Sexta-feira, 7 de Novembro de 2008

BENELLI 1

 

 

 

A Benelli foi fundada em Pesaro, Italia em 1911. Teresa Benelli, uma viuva, investiu todo o capital da familia no negócio com o objectivo de porporcionar emprego aos seus seis filhos: Giuseppe, Giovanni, Francesco, Filippo, Domenico e Antonio ("Tonino").

 

Os seis irmãos Benelli (da esq. para a dir.): Tonino, Francesco, Giovanni, 
Giuseppe, Filippo e Mino. em 1949, Giuseppe criou a sua própria fábrica 
de motos, a MotoBi
 
No inicio a empresa era conhecida apenas pelo nome de Oficina Benelli, a qual se dedicava à reparação de automóveis e motociclos, todavia na falta de componentes, esta casa tinha capacidade para fabricar as peças de que necessitava. A empresa inicialmente situada na Via Mosca, tem que se instalar na via Lazzaretto em Tavulia, a partir de 1916 na sequência de um terramoto.
 
 
 
 
 
Em 1920 a companhia construiu o seu primeiro motor completo, tratava-se de um monociclindrico a dois tempos com 75cc que depressa foi aplicado a uma bicicleta. Um ano depois, em 1921 a Bennelli constrói a sua primeira motocicleta equipada com este motor que já havia sido desenvolvido para a capacidade de 98cc.
 
 
Dois anos depois dedicou-se a um modelo adaptado à competição. Tonino, o Terrível assumiu este projecto e demonstrou um extraordinário talento para a competição enquanto piloto tendo enveredado por uma carreira replete de sucessos aos quais a companhia foi sabendo corresponder também. Aos comandos de uma Benelli 175, Tonino Benelli conquistou quatro campeonatos italianos em cinco anos, 1927, 1928 e 1930 com um motor SOHC* e em 1931 com um motor DOHC*. Infelizmente um grave acidente durante uma corrida em 1932 afastou este promissor piloto de uma carreira certamente brilhante. Em consequência deste estúpido acidente Tonino morre no dia 27 de Setembro de 1937.
 
Benelli 4T 1939
 
Nos alvores da segunda Guerra Mundial, a Benelli desenvolve o seu motor quatro cilindros de competição com 250cc. Este projecto fica concluído em 1940, após o sucesso obtido na corrida da Ilha de Man em 1939. Com o inicio da Guerra a Benelli fica limitada a competir em corridas locais na Itália.
 
"Truck" Benelli, este tipo de veiculo era muito comum durante a Segunda Guerra Mundial.
 

A História Desportiva da Benelli

 

Benelli 250cc de 1939

 

Tonino Benelli (à esquerda) é o grande protagonista dos primeiros sucessos desportivos. Com um extraordinário talento para a pilotagem, foi desenvolvendo o seu talento em harmonia com com a evolução dos modelos da fábrica. Sobre uma Benelli 175, Tonino venceu o campeonato italiano em 1927, 1928, 1930 e 1931. As numerosas vitórias no campeonato do Mundo, no tempo em que a mais famosa corrida era o TT da Ilha de Man, foram o preludio para um sucesso assegurado de todas as motos produzidas.
Em 1939 Ted Mellors vence uma corrida com iuma Benelli 250.
 
A Benelli 250 de Ted Mellors
 
Em 1950 Dario Ambrosini (à esquerda) vence o TT da Ilha de man, inúmeras corridas em Itália e o Campeonato do Mundo.
Na década de 60 surge uma geração fabulosa de pilotos ao serviço da Benelli. Em 1965 Tarquinio Provini vence o Campeonato Italiano com uma 250. Em 1968 e 1969 é a vez de Renzo Pasolini dar nas vistas aos comandos de uma 350.
Em 1969 graças ao enorme investimento nas corridas a Benelli sagra-se campeã Mundial em 250cc, pela mão de Kel Carruthers que também venceu o Tourist Tropy desse ano.
 
  
Tarquinio Provini em Benelli 250ccc (à esquerda) e Renzo Pasolini (à direita) em Benelli 350
 
O Grande campeão Kel Carruthers na sua Benelli 250cc
 
 
Muitos foram os pilotos de nomeada que passaram pela casa de Pesaro, de entre eles destacam-se nomes como Mike Hailwood ou Jarno Saarinen.

 

   

Mike Hailwood e Jarno Saarinen, dois dinosaurius do motociclismo que passaram pela Benelli 

 

 O pós Guerra da Benelli

 
A devastação causada pela segunda guerra mundial, obriga a Benelli a ficar inactiva até 1949. A partir de então a produção é retomada com modelos baseados nos produzidos antes do conflito. É nesta altura que Giuseppe Benelli, (à esquerda) em conflito com os irmãos, decide abandonar o negócio da família para fundar a Motobi.
Por volta de 1951 a Benelli dispunha de dois modelo de baixa cilindrada com 98 e 125cc, o Leoncino ou lion cub e também motorizações de 350 e 500cc.
O modelo Leoncino estava disponivél com duas motorizações, a dois ou a quatro tempos. A necessidade de transportes após a segunda guerra mundial tornou este tipo de motociclos bastante popular, outros construtores seguiam a mesma linha de produção como a Moto Guzzi, Ducati e Laverda e estas motos competiam em popularidade com as scooters Vespa e Lambretta.
 
Benelli Leoncino 125cc 1956
 
Em 1962, depois de resolvidos os problemas familiares que opunham Giuseppe Benelli aos restantes irmãos, a Motobi é adquirida pela Benelli e a companhia passa a produzir cerca de 300 motocicletas por dia e atinge o número de 550 operários. A Motobi continuou a desenhar modelos com o nome Benelli.
 
 
tags:

publicado por Cavalo Alado às 00:04
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps