Os anos “de Tomaso”
Alesandro De Tomaso viria a adquirir a Benelli em 1973
Até finais dos anos 60 e com a chegada dos construtores nipónicos instala-se uma crise no seio dos fabricantes europeus. A Benelli encontrava-se já implantada no mercado Norte-Americano onde oferecia modelos com 350cc vendidos pela mão do gigante comercial americano, Montgomery Ward.
Clique em cima da imagem para ver a gama de 1967
Durante esta altura a Benelli também se populariza no fabrico de mini-motos.
A Gama de Mini-motos era vasta
O incremento das corridas pelos japoneses, os quais se apresentam com motos bem mais desenvolvidas do que os europeus fazem cair as venda, tendo a Benelli seguido o mesmo percurso em queda que fizeram os maiores construtores europeus.
Em 1973 a Benelli seria adquirida pelo Industrial argentino Alejandro de Tomaso em conjunto com a rival Moto Guzzi, a qual estava a desenvolver novos modelos de motos equipadas com motores multi-cilindricos como o 350 Quattro e o 500 Quattro e o incrivél 750 Sei equipado com um poderoso seis cilindros em linha, que impunha respeito aos construtores japoneses.
Benelli 750cc Sei
Benelli 1911-1972
Benelli 1972-2003
Benelli Tornado 650S 1974
A partir dos anos 80 as motos Benelli são produzidas com alguns defeitos técnicos, facto que leva ao fim da sua fabricação em 1988, quando a empresa se funde definitivamente com a Moto Guzzi e é criada a "Guzzi Benelli Moto S.p.A “. É nesta altura que a fábrica de Pesaro é vendida.
Em 1989 houve ainda uma tentativa de dar continuidade ao nome Benelli pela mão de Giancarlo Selci, mas era já tarde e a Benelli iria entrar num sono prolongado do qual só viria a sair em 1995 pela mão de Andrea Merloni e da maravilhosa Tornado 900 Tre que em 2002 dá nas vistas no campeonato mundial de superbikes pela mão o piloto australiano Peter Goddard. Mais recentemente a lenda continua com o modelo TNT, uma roadster explosiva.
Andrea Merloni, Peter Goddard e seu pai, à frente a fabulosa Tornado.
Benelli Tornado 900 2003
Benelli TNT 1130 Café Racer
Benelli Tornado LE
Actualmente a Benelli faz parte do Grupo Qianjiang, originário de Wenling, no sudeste da China. Todavia o quartel general da marca encontra-se sediado em Pesaro, local de sempre desta marca quase centenária.
Gama Actual da Benelli