraiagem.
 
Lubrifique a corrente de Transmissão após a lavagem
 
7. Ligue o motor e deixe-o trabalhar alguns minutos.
 
CUIDADO
A eficiência dos travões pode ser afectada após lavagem da moto. Tenha cuidado nas primeiras travagens.
 
 
Equipamentos para lavagem
 

Ao utilizar equipamento de alta pressão de água para lavar a moto, observe os cuidados para a correcta aplicação do equipamento. O jacto directo e alta temperatura podem danificar os componentes da motocicleta. A alta pressão provoca o desprendimento de pintura e autocolantes, massa do rolamento da coluna de direcção e da articulação da suspensão traseira e também a pintura. Evite aplicar detergentes alcalinos/ácidos, os quais são altamente prejudiciais às peças zincadas e de alumínio

 

As máquinas de alta pressão são um instrumento útil, mas para usar com percaução.

 

ATENÇÃO
Evite pulverizar água sob alta pressão nos seguintes componentes ou locais:
 
- Cubos das rodas
- Saída do escape
- Sob o assento
- Interruptor de ignição
- Interruptores do guiador
- Corrente ou correia de transmissão
- Sob o depósito de combustível
- Painel de instrumentos
- Carburador
- Reservatório do óleo de travões
- Carenagens
 
tags:

publicado por Cavalo Alado às 21:59
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps