Segunda-feira, 29 de Setembro de 2008

Hoje é dia de S.Rafael

Arcanjo São Rafael, protector dos viajantes, em 2003 foi designado pelo então Papa João Paulo II, para ser o Padroeiro dos Motociclistas do mundo inteiro.

 

A data de comemoração do nosso padroeiro, São Rafael, é 29 de Setembro...hoje!

 

Raphael (Heb. רפאל) um dos arcanjos, dado a conhecer no antigo judaísmo, como sendo aquele que foi enviado por Deus para curar em Seu Nome. Em Hebreu, Rafael significa "Deus cura ": a palavra correspondente a médico é Rophe. O cristianismo, ao derivar do judaísmo, também desenvolveu algumas concepções da hierarquia e atribuições dos anjos, como a do Arcanjo Rafael. O mesmo aconteceu no islamismo.


A Bíblia cita o Arcanjo Rafael, no Antigo Testamento, no Livro de Tobias (presente somente no cânon Católico). No capítulo 5, versículo 4 (Tb 5,4) vemos o início das aparições de Rafael ao jovem Tobias: "(...)Tendo saído, deparou-se-he o anjo Rafael, sem demonstrar, todavia, ser um anjo de Deus" Já no capítulo 6, versículo 3 (Tb 6,3), vê-se porque imagem esculpida pelos católicos mostra o arcanjo segurando um peixe. Eis que o grande peixe que tentou devorar Tobias e que o anjo lhe ordenou que o dominasse para tirar-lhe o fel, o qual, vemos, em Também 11, que é usado pelo arcanjo para curar o pai de Tobias devolvendo-lhe a visão. Somente no capítulo 12 Rafael se dá a conhecer, se apresentando como anjo de Deus (Tb 12,15) "Eu sou Rafael, um dos sete santos anjos que assistem e têm acesso à majestade do Senhor".

 

 

ORAÇÃO A S. RAFAEL

 

Ó Deus, que em Vossa inefável providência, Vos dignastes escolher o glorioso Arcanjo São Rafael para ser o companheiro de Vossos fiéis em suas viagens. Fazei que possamos ser sempre conduzidos e defendidos, contra todos os nossos inimigos, visíveis e invisíveis, em todos os caminhos que empreendemos em nossa vida e principalmente em nossa viagem do tempo para a eternidade. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amén.
 

 


 

 


publicado por Cavalo Alado às 00:09
link do post | comentar | favorito

Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30