Sexta-feira, 24 de Outubro de 2008

Moto GP - Grande Prémio da Comunidade Valenciana

E pronto! com o grande prémio da Comunidade Valenciana fica completo o conjunto de provas que fizeram o Campeonato de Moto GP de 2008. Com Valentino Rossi já sagrado Capeão, a emoção volta-se agora para o segundo classificado. Casey Stoner, o Campeão de 2007, com a sua Ducati reune um maior número de pontos do que o seu mais directo adversário, Dani Pedrosa em Honda. Para nós não será de estranhar que seja o primeiro a vencer, mas de qualquerdos modos tudo é ainda possivél!

Com o terminar desta prova, inicia-se aqui no Cavalo Alado também um novo ciclo. Começámos já a trabalhar no próximo campeonato. Reunimos já alguma informação que estamos a tratar no sentido de melhorar esta rúbrica e assim melhor servir os Motociclistas e todos os amantes de Moto GP. Aproveitamos ainda para agradecer todo o apoio e incentivo que tantos companheiros têm demonstrado por esta rúbrica e prometemos voltar na próxima temporada ainda melhores, mas por agora é tempo não de dizer adeus mas sim; até já!

 

NOTA: Este Post será actualizado durante o fim de Semana, sempre que surjam noticias sobre os acontecimentos em Cheste, assim contamos poder informar hoje mesmo sobre a classificação dos treinos livres em Moto GP, Sábado informaremos sobre a pole position definitiva e no Domingo estaremos "em cima do acontecimento" para mais uma vez sermos os primeiros a divulgar os resultados da prova rainha do motociclismo mundial. Obrigado pela vossa visita. 2008

 

 

2008

 

 

GRANDE PRÉMIO DA COMUNIDADE VALENCIANA

 

 

CIRCUITO RICARDO TORMO

 

INAUGURAÇÃO: 1999
COMPRIMENTO: 4,005 m
LARGURA: 11,5 m (12,5 m na recta da meta)
RECTA MAIOR: 876 m
CURVAS: 18 (10 para a esquerda e 8 para a direita)

 

O Circuito de Corridas da Comunidade valenciiana, Ricardo Tormo, situado em Cheste, conta com um traçado de 4.005 metros de pista. As curvas são 18, sendo 10 para a esquerda e 8 para a direita. A maior recta estende-se por 876 metros. A sua largura é de 11,5 metros sendo de 12,5 na recta da meta. O circuito possui três túneis de acesso aos camiões de apoio das equipas.
Entre as muitas características deste circuito destaca-se a facilidade de poder optar por três circuitos diferentes independentes:
 
-Circuito de Grande Prémio: 4.005 m
-Circuito “Nacional”: 3100 m
-Circuito Largo: 4005 m
-Circuito Escola: 1300 m
 
As bancadas têm uma capacidade de aproximadamente 60 000 espectadores que dispõem da visão da totalidade do circuito. A capacidade das varandas é de 30 000 lugares e a tribuna principal acolhe 2 580 espectadores.
O Parque de estacionamento está preparado para recolher 21 375 motos, 37 890 carros e 855 autocarros.
O paddock e a zona de trabalho por se encontrarem no exterior, permitem trabalhar com tranquilidade sem afectar o trabalho técnico da pista. A sala de imprensa tem capacidade para 250 jornalistas. As boxes são 48, todas com comunicação entre si.

 

 


 

 

 Vamos dar uma voltinha ao circuito?


 

 

 

Ricardo Tormo Balaya

 

Ricardo Tormo Blaya nasceu a 7 de Setembro de 1952 em Ayacor, uma pequena localidade de Valência. Desportivamente iniciou-se no ciclismo e quem o viu correr em bicicleta prognosticava-lhe um grande futuro. Uma queda deixou-o bastante maltratado embora sem fracturas, mas isso de beijar o chão não era para o Jovem Ricardo de 14 anos, que acabara de adquirir uma Ducson de 49cc ás escondidas de seus pais.
Após uma corrida a que fora assistir com o seu amigo Vicente Mallol em Almansa, Ricardo decide tornar-se piloto. Troca a sua Ducson por uma Derbi de cinco velocidades que lhe custou 15. 000 Pesetas e com a assinatura falsificada dos seus pais para poder obter a licença necessária, terminou em segundo lugar na sua primeira corrida, no entanto teria ainda que esperar uns anos para poder voltar a correr, já que seu pai ficara a saber de tudo.
No ano de 1972 regressa às corridas e vence em Guadasuar com a mesma Derbi com que se havia estreado. As vitórias em corridas locais sucedem-se e no ano de 73 estreia-se no Mundial na última corrida que se realizou em Jarama.
Em 1974 participou nas suas únicas 24 horas de Montjuic e participa no nacional. VCence em Cullera e termina no final da competição em terceiro lugar da geral. Em 1976 adquire uma Kreidler e estreia-se com ela em Cullera, obtendo a segunda posição. Em Montjuic disputava-se a última prova do Mundial e Tormo obtém uma fantástica sexta posição. Apesar das suas limitações físicas, concentra-se nas 50cc e consegue o subcampeonato mundial.
Em 1977 assina pela Bultazo como segundo piloto para o mundial e nacional. Era o seu primeiro campeonato Mundial! Na corrida de Imola fica em segundo. Em Jarama Angel Nieto vence e Ricardo é terceiro com alguns problemas na moto. Este duplo pódio espanhol repete-se em Opajita na Juguslávia. Em Anderstrop chega a primeira de 19 vitórias em grandes Prémios. A temporada do Mundial termina com Tormo na terceira posição com cinco subidas ao pódio. O título nacional em Espanha completa este fabuloso ano.
 
Ricardo Tormo numa Bultaco
 
1978, Campeão do mundo
 
Em 1978 permanece na Bultaco afim de atacar o mundial de 50cc. Em Jarama fica em segundo, vence a corrida em Mugello, em Assen e Spa é segundo. Vence em Nurburgring e com isto vence o Mundial que acumula com o titulo de Campeão espanhol.
No ano de 79 enfrenta apenas os campeonatos espanhóis de 50 e 125cc, mas em 1981 volta a sagrar-se campeão do mundo. Esta carreira ascendente termina em 24 de Abril de 1984 ao partir uma perna quando testava a sua Derbi
A 24 de Julho de 1994 foi homenageado mundialmente, mais tarde descobre sofrer de leucemia. A uma recuperação ligeira em 1997 seguiu-se uma recaída que nos levou um dos maiores pilotos da história e uma das mais queridas personagens que já desfilara pelos cenários das corridas de motos. Fica-nos a sua memória e a saudade, mas isso é pouco para definir a grandeza deste Motociclista.

 

O Palmarés de Ricardo Tormo
 
1973   Inicia-se no motociclismo como amador
1974   Inicia-se como profesional
1977   Campeão de Espanha de 50 c.c. com a Bultaco
1978   Campeão do Mundo de 50 c.c. com a Bultaco e Campeão de Espanha de 50 c.c.
1979   Campeão do Mundo de 50 c.c. com a Bultaco e Campeão de Espanha de 125 c.c.
1980   Campeão de Espanha de 50c.c. com Derbi e Campeão de Espanha de 125 c.c.
1981   Campeão de Mundo de 50c.c. com a Bultaco , Campeão de Espanha de 125c.c. e Medalha de ouro de mérito motociclista
1983   Campeão de Espanha de 125 c.c.
1984   Abandona a competição por causa de um grave acidente

 

A Memória
 
Ricado Tormo deixou-nos este circuito. Este era o traçado com que sempre sonhara ele que foi um dos seus maiores impulsionadores. Ricardo Tormo é um exemplo do porquê existir um circuito permanente em na Comunitat Valenciana.
O Circuito da Comunitat Valenciana Ricardo Tormo é a herança que nos deixa o homem mais recordado durante este Grande Prémio. Este é um circuito divertido, à imagem do que Tormo considerava serem as corridas, um circuito para apaixonados e também um circuito difícil. Este é o sonho desse grande Mestre que este fim de semana assiste orgulhoso, esteja onde estiver, à última corrida de 2008
Esta foi também a modesta homenagem do cavalo Alado a este grande piloto, mas mais do que isso, a este Grande Homem que nos deixou algo com que todos podemos vibrar. Esta tabém é a nossa homenagem a todos os pilotos de competição do mundo, sobretudo aos mais jovens, para que saibam seguir o exemplo de Tormo dentro e fora das pistas.
 
Obrigado Ricardo!

 

Ricardo Tormo em Bultaco 50cc 1981

 


 
GRANDE PRÉMIO COMUNITAT VALENCIANA MOTO GP 2008
 

Sexta Feira dia 24

 

PRIMEIROS TREINOS LIVRES

Com chuva, Hayden fecha primeiro treino na frente

De partida para a Ducati, norte-americano faz último final de semana pela Honda

 

Nicky Hayden, durante treino em Valência

Nicky Hayden, durante treino em Valência

 

Nicky Hayden foi o mais rápido do primeiro treino livre para o GP de Valência, última etapa da temporada.
A chuva deu a tónica da sessão, e o norte-americano, que faz sua despedida pela Repsol Honda, ficou muito à frente dos rivais. Único piloto a andar abaixo de 1min48s, obteve 1min47s694, logo à frente do futuro companheiro de Ducati Marlboro, Casey Stoner.
Lutando pelo simbólico título de estreante do ano com Andrea Dovizioso, Jorge Lorenzo foi o terceiro; o concorrente ficou apenas em décimo.
Vencedor da corrida em Valência no ano passado, Dani Pedrosa terminou em quarto. De saída da MotoGP, Anthony West obteve o sétimo melhor tempo.
O campeão da temporada, Valentino Rossi fez apenas a 13ª marca.

Confira os tempos da primeira sessão em Valência:

1º. Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda), 1min47s694

2º. Casey Stoner (AUS/Ducati Marlboro), a 0s775
3º. Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), a 1s343
4º. Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), a 1s886
5º. Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team), a 2s193
6º. Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), a 2s383
7º. Anthony West (AUS/Kawasaki), a 2s703
8º. Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), a 3s066
9º. Shinya Nakano (JAP/San Carlo Honda Gresini), a 3s185
10º. Andrea Dovizioso (ITA/JiR Scot), a 3s404
11º. James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), a 3s516
12º. Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), a 3s557
13º. Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), a 4s027
14º. John Hopkins (EUA/Kawasaki), a 5s104
15º. Alex de Angelis (SMR/San Carlo Honda Gresini), a 5s266
16º. Marco Melandri (ITA/Ducati Marlboro), a 5s389
17º. Toni Elias (ESP/Alice Team), a 5s425
18º. Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), a 6s505

 

SEGUNDOS TREINOS LIVRES

Dupla da Repsol Honda lidera segundo treino

Hayden voltou a ficar na frente em Valência, seguido de perto por Pedrosa

 

Nicky Hayden, em Valência

Nicky Hayden, em Valência

 

A dupla da Repsol Honda comandou o segundo treino livre para o GP de Valência. Novamente com pista húmida, Nicky Hayden liderou a sessão, seguido de perto por Dani Pedrosa.
O norte-americano faz sua despedida da equipa japonesa e já está confirmado na Ducati Marlboro para 2009.
Jorge Lorenzo ficou em terceiro, com o companheiro de Fiat Yamaha e campeão de 2008, Valentino Rossi, na quarta posição. O italiano caiu da sua moto e necessitou da moto de reserva.
Casey Stoner terminou em sexto, seguido por Andrea Dovizioso, que disputa com Lorenzo o título de estreante do ano.
Toni Elias também sofreu um forte acidente, estragou bastante a sua moto e acabou na última posição.

Confira os tempos do segundo treino livre em Valência:

1º. Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda), 1min45s777

2º. Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), a 0s087
3º. Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), a 0s182
4º. Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), a 0s293
5º. Casey Stoner (AUS/Ducati Marlboro), a 0s483
6º. Andrea Dovizioso (ITA/JiR Scot), a 0s745
7º. Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), a 1s030
8º. Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team), a 1s278
9º. Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), a 1s537
10º. Shinya Nakano (JAP/San Carlo Honda Gresini), a 1s706
11º. Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), a 1s843
12º. Alex de Angelis (SMR/San Carlo Honda Gresini), a 2s238
13º. Marco Melandri (ITA/Ducati Marlboro), a 2s660
14º. John Hopkins (EUA/Kawasaki), a 2s692
15º. Anthony West (AUS/Kawasaki), a 2s727
16º. James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), a 2s994
17º. Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), a 3s315
18º. Toni Elias (ESP/Alice Team), a 6s094

 

 

Sábado dia 25
 
TERCEIROS TREINOS LIVRES
 
Hayden lidera sessão com chuva em Valência
Norte-americano mostra boa fase em seu último fim de semana pela Honda
 
Nicky Hayden manteve-se neste sábado em boa forma e liderou o último treino livre de MotoGP em Valência, no circuito Ricardo Tormo.
A sessão começou molhada, mais chuva veio a meio, mas parou e aos poucos a pista secou. Nos últimos dez minutos, pelo menos cinco pilotos diferentes foram ao topo.
O tempo final do norte-americano, 1min43s940, foi marcado quando o cronómetro já estava a zero. Haydenfaz sua última corrida pela Honda, já que estará na Ducati em 2009.
O segundo melhor foi Shinya Nakano, seguido por Marco Melandri e pelo campeão Valentino Rossi. O Substituto de Hayden na próxima temporada, Andrea Dovizioso ficou em quinto.
 
Confira os tempos da terceira sessão na Espanha:

1º. Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda), 1min43s940
2º. Shinya Nakano (JAP/San Carlo Honda Gresini), a 0s426
3º. Marco Melandri (ITA/Ducati Marlboro), a 0s642
4º. Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), a 0s681
5º. Andrea Dovizioso (ITA/JiR Scot), a 0s763
6º. Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), a 0s832
7º. Casey Stoner (AUS/Ducati Marlboro), a 0s890
8º. Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda), a 1s342
9º. Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), a 1s569
10º. Alex de Angelis (SMR/San Carlo Honda Gresini), a 2s128
11º. Anthony West (AUS/Kawasaki), a 2s516
12º. Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), a 2s781
13º. Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), a 2s907
14º. Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), a 3s315
15º. James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), a 3s369
16º. Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team), a 3s387
17º. John Hopkins (EUA/Kawasaki), a 4s079
18º. Toni Elias (ESP/Alice Team), a 7s057
 
 
TREINO DE QUALIFICAÇÃO
 
Stoner bate Honda e faz a pole em Valência
O campeão, Rossi parte da décima posição na última prova da temporada
 
Casey Stoner superou neste sábado a concorrência da Honda e obteve a pole position da última corrida da temporada da MotoGP, em Valência, na Espanha.
O vice-campeão de 2008 e campeão de 2007 facturou a sua nona ponta de grid em 18 treinos de classificação quando registrou 1min31s502.
Daniel Pedrosa alcançou a segunda posição, com 1min31s555, e foi melhor que o seu companheiro Nicky Hayden, dominante nos treinos livres. O norte-americano ficou com 1min31s703.
Será a última corrida da dupla actual da Honda, pois Hayden irá para a Ducati em 2009 e Andrea Dovizioso correrá pelo team japonês em seu lugar.
Colin Edwards classificou-se em quarto lugar, à frente de James Toseland, Randy de Puniet, Jorge Lorenzo, Loris Capirossi e Dovizioso.
O campeão Valentino Rossi será somente o décimo colocado do grid após uma queda nos chuvosos treinos livres de sexta-feira.
O interessante é que, do terceiro ao sétimo, todos usam pneus Michelin, fabricante que sairá da categoria no fim do GP deste domingo, pois a MotoGP será mono marca quanto à borracha em 200
 
POLE POSITION
 
Confira o grid da última prova de 2008 da MotoGP:

1º. Casey Stoner (AUS/Ducati Marlboro), 1min31s502
2º. Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda), a 0s053
3º. Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda), a 0s201
4º. Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), a 0s710
5º. James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), a 1s016
6º. Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), a 1s070
7º. Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), a 1s092
8º. Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), a 1s112
9º. Andrea Dovizioso (ITA/JiR Scot), a 1s232
10º. Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), a 1s460
11º. Toni Elias (ESP/Alice Team), a 1s481
12º. Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), a 1s515
13º. Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team), a 1s850
14º. John Hopkins (EUA/Kawasaki), a 2s179
15º. Shinya Nakano (JAP/San Carlo Honda Gresini), a 2s265
16º. Alex de Angelis (SMR/San Carlo Honda Gresini), a 2s346
17º. Anthony West (AUS/Kawasaki), a 2s377
18º. Marco Melandri (ITA/Ducati Marlboro), a 2s672
 
 
Domingo dia 26
 
CORRIDA
 
Sem rivais, Stoner voa e vence GP de Valência
Australiano domina a corrida e conclui a prova com 3s390 para Dani Pedrosa
 
O Vice-campeão desta temporada, Casey Stoner conquistou uma vitória dominante no GP de Valência deste domingo, que marcou o fim da temporada 2008.
O australiano da Ducati largou na pole e venceu a corrida com uma vantagem de 3s390 para o segundo colocado, Dani Pedrosa, com Valentino Rossi em terceiro.
O quarto lugar ficou com Andréa Dovizioso, com Nicky Hayden em quinto. Apesar de figurar no top 5, o italiano da Jir Scott não alcançou a meta de terminar o ano na quarta posição do campeonato, já que Jorge Lorenzo terminou na oitava posição.
 
A corrida
 
O GP de Valência foi uma corrida sem maiores acontecimentos, com as primeiras posições a serem estabelecidas logo nas primeiras voltas.
Casey Stoner falhou na largada e viu Dani Pedrosa ultrapassá-lo logo na primeira curva. Contudo, com uma moto melhor, o australiano recuperou a posição na curva seguinte e  manteve-a até ao fim da prova.
Pedrosa conseguiu manter a sua Repsol Honda próxima de Stoner nas primeiras voltas, mas a diferença entre os dois começou a aumentar a partir da oitava volta, quando a distância passou a ser de mais de um segundo e passaria a crescer a cada volta.
Valentino Rossi, que largou na discreta décima posição, realizou uma grande corrida de recuperação e saltou para a terceira posição logo na sexta volta. Contudo, o italiano não conseguiu acompanhar e igualar o ritmo de Stoner e completou a prova com 12s194 de distância para o australiano.
Andrea Dovizioso conseguiu arrancar a quarta posição, mas isso foi insuficiente para que ele saísse de Valência com o título de melhor estreante do ano, já que Jorge Lorenzo completou a prova na oitava posição, o bastante para lhe garantir o quarto lugar no campeonato.
 
Confira os tempois da corrida final em Valência:

1º. Casey Stoner (AUS/Ducati), 46min46s114
2º. Dani Pedrosa (ESP/ Repsol Honda), a 3s390
3º. Valentino Rossi (ITA/ Fiat Yamaha), a 12s194
4º. Andrea Dovizioso (ITA/Jir Scot), a 24s159
5º. Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda), a 26s232
6º. Colin Edwards (Yamaha Tech 3), a 32s209
7º. Shinya Nakano (JAP/San Carlo Honda Gresini), a 34s571
8º. Jorge Lorenzo (ESP/ Fiat Yamaha), a 35s661
9º. Loris Capirossi (ITA/ Rizla Suzuki), a 38s228
10º. Alex de Angelis (SMR/San Carlo Honda Gresini), a 47s583
11º. James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), a 52s107
12º. Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team), a 52s350
13º. Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), a 52s833
14º. John Hopkins (EUA/Kawasaki), a 53s227
15º. Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), a 53s411
16º. Marco Melandri (ITA/Ducati), a 1min08s387
17º. Anthony West (AUS/Kawasaki), a 1min11s181
18º. Toni Elias (ESP/Alice Team), a 1min37s055

 

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO

CAMPEONATO MUNDIAL DE MOTO GP EM 500 cc

 

Pilotos Nacionalidade Equipa
1 V. Rossi ITA Fiat Yamaha 373
2 C. Stoner AUS Ducati Marlboro 280
3 D. Pedrosa ESP Repsol Honda 249
4 J. Lorenzo ESP Fiat Yamaha 190
5 A. Dovizioso ITA JiR Team Scot 174
6 N. Hayden EUA Repsol Honda 155
7 C. Edwards EUA Tech 3 Yamaha 144
8 C. Vermeulen AUS Rizla Suzuki 128
9 S. Nakano JAP San Carlo Honda Gresini 126
10 L. Capirossi ITA Rizla Suzuki 118
11 J. Toseland GBR Tech 3 Yamaha 105
12 T. Elias ESP Alice Team 92
13 S. Guintoli FRA Alice Team 67
14 A. de Angelis SMR San Carlo Honda Gresini 63
15 R. de Puniet FRA LCR Honda 61
16 J. Hopkins EUA Kawasaki 57
17 M. Melandri ITA Ducati Marlboro 51
18 A. West AUS Kawasaki 50

 

 


publicado por Cavalo Alado às 01:19
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps