Sexta-feira, 3 de Outubro de 2008

Moto GP Grande Prémio da Austrália

 

NOTA: Este Post será actualizado durante o fim de Semana, sempre que surjam noticias sobre os acontecimentos em Phillip Island, assim contamos poder informar hoje mesmo sobre a classificação dos treinos livres em Moto GP, Sábado informaremos sobre a pole position definitiva e no Domingo estaremos "em cima do acontecimento" para mais uma vez sermos os primeiros a divulgar os resultados da prova rainha do motociclismo mundial. Obrigado pela vossa visita. 2008

 

 

2008

 

Large animated Australian flag clip art for a black background

 

GRANDE PRÉMIO DA AUSTRÁLIA

 

 

Circuito de Phillip Island

 

 

 

 

Phillip Island é uma localidade com 70 anos de pura tradição de desporto e orgulho automobilístico e motociclismo. As primeiras provas automobilísticas ocorriam aqui nos anos 20 em ruas públicas. Em 1928, Phillip Island também foi o local do primeiro GP australiano num circuito de 6,5 milhas.

Em 1931 aconteceram as primeiras provas de motociclismo em Phillip Island numa pista de 12 milhas. O circuito permanente foi construído em 1956. Infelizmente foi, negligenciado nos anos 70 até que, em 1985 a pista foi adquirida por Placetac PTY. A Placetac investiu 5 milhões de dólares australianos e, após 12 meses, o circuito foi totalmente recuperado para poder ser utilizado novamente para as corridas internacionais.

A pista está localizada num anfiteatro natural que oferece aos espectadores uma vista sem igual. A organização desse ponto de encontro possui programas contínuos para manter a posição duma das melhores instalações permanentes na Austrália.

 

 


Local: Phillip Island
País: Austrália
Ano abertura: 1956
Última modificação 1988
Comprimento: 4448 m.
N.º curvas: 12
Recta da meta: 900 m.
 

A velocidade media por volta em Phillip Island é de 177.785 km/h, fazendo desta a segunda pista mais rápida do calendário do Campeonato do Mundo atrás de Assen. Esta alta velocidade pode parecer estranha de atingir num circuito que possui muito poucas rectas, contudo, apesar da recta da meta ser relativamente curta com apenas 900 metros, a curva que a antecede e no final da mesma são extremamente rápidas e feitas a mais de 180 km/h.

A afinação ideal permitira a uma moto fazer essas curvas com muita estabilidade utilizando ao máximo a superfície da pista. São seis as curvas negociadas a mais de 180 Km/h e três delas são feitas a mais de 200 Km/h. Com a existência destas curvas de alta velocidade, e as constantes mudanças de direcção a alta velocidade, os técnicos tendem a utilizar suspensão rígidas para que quando a moto está sob pressão nas curvas a precisão não seja afectada e o piloto consiga manter a melhor trajectória nas curvas.

 

Contudo, as irregularidades do traçado fazem com que as suspensões não possam ser tão duras como os pilotos gastariam. Para demonstrar a pressão a que as suspensões são sujeitas, o ponto de maior pressão na suspensão traseira tem lugar entre as curvas sete e oito onde a moto rola a mais de 230Km/h. Esta velocidade cria forças de mais de 500kg nas suspensões traseiras.

 

No que toca à dianteira, os pontos onde são submetidas a maior esforço são nos dois ganchos feitos a baixa velocidades. O piloto tem de travar forte nestes dois pontos, mas não se trata de um circuito que exija suspensões dianteiras duras. Devido às irregularidades do traçado nas curves rápidas, são montadas suspensões menos rígidas à frente para que a aderência não seja afectada. Algumas destas irregularidades são grandes que a moto quase que voa ao perder contacto com a superfície da pista com ambas as rodas. O melhor local para o testemunhar é no final da recta onde as motos saltam a uma velocidade de 305 km/h.

 

Em Phillip Island as relações de caixa são particulares já que as mudanças mais altas são mais utilizadas do que é habitual. A maior parte das curvas são feitas em terceira, quarta ou até mesmo quinta velocidade. As caixas de velocidade têm de ser montadas para que possa haver uma rápida troca de caixa por parte do piloto e para que a sexta possa levar a moto até aos 350 km/h e nem sempre é fácil encontrar um bom compromisso. Ao contrário de outras pistas do MotoGP, há apenas duas curvas feitas em primeira e outras duas em segunda velocidade.

 

Outro dado especial acerca de Phillip Island é o pneu traseiro. Além de ser uma pista muito abrasiva, as características do traçado colocam muita pressão no pneu traseiro. O lado esquerdo do pneu é crucial já que a esquerda que dá acesso à recta é muito rápida e o piloto pode acelerar muito cedo, e ao fazê-lo está a levar a lateral do pneu para temperaturas que afectam a sua durabilidade. Por vezes há que sacrificar a dureza da suspensão traseira para prolongar a vida do pneu traseiro para que consiga aguentar os 120 km de corrida.

 

Outro aspecto importante neste circuito é o travão dianteiro. Não há zonas de travagem intensa pelo que são montados discos de travão mais pequenos para que atinjam as temperaturas de funcionamento ideias mais facilmente. Em Phillip Island são montados discos de 305mm de diâmetro comparativamente com os normais de 320mm.

 


 

Inicia-se hoje a 16ª etapa da MotoGP, na Austrália. Na categoria principal, Valentino Rossi garantiu o título de 2008 com a vitória na prova em Motegi, no último domingo. O italiano conquistou o hexacampeonato.
A luta nas últimas três etapas do ano será pelo vice-campeonato, entre Casey Stoner e Dani Pedrosa. O australiano ganha em casa no último ano e ocupa a segunda posição com 220 pontos, 11 à frente do espanhol.


PROGRAMA
(Hórário TMG)

 

Quinta-feira, 2.out

23h-23h45: 1º Treino Livre 125 cc
 
Sexta-feira, 3.out
 
00h-01h: 1º Treino Livre MotoGP
01h15-02h15: 1º Treino Livre 250 cc
03h10-03h40: 1º Treino Classificativo 125 cc
03h55-04h55: 2º Treino Livre MotoGP
05h10-05h55: 1º Treino Classificativo 250 cc
23h-23h45: 2º Treino Livre 125 cc
 
Sábado, 4.out
 
00h-01h: 3º Treino Livre MotoGP
01h15-02h15: 2º Treino Livre 250 cc
03h10-03h40: 2º Treino Classificativo 125 cc
03h55-04h55: Treino Classificativo MotoGP
04h10-04h55: 2º Treino Classificativo 250 cc
21h40-22h: Warm up 125 cc
22h10-22h30: Warm up 250 cc
22h40-23h05 Warm up MotoGP
 
Domingo, 5.out
 
02h: Corrida 125 cc
03h15: Corrida 250 cc
05h: Corrida MotoGP


 

Sexta Feira dia 3

 
PRIMEIRO TREINO LIVRE
 
Perante os seus fans, Casey Stoner deu conta do recado e assinalou o melhor tempo da primeira sessão de treinos livres para o GP da Austrália, em Philip Island.
O australiano da Ducati cravou 1min30s094, terminando a sessão com 0s670 para Valentino Rossi, que no último final de semana assegurou o título desta temporada antecipadamente.
O terceiro lugar ficou para o italiano Andrea Dovizioso, que cravou 1min31s051, seguido respectivamente por Alex de Angelizs e Shinya Nakano, quarto e quinto colocados.

Casey Stoner abre o Grande Prémio da Austrália na frente perante os seus compatriotas

 

 Confira os tempos da primeira sessão livre em Philip Island:

1º. Casey Stoner (AUS/Ducati), 1min30s094
2º. Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), a 0s670
3º. Andrea Dovizioso (ITA/JiR Scot), a 0s949
4º. Alex de Angelis (RSM/San Carlo Honda Gresini), a 0s957
5º. Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), a 0s976
6º. Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), a 1s067
7º. Shinya Nakano (JAP/San Carlo Honda Gresini), a 1s127
8º. Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), a 1s141
9º. Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), a 1s154
10º. James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), a 1s183
11º. Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda), a 1s190
12º. Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), a 1s274
13º. Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team), a 1s438
14º. Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), a 1s625
15º. Marco Melandri (ITA/Ducati), a 1s709
16º. John Hopkins (EUA/Kawasaki), a 1s720
17º. Anthony West (AUS/Kawasaki), a 2s117
18º. Toni Elias (ESP/Alice Team), a 2s321

 

 

SEGUNDO TREINO LIVRE

 

O norte-americano Nicky Hayden foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres para o GP da Austrália, no circuito de Philip Island.
O motociclista da Repsol Honda cravou 1min38s820, que, no entanto, foram 8s726 mais lentos do que a marca estabelecida por Casey Stoner durante a primeira sessão desta sexta-feira.
O segundo lugar foi outra surpresa, Andrea Dovizioso, que cravou 1min39s575, seguido respectivamente de Chris Vermeulen, Casey Stoner e Jorge Lorenzo.
Já com o título nas mãos, Valentino Rossi não imprimiu um ritmo muito agressivo e terminou em sexto, a 2s072 de distância para Nicky Hayden.
 

Nicky Hayden, campeão da MotoGP em 2006

Nicky Hayden, campeão de MotoGP em 2006

 

Confira os tempos da segunda sessão em Philip Island:

1º. Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda), 1min38s820
2º. Andrea Dovizioso (ITA/JiR Scot), a 0s755
3º. Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), a 1s004
4º. Casey Stoner (AUS/Ducati), a 1s765
5º. Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), a 1s984
6º. Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), a 2s072
7º. Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team), a 2s128
8º. Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), a 2s818
9º. Toni Elias (ESP/Alice Team), a 2s968
10º. Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), a 3s014
11º. Alex de Angelis (RSM/San Carlo Honda Gresini), a 3s588
12º. Anthony West (AUS/Kawasaki), a 4s085
13º. Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), a 4s186
14º. John Hopkins (EUA/Kawasaki), a 4s401
15º. Shinya Nakano (JAP/San Carlo Honda Gresini), a 4s428
16º. Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), a 5s117
17º. James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), a 5s264
18º. Marco Melandri (ITA/Ducati), a 5s689


 Sábado dia 4

 
TERCEIRO TREINO LIVRE

 

Nicky Hayden fez o melhor tempo da terceira sessão de treinos livres para o GP da Austrália, no começo de sábado.
O norte-americano marcou 1min30s558 em sua última tentativa, superando o local Casey Stoner, que liderava os trabalhos desde o início.
O australiano ficou apenas 0s059 atrás do piloto da Repsol Honda, que será seu companheiro na Ducati em 2009.
Jorge Lorenzo terminou em terceiro, seguido por Alex de Angelis, Colin Edwards e do campeão Valentino Rossi.
Ainda procurando o melhor desempenho com os pneus Bridgestone, Dani Pedrosa ficou em décimo.
 

Nicky Hayden lidera o terceiro treino livre

 

Confira os tempos da terceira sessão livre em Phillip Island:

1º. Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda), 1min30s558
2º. Casey Stoner (AUS/Ducati), a 0s059
3º. Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), a 0s144
4º. Alex de Angelis (RSM/San Carlo Honda Gresini), a 0s307
5º. Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), a 0s326
6º. Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), a 0s456
7º. James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), a 0s534
8º. Andrea Dovizioso (ITA/JiR Scot), a 0s596
9º. Shinya Nakano (JAP/San Carlo Honda Gresini), a 0s628
10º. Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), a 0s819
11º. Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), a 0s834
12º. Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), a 0s860
13º. Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), a 1s152
14º. John Hopkins (EUA/Kawasaki), a 1s244
15º. Toni Elias (ESP/Alice Team), a 1s385
16º. Marco Melandri (ITA/Ducati), a 1s752
17º. Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team), a 1s881
18º. Anthony West (AUS/Kawasaki), a 2s628

 

TREINO CRONOMETRADO

 
Foi no final, mas Casey Stoner obteve a pole position para o GP da Austrália e fez a festa da claque local.
O piloto da Ducati Marlboro marcou 1min28s665 em sua última volta lançada, ficando à frente de Nicky Hayden. Jorge Lorenzo veio forte, porém ficou 0s069 atrás do australiano.
Hayden largará em terceiro, seguido pela surpresa Randy de Puniet. James Toseland sairá em quinto, com Dani Pedrosa na sexta posição.
Campeão antecipado de 2008, Valentino Rossi sofreu uma queda durante a sessão classificatória. Ele voltou para a pista com menos de dois minutos, mas obteve apenas a 12ª colocação no grid.
 
 

Casey Stoner diz ter ficado surpreso com a conquista da pole position para o GP da Austrália deste final de semana, em Philip Island.
O motociclista da Ducati cravou 1min28s665 em sua última tentativa durante a classificação, assegurando aquela que foi sua oitava pole nesta temporada.
Contudo, o australiano reconheceu que, dados os problemas de esfarelamento de seus pneus durante a classificação, o máximo que esperava de sua última volta lançada era um lugar entre os primeiros.
"Infelizmente, nas últimas três curvas do lado esquerdo, os pneus estavam completamente gastos e havia instabilidade em todo lugar", disse Stoner.
"Com o último pneu, fui para a volta e não esperava nada, só estar entre os primeiros. Quando cruzei a linha de chegada e vi que tinha feito aquele tempo, achei que seria o suficiente, mas acabamos com a pole, por isso estou muito feliz hoje [sábado]", acrescentou.
Stoner admitiu que estava preocupado com seu ritmo de corrida depois de enfrentar alguns problemas na terceira sessão de treinos livres, mas ficou mais confiante no final da classificação, na qual completou uma seqüência de voltas lançadas antes de obter a pole.
"Tivemos um pouco de dificuldades nesta manhã com o acerto de corrida, portanto, precisávamos da sessão desta tarde para ajustar os pneus", disse o australiano.
"Conseguimos ter uma sensação razoavelmente boa no final, portanto, quando colocamos os pneus de classificação, ficamos bastante felizes com a maneira com que as coisas funcionaram e pensamos que seríamos capazes de ir bem", finalizou.
 
 
POLE POSITION
 
Confira o grid de largada para o GP da Austrália:

1º. Casey Stoner (AUS/Ducati), 1min28s665

2º. Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), 1min28s734
3º. Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda), 1min28s756
4º. Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), 1min28s808
5º. James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), 1min29s031
6º. Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 1min29s277
7º. Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), 1min29s513
8º. Andrea Dovizioso (ITA/JiR Scot), 1min29s558
9º. Shinya Nakano (JAP/San Carlo Honda Gresini), 1min29s710
10º. Alex de Angelis (SMR/San Carlo Honda Gresini), 1min29s925
11º. Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), 1min29s942
12º. Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), 1min30s014
13º. Toni Elias (ESP/Alice Team), 1min30s202
14º. Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team), 1min30s297
15º. Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), 1min30s545
16º. John Hopkins (EUA/Kawasaki), 1min31s157
17º. Marco Melandri (ITA/Ducati), 1min31s939
18º. Anthony West (AUS/Kawasaki), 1min31s995
 
 
 Domingo dia 5
 
CORRIDA 
 

Embora uma queda na sua última volta durante o treino oficial o tenha deixado na modesta 12ª posição no grid de largada, Valentino Rossi espera ser competitivo no GP da Austrália deste domingo.
"Eu estava-me a esforçar bastante com os pneus de classificação, mas, infelizmente, abri demais na curva dois e fui parar à relva na saída", explicou o italiano."É uma pena ter que largar em 12º amanhã, pois tinha um ritmo muito bom".
"Agora estou a tratar do meu pescoço e aí irei imediatamente de volta para o hotel para descansar até amanhã [domingo]. Tenho certeza de que me sentirei muito melhor, temos bons pneus e um bom acerto, portanto, tentaremos ter uma boa corrida", acrescentou.
Com o 12º lugar na classificação, Rossi terá um pouco de dificuldades para manter a sua seqüência de sucessos, tendo vencido as últimas cinco corridas do calendário, incluindo o GP do Japão na semana passada, onde assegurou seu sexto título na MotoGP.

 

Stoner ganha o GP da Austrália

 

Casey Stoner ganhou tranquilamente o GP da Austrália, neste domingo. Em casa, o piloto da Ducati Marlboro conquistou seu quinto triunfo na temporada.
Numa corrida fantástica, Rossi recuperou bem do mau desempenho na sessão classificativa, quando obteve apenas o 12º lugar no grid, e chegou na segunda posição. Nicky Hayden completou o pódio.
Jorge Lorenzo, Shinya Nakano, James Toseland e Andrea Dovizioso travaram uma bela disputa pelo quarto lugar, com o espanhol a levar vantagem no final.
Na disputa pelo vice-campeonato, bom para Stoner: Dani Pedrosa caiu de sua moto ainda na primeira volta e praticamente disse adeus à hipotese de se classificar em segundo no final do Campeonato.
A próxima etapa da MotoGP será no dia 19 de outubro na Malásia.

Mais um show de Rossi

No começo da corrida, Pedrosa perdeu o controle de sua moto, caiu e teve que abandonar. De Angelis também foi ao chão e quase levou Rossi com ele, que subiu da 12ª para a sétima posição na primeira volta.
Na frente, Stoner e Hayden foram abrindo vantagem para Lorenzo e Toseland, que lutavam pela terceira posição.
Em sétimo, Rossi ultrapassou Nakano e Edwards de uma só vez e passou para o quinto lugar.
O já campeão da temporada chegou-se ao companheiro de equipe, Lorenzo, e fez a ultrapassagem para assumir o quarto lugar.
A partir da 9ª volta, Stoner começou a abrir vantagem para Hayden.
Toseland e Rossi faziam um excelente duelo pelo terceiro lugar. Por duas vezes, o inglês foi ultrapassado, mas deu o troco ao italiano logo de seguida.
Até que, na 12ª volta, Rossi conseguiu passar Toseland. A luta pela quarta posição continuou forte: com três voltas para o final, Dovizioso resolveu atacar e passou, de uma vez, Lorenzo e Toseland. Lorenzo, porém, conseguiu recuperar a posição.
Rossi foi tirando aumentando a vantagem sobre Hayden volta a volta. Quando iniciou a última, o italiano ultrapassou o norte-americano e ficou com o segundo lugar.
Já Stoner, sem ser importunado, venceu o GP da Austrália, o seu quinto triunfo na temporada.


RESULTADO

1º. Casey Stoner (AUS/Ducati), 40min56s643, 27 voltas
2º. Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), a 6s504
3º. Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda), a 7s205
4º. Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), a 11s500
5º. Shinya Nakano (JAP/San Carlo Honda Gresini), a 11s914
6º. James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), a 12s243
7º. Andrea Dovizioso (ITA/JiR Scot), a 12s780
8º. Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), a 25s920
9º. Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), a 26s037
10º. Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), a 26s799
11º. Toni Elias (ESP/Alice Team), a 27s027
12º. Anthony West (AUS/Kawasaki), a 47s808
13º. John Hopkins (EUA/Kawasaki), a 48s333
14º. Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team), a 48s899
15º. Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), a 48s935
16º. Marco Melandri (ITA/Ducati), a 1min11s767

Não completaram:

Alex de Angelis (SMR/San Carlo Honda Gresini), a 27 voltas
Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), a 27 voltas

 

...

 

Casey Stoner se disse aliviado por ter quebrado seu jejum de três meses sem vitórias com o triunfo no GP de Austrália deste domingo.
O australiano da Ducati não vencia uma corrida desde o GP da Alemanha, quando, a partir daí, viu uma sequência de cinco vitórias do seu rival, Valentino Rossi, que, com isto, assegurou seu sexto título na MotoGP.
Contudo, em Philip Island, Stoner aproveitou a sua pole para conquistar uma vitória tranquila, com sete segundo de diferença para Rossi.
"Esta temporada foi muito difícil, mas demos tudo de nós. Tivemos alguns altos e baixos e é bom voltar ao topo", disse o australiano à emissora BBC. "Hoje [domingo] e neste fim de semana, trabalhamos muito e conseguimos vencer", acrescentou.
Apesar da vitória, Stoner admite ter ficado preocupado com a pressão de Nicky Hayden durante o começo da prova, quando sentiu que sua primeira posição estava ameaçada.
"Pensei que não tinha jeito de me livrar de Nicky. Ele pareceu muito bom atrás de mim, podia ouvi-lo a cada passo que dávamos", disse o australiano.
"Então a minha moto pareceu melhor depois que os pneus aqueceram, fui mais rápido e abri uma pequena vantagem. Não sei se ele cometeu um erro ou coisa parecida, mas simplesmente mantivemos aquela margem e aí foi apenas uma questão de administrar", finalizou.

 


publicado por Cavalo Alado às 01:35
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps