Sexta-feira, 10 de Outubro de 2008

YAMAHA YZF-R6 R

 


 

 

1999

 

Yamaha YZF600R Service Manual

YAMAHA YZF-R6 R 1999

 

YAMAHA YZF-R6 R 1999-2002

 

YAMAHA YZF-R6 R 1999-2002 High

 

Yamaha YZF-R1 2002 Owner's Manual

YAMAHA YZF-R6 R 2002

 

2005

 

YAMAHA YZF-R6 R 2005

 

2006

 

YAMAHA YZF-R6 R 2006

 

YAMAHA YZF-R6 R 2006

 

YAMAHA YZF-R6 R 2006-2007

 

2007

 

 

 

YAMAHA YZF-R6 R 2007

 

2008

 

À primeira vista a semelhança com a versão 2006 ainda é grande. No entanto, com um pouco mais de atenção as alterações e os detalhes começam a aparecer. Da mesma forma que as versões anteriores, esta nova R6 teve todo o trabalho de desenvolvimento inspirado nos modelos de competição, mantendo o estilo arrojado.

Na dianteira o desenho da carenagem sofreu leves modificações em seu desenho, quase imperceptíveis, mas que, segundo a fábrica, melhoraram o fluxo de ar em altas velocidades. Os faróis têm formato simétrico, e entre eles está uma das entradas de ar do Ram Air, responsável por optimizar a performance do motor apenas com o fluxo de vento.

As carenagens laterais também foram remodeladas e ganharam novos grafismos, com adesivos maiores. O assento, em dois níveis, tem altura de 850 mm e, segundo a Yamaha, apresenta a posição de pilotagem mais baixa e projectada para a frente. Como em todas as superesportivas, a R6 não privilegia o conforto para o pendura, mesmo com o novo desenho da rabeta. Se até aqui as modificações pareciam um tanto quanto tímidas, é na parte mecânica que a nova R6 esconde seus principais atractivos.

Electrónica


A primeira grande novidade está na adopção do sistema YCC-I, duto de admissão variável controlado eletronicamente, desenvolvido pela Yamaha e que apareceu pela primeira vez na YZF-R1 2007. Em conjunto com YCC-T (controle de aceleração electrónico) e a ECU (central electrónica computadorizada), os sistemas electrónicos optimizam a alimentação, melhorando assim o rendimento do motor com respostas mais precisas.

Outro destaque da mecânica da R6 é que nesta nova versão a taxa de compressão foi aumentada. De 12:8:1, os engenheiros modificaram o desenho dos pistões e elevaram a compressão para 13:1:1. Mais modificações incluem ainda o remapeamento do sistema de injeção, válvulas de admissão e escape em titânio, silenciador central também em titânio com sensor de O2, além da câmara de ar e seção traseira do escape em novo formato.

A nova R6 chega equipada com um quatro cilindros em linha DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote), com 599 cm³ de cilindrada, injeção electrónica e arrefecimento liquido capaz de produzir potência máxima de 135 cv a 14.500 rpm e torque de 7,0 kgfm (com indução de ar), ou 129 cv a 14.500 rpm com torque de 6,7 kgf.m a 11.000 (sem indução de ar). A caixa tem 6 velocidades com a transmissão final feita por corrente.

Para a parte ciclística a Yamaha separou algumas novidades. O quadro é em alumínio do tipo Deltabox, mas recebeu leves modificações que melhoraram o equilíbrio e rigidez do conjunto. Na dianteira a suspensão usa um garfo telescópico com tubos de 41 mm e curso de 115 mm (ante os 120 mm na versão 2007). Na traseira amortecedor totalmente ajustável com curso de 120 mm. Para parar esta máquina os travões também foram modificados. Na frente os dois discos duplos de 310 mm ficaram 0,5 cm mais espessos. Atrás o sistema usa um disco simples de 210 mm. O modelo, no entanto, ficou quatro quilos mais pesado, com 166 kg. Nada que chegue a ofuscar o brilho desta superdesportiva nipônica.

 


YAMAHA YZF-R6 R 2008

 

2009

 

A R6 foi desenvolvida com a mais alta tecnologia proveniente dos nossos programas de competição por todo o mundo, de modo a proporcionar-lhe uma experiência única de condução. A R6 evidencia a ligação condutor/moto, uma relação de confiança que permite explorar todo o seu potencial de vanguarda. Tecnologia desenvolvida na pista como: YCC-T (acelerador controlado por chip) para uma resposta ao acelerador rápida e limpa e o sistema YCC-I (controlo electrónico do comprimento dos colectores de admissão), que é controlado pelo regime do motor e pela posição do acelerador, proporcionam um melhor aproveitamento da potência e binário. O quadro Deltabox proveniente da competição foi melhorado ao nível da rigidez, com secção traseira em magnésio para prestações únicas na categoria.

 

Enquanto a versão 2009 da R1 ganhou um novo motor, chassi e partes electrónicas, a nova Yamaha YZF-R6 foi apresentada com novas opções de cores.

Além das pinturas inéditas, o modelo de média cilindrada recebeu uma actualização na distribuição dos elementos da central electrónica computadorizada (ECU) e do controle de aceleração eletrónico (YCC-T) desenvolvido pela montadora japonesa.

A R6 é empurrada por um motor de quatro cilindros em linha DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote), com 599 cm³ de cilindrada, injeção eletrónica e arrefecimento liquido capaz de produzir potência máxima de 135 cv a 14.500 rpm e torque de 7,0 kgfm.

 

YAMAHA YZF-R6 R 2009

 

Características 
  • 129 cv às 14500 rpm
  • Yamaha Chip Controlled - Acelerador e Admissão
  • Embraiagem deslizante
  • Forquilha invertida
Motor:
 
Tipo:                                     4 cilindros em linha, quatro tempos, 16 válvulas, DOHC
Refrigeração:                        Refrigeração liquida
Cilindrada:                            599 cc
Diâmetro X Curso:                 67.0 x 42.5 mm
Taxa de compressão:           13.1:1
Potência máxima:                com ram-air: 99.6 kW (135 cv) às 14500 rpm / sem ram-air: 94.9 kW (129 cv) às 14500 rpm
Binário máximo:                   com ram-air: 69.1 Nm (7.05 kg-m) @ 11000 rpm / sem ram-air: 65.8 Nm (6.71 kg-m) @ 11000 rpm
Lubrificação:                        Cárter húmido
Carburador:                          Injecção electrónica
Embraiagem:                        Multidisco em banho de óleo
Ignição:                                TCI
Arranque:                             Eléctrico
Transmissão:                        6 velocidades
Transmissão final                 Por corrente
Depósito combustível:          17.3 Litros
Depósito óleo:                      3.4 Litros
 
Chassis
 
Chassis:                               Deltabox
Suspensão da frente:          Forquilha telescópica
Curso susp. dianteira           115 mm
Suspensão traseira:             Braço oscilante
Curso susp. traseira             120 mm
Travão da frente:                 Dois discos, Ø 310 mm
Travão traseiro:                   Disco, Ø 210 mm
Pneu frente:                        120/70 ZR17M/C (58W)
Pneu trás:                            180/55 ZR17M/C (73W)
 
Dimensões
 
Comprimento (mm):              2040 mm
Largura (mm):                       705 mm
Altura (mm):                          1100 mm
Altura assento (mm):             850 mm
Distância entre eixos (mm):  1380 mm
Altura ao solo (mm):             130 mm
Peso a seco (kg):                   166 kg
 
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publicado por Cavalo Alado às 23:56
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1 comentário:
De teszero a 16 de Junho de 2009 às 17:26
ola, venho por este meio dar a conhecer o novo forum exclusivamente sobre a o modelo YZF-R6 da Yamaha.

É um forum bastante recente e ainda em desenvolvimento pelo que precisa de divolgação.

http://clubeyamahar6.forumer.com

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