Quinta-feira, 30 de Outubro de 2008

Nazareth - Hair of The Dog

Animated Music - Singers

O NOTA: Este Post pode conter linguagem susceptivel de ferir a sensibilidade dos leitores mais impressionáveis.

 

Os Nazareth são uma banda de rock escocesa que teve vários sucessos, mas um deles em especial: a composição de Felice e Boudleaux Bryant "Love Hurts", nos anos 1970. O grupo foi formado na cidade de Dunfermline, nos anos 1960, pelo vocalista Dan McCafferty, o guitarrista Manny Charlton, o baixista Pete Agnew e o baterista Darrell Sweet. Mudaram-se para Londres em 1970, começando então, de fato, sua carreira vitoriosa.
 
 
As origens
 
As origens dos Nazareth remontam a 1961, ano em que Pete Agnew fundou o "The Shadettes". A primeira formação deste grupo foi: Pete Agnew (guitarra e vocal), Brian 'Pye' Brady (guitarra), Alfie Murray (guitarra), Alan Fraser (bateria) e Bobby Spence (baixo).
O grupo ganhou consistência, nos anos de 1964 e 1965, com a chegada de Darrel Sweet e Dan McCafferty. Em 1968, dois acontecimentos muito importantes na história da banda: o ingresso do lendário guitarrista Manny Charlton e a mudança do nome para Nazareth.
Até então o grupo limitava-se a fazer covers; porém, com Manny integrado ao grupo, os escoceses passaram a compor material próprio.
Após a mudança para Londres, lançaram seu primeiro disco, chamado Nazareth, em 1971.
Em 1972 chamaram a atenção no mundo da música com o seu segundo álbum - Exercises -, o trabalho mais lento já realizado pela banda.
 
Os "The Shadettes", a Pré-História dos Nazareth
 
As formações dos Nazareth
 
Fase I (1968-1978)        Dan McCafferty - voz
Manny Charlton – guitarra,
Pete Agnew – baixo, voz
Darrel Sweet – bateria
 
Nazareth em 1968  da esquerda para a direita: Pete Agnew (baixo), Darrel Sweet (bateria), Manny Charlton (guitarra) e Dan McCafferty (vocal)
Nazareth em 1968 da esquerda para a direita: Pete Agnew (baixo), Darrel Sweet (bateria), Manny Charlton (guitarra) e Dan McCafferty (voz)
 
 
Fase II (1978-1980)       Dan McCafferty – voz
Manny Charlton - guitarra
Zal Cleminson - guitarra
Pete Agnew - baixo, voz
Darrel Sweet - bateria
 
Fase III (1980-1983)      Dan McCafferty - voz
Manny Charlton - guitarra
Billy Rankin - guitarra
John Locke - teclado
Pete Agnew - baixo, voz
Darrel Sweet – bateria
 
Fase IV (1983-1990)      Dan McCafferty - voz
Manny Charlton - guitarra
Pete Agnew - baixo, voz
Darrel Sweet - bateria
 
Fase V (1990-1994)       Dan McCafferty - voz
Pete Agnew - baixo, voz
Darrel Sweet - bateria
Billy Rankin - guitarra
 
Fase VI (1994-1999)      Dan McCafferty - voz
Pete Agnew - baixo, voz
Darrel Sweet - bateria
Jimmy Murrison - guitarra
Ronnie Leahy - teclado
 
Fase VII (1999-2003)     Dan McCafferty - voz
Pete Agnew - baixo, voz
Lee Agnew - bateria
Jimmy Murrison - guitarra
Ronnie Leahy - teclado
 
Fase VIII (2003 até aos nossos dias)   
Dan McCafferty - voz
Pete Agnew – baixo, voz
Lee Agnew - bateria
Jimmy Murrison - guitarra
 
 
Nazareth em 2007 – da esquerda para a direita: Pete Agnew (baixo), Dan McCafferty (voz), Lee Agnew (bateria) e Jimmy Murrison (guitarra)
 
 
Dan McCafferty (voz)
 
 
Pete Agnew (baixo, voz)
 
 
Darrel Sweet (bateria)
 
 
Manny Charlton (guitarra)
 
  
Zal Cleminson (guitarra)
  
  
Billy Rankin (guitarra)
 
  
Jimmy Murrison (guitarra)
 
 
Ronnie Leahy (teclado)
 
  
Lee Agnew (bateria)
 
John Locke (teclado)
 
O auge
 
Em 1973, a banda procurava por um productor para o seu próximo álbum, que haveria de ter um som bem mais pesado que o anterior. A escolha não poderia ter sido melhor: Roger Glover. Segundo Dan McCafferty, "Roger Glover acabou por se envolver naquele álbum, pois os Nazareth estavam a fazer a primeira parte dos Deep PurpLe na parte inglesa da tournée. Estávamos à procura de um produtor, e então tocamos as nossas Demos para o Roger, que obviamente já nos havia visto ao vivo. Ele gostou do material e fomos para o estúdio. Foi tudo muito simples, pois todos sabíamos o que queríamos dentro da banda, e o Roger, por estar em tournée connosco, também sabia. Gravamos tudo em duas semanas, e tínhamos que fazer duas músicas por dia (risos). Teve que ser um trabalho bem objectivo!" (trecho de entrevista publicada na revista Roadie Crew, edição n° 76 - Maio/2005 - com reportagem de Claudio Vicentim e fotos de Ricardo Zupa).
Assim, surgiu Razamanaz, que lançou os Nazareth no estrelato e culminou com duas músicas qualificadas entre as dez mais tocadas no Reino Unido - "Broken Down Angel" e "Bad Bad Boy".
Os dois álbums que se seguiram, Loud 'N' Proud e Rampant, também foram produzidos por Glover, mas o sucesso foi um pouco menor.
O mais famoso álbum do Nazareth, Hair of the Dog, foi produzido pela própria banda e surgiu em 1975, sendo um marco para o Rock dos anos 70. Sua interpretação da música dos Everly Brothers "Love Hurts" resultou em disco de platina nos Estados Unidos e teve sucesso similar no Reino Unido. A este seguiram-se uma série de álbuns que estão no Top 100 do Billboard 200.
Em 1978, o guitarrista Zal Cleminson (Sensational Alex Harvey Band) juntou-se ao grupo, gravando apenas dois álbuns com os Nazareth. Zal, todavia, deixou a sua marca: o seu dueto com Manny Charlton no álbum No Mean City é até hoje lembrado como um dos melhores trabalhos com guitarras já realizados em estúdio. Zal foi substituído por Billy Rankin, na época com apenas 19 anos.
Em 1981 gravaram o festejado "Snaz", álbum originado de um show realizado pelos escoceses em Vancouver, Canadá, no dia 13 de Maio daquele ano.
 
Tempos dificeis
 
Nos anos 80, o sucesso da banda já não era o mesmo, mas os Nazareth continuaram na estrada, procurando novos caminhos para o grupo.
O álbum "2XS", de 1982, trouxe as faixas "Love Leads To Madness" e "Dream On", que marcaram o retorno do Nazareth às rádios do mundo inteiro. A primeira delas, inclusive, foi um grande sucesso da trilha sonora da novela "Sol de Verão" da Globo.
Porém, nos dois álbuns seguintes (Sound Elixir e The Catch), a banda recebeu fortes críticas, sendo acusada de deixar um pouco de lado o rock and roll e de se dedicar a um som mais pop. A balada "Where Are You Now?" foi o único hit deste período conturbado.
Billy saiu da banda em 1983 e os Nazareth voltaram, assim, ao seu quarteto original.
O álbum Cinema (1986) trouxe de volta ao repertório da banda o seu rock competente, mas isso não foi suficiente para resgatar o grande sucesso dos anos 70.
Em 1990 foi a vez de Manny Charlton deixar a banda, para dedicar-se à carreira de produtor. Com isto, Billy Rankin foi chamado novamente, desta vez com a difícil tarefa de substituir um mito.
 
A Fénix renasce!
 
Muitos pensaram que a saída de Manny colocaria um ponto final na carreira do Nazareth, mas o amor ao rock levou os escoceses a continuarem na estrada. Billy, por sua vez, mostrou-se à altura do cargo.
No ano de 1992, o álbum No Jive foi muito bem recebido e devolveu aos Nazareth parte do prestígio que havia sido abalado nos anos 80.
Em Dezembro de 1994, Billy deixou os Nazareth pela segunda vez e Jimmy Murrison foi escolhido como substituto.
Em 1995, a banda teve o ingresso, como teclista, do experiente músico Ronnie Leahy.
No ano de 1999 surge o álbum Boogaloo, pouco divulgado, mas certamente um dos melhores álbuns já lançados pela banda.
Ainda em 99, mais precisamente em 30 de Abril daquele ano, o inesperado: o baterista Darrel Sweet falece, vítima de um fulminante ataque cardíaco, minutos antes de um concerto que a banda realizaria nos Estados Unidos, na primeira parte da tournée de divulgação deste novo trabalho.
Após uma pequena pausa de alguns meses para absorver o duro golpe pela morte do amigo, os veteranos escoceses encontraram forças para voltar à estrada.
Pete chamou seu filho Lee Agnew, que era roadie da bateria de Darrel, para o substituír: os Nazareth estavam de volta para continuar a tournée do álbum Boogaloo.
Nazareth no século XXI: rock e maturidade
Em 2002 lançaram seu primeiro DVD gravado ao vivo - Homecoming - onde os talentosos músicos da banda mostram que continuam em plena forma.
Em 2003, Ronnie resolve sair do grupo e os Nazareth voltam a ter o line-up tradicional: vocal, guitarra, baixo e bateria.
Os DVD's From The Beginning e Live From Classic T Stage foram lançados no ano de 2005 e retratam dois momentos distintos da carreira da banda: o primeiro traz várias passagens dos anos 70 e o segundo foi gravado no mesmo ano de seu lançamento, em Londres.
Em 04 de Agosto de 2006, mais um duro golpe para os escoceses: faleceu John Locke, ex-teclista da banda, aos 62 anos, vítima de cancro.
Os Nazareth são hoje considerados uma das bandas mais influentes no cenário do rock, sobretudo entre aquelas que ainda continuam em actividade. O seu rock vitorioso persiste, apesar das muitas dificuldades encontradas pelo caminho. A trajectória de sucesso destes escoceses tem sido actualmente considerada um óptimo exemplo para os músicos que estão em início de carreira, bem como para aqueles que se sentem desestimulados após alguns fracassos na busca do sucesso. O motivo é que os veteranos Dan McCafferty e Pete Agnew jamais desanimaram diante das adversidades encontradas, enfrentando-as sempre com muita garra e amor ao trabalho que exercem.
 
Discografia
 
1971 - Nazareth
 
1972 - BBC Radio 1 Live in Concert (ao vivo)
 
1972 - Exercises
 
1973 - Razamanaz
 
1973 - Loud 'N' Proud
 
1974 - Rampant
 
1975 - Hair of the Dog
 
Faixas

1. Hair Of The Dog (Agnew, Charlton, McCafferty, Sweet) 4:10
2. Miss Misery (Agnew, Charlton, McCafferty, Sweet) 4:41
3. Love Hurts (Bryant) 3:52
4. Changin' Times (Agnew, Charlton, McCafferty, Sweet) 6:03
5. Beggars Day (Lofgren) 3:45
6. Rose In The Heather (Agnew, Charlton, McCafferty, Sweet) 2:45
7. Whiskey Drinkin' Woman (Agnew, Charlton, McCafferty, Sweet) 5:30
8. Please Don't Judas Me (Agnew, Charlton, McCafferty, Sweet) 9:50
 
1- Hair of the Dog
 
Heart breaker, soul shaker
Ive been told about you
Steamroller, midnight stroller
What theyve been saying must be true

Bridge:

Red hot mama
Velvet charmer
Times come to pay your dues

Chorus:

Now youre messin with a
A son of a bitch
Now youre messin with a son of a bitch
Now youre messin with a
A son of a bitch
Now youre messin with a son of a bitch

Talkin jivey, poison ivy
You aint gonna cling to me
Man taker, born faker
I aint so blind I cant see

Bridge

Chorus

Pipes solo

Chorus
 
 

Hair of The Dog (Tradução do Cavalo Alado)

 
Destruidora de corações que desassossegas
Eu fui avisado a teu respeito
Graxista, Vadia
O que se diz por ai afinal é verdade

ponte:

Grande oferecida
Chegou a hora de pagares a conta

refrão:

Agora meteste-te com
Um filho da puta
Agora meteste-te com um filho da puta
Agora meteste-te com um filho da puta
Agora meteste-te com um filho da puta

Falinhas mansas, pezinhos de veludo
Não vais viver às minhas custas
Cçadora de homens. Falsa parideira
Eu não sou assim tão cego que não perceba

ponte:

Grande oferecida
Chegou a hora de pagares a conta

refrão:

Agora meteste-te com
Um filho da puta
Agora meteste-te com um filho da puta
Agora meteste-te com um filho da puta
Agora meteste-te com um filho da puta

solo

refrão:

Agora meteste-te com
Um filho da puta
Agora meteste-te com um filho da puta
Agora meteste-te com um filho da puta
Agora meteste-te com um filho da puta

 

 
 


MP3

Clique com o botão direito e faça "Guardar destino como..."

 
 
1975 - Greatest Hits
 
1976 - Close Enough for Rock 'n' Roll
 
1976 - Hot Tracks (compilação)
 
1976 - Play 'N' the Game
 
1977 - Expect No Mercy
 
1978 - No Mean City
 
1980 - Malice in Wonderland
 
1980 - The Fool Circle
 
1981  Snaz (ao vivo)
1981 - Snaz (ao vivo)
 
1982  2 X S
1982 - 2XS
 
1983  Sound Elixir
1983 - Sound Elixir
 
1984  The Catch
1984 - The Catch
 
1986 - Cinema
 
1989  Snakes N Ladders
1989 - Snakes 'N' Ladders
 
1991  No Jive
1991 - No Jive
 
1995 - Snaz (live) (relançamento)
 
1994  Move Me
1995 - Move Me
 
1998 - Boogaloo
 
1998 - Live at the Beeb (ao vivo)
 
2001  The Very Best Of
2001 - The Very Best Of
 
2001  Homecoming (ao vivo)
2002 - Homecoming (ao vivo)
 
2003 - Alive and Kicking
 
2004 - Nazareth (relançamento)
 
2004 - Exercises (relançamento)
 
2004 - Razamanaz (relançamento)
 
2004 - Loud 'N' Proud (relançamento)
 
2004 - Rampant (relançamento)
 
2004 - Hair Of The Dog (relançamento)
 
2004 - Snaz- ao vivo (relançamento)
 
2004 - Sound Elixir (relançamento)
 
2004 - Cinema (relançamento)
 
2004 - No Jive (relançamento)
 
2005 - Back To The Trenches (ao vivo - álbum duplo)
 
2006 - Hair of the Dog (relançamento)
 
2006 - 2XS (relançamento)
 
2006 - The Catch (relançamento)
 
2006 - Razamanaz (relançamento)
 
2006 - Nazareth (relançamento)
 
2006 - Cinema (relançamento)
 
2007  Live In Brazil (Part 1)
2007 - Nazareth Live in Brazil - parte 1
 
2007  Live In Brazil (Part 2)
2007 - Nazareth Live in Brazil - parte 2
 
2008 - The Newz
 
 
tags:

publicado por Cavalo Alado às 13:48
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps