Terça-feira, 11 de Novembro de 2008

SUZUKI-Novidades Para 2009

NOVIDADES PARA 2009
 
GSX-R 1000
 
Seguindo as tendências das suas adversárias, a GSX-R está mais compacta. A Suzuki declara 5 kg a menos no seu peso — em relação ao modelo 2008 — e apresenta uma medida entre eixos um pouco menor. O motor está 6cm mais curto que o anterior, que acompanhava a máquina desde de 2002. A potência máxima ainda não foi declarada, mas deve ser próxima da do modelo actual — 185cv. Assim, a relação peso/potência deve estar melhorada, já que o peso foi reduzido. A moto deve começar a ser comercializada na Europa no princípio de Março de 2009 com três cores à disposição: preto, branco e azul.
 
Suzuki GSX-R 1000 2009
 
A nova GSX-R 1000 Foi desta vez totalmente renovada, ou seja, motor e ciclística são completamente novos, com vista a uma maior eficácia dentro e fora das pistas.
 

 suzukigsxr1000k9-10550-001-f.jpg

 

A nível de motor, o 4 cilindros da Suzuki de 999 cc, que foi estreado em 2001, vê-se agora substituído por uma unidade totalmente nova e super-quadrada (74,5 x 57,3), sendo, segundo os Engenheiros da Suzuki , a 1000 mais potente do mercado. Contudo, não foram feitas quaisquer apresentações de dados de potência e binário que sustentassem estas afirmações. Mas por aquilo que conhecemos das desportivas da Suzuki, é possível que esta 1000 da Suzuki apresente valores de potência referenciais.  A ver vamos…
Esta unidade motoriz continua a ser alimentada por injecção electrónica e continua com o sistema de mudança de mapas de injecção da Suzuki, havendo 3 disponíveis. Também não foram avançadas mais informações acerca da electrónica.
  

 

 
Voltando à ciclística, o quadro e braço oscilante é todo novo, verificando-se que este último elemento possui um aspecto de grande inspiração nas corridas, cujo formato é do tipo “banana”. Ambos os elementos são construídos em alumínio e contribuíram para uma redução de peso na “Gixxer”.
As suspensões também são uma novidade absoluta no campo das super-desportivas, onde são estreadas uma suspensão dianteira invertida da SHOWA, idêntica às que são usadas em competição pelas equipas Suzuki e cujos “settings” da mesma permitem uma leitura do terreno fantástica e muito eficaz. Escusado será dizer que são totalmente ajustáveis e mesmo o próprio aspecto das mesmas na mesa de direcção é soberbo:

 

 

 
A travagem não foi esquecida e encontramos no trem dianteiro mais uma estreia absoluta, ou seja, a TOKICO estreia na GSX-R 1000 as suas novas pinças monobloco de montagem radial, de aspecto mais desportivo e onde as reduzidas dimensões da mesma saltam à vista. Com certeza que haverá muito poder de travagem a e com maior progressividade.
 

 

 
 
 
 
 
A solução para as ponteiras de escape é que poderão não agradar a todos dado o seu formato e aspecto. Apesar de possuírem uma certa inspiração em ponteiras de escape da Yoshimura, o seu tamanho continua a ser, na minha opinião, excessivo. Contudo, os mesmos flúem perfeitamente com a secção traseira da mota: O painel de instrumentos está mais bonito que a versão anterior, apresentando um aspecto desportivo e também dá a entender que será muito completo a nível de informação:
 

 

 
 
 
 
 
Quanto ao desenho dos “plásticos”, os mesmos possuem um desenho mais desportivo e revelam formas mais compactas à nova GSX-R. A secção dianteira está mais agressiva que nunca, exibindo uma óptica com um desenho agradável a a par das já habituais entradas de “ram-air”.
A secção traseira também está bem conseguida e vista sob este ângulo, sobressaem as ponteiras de escape, conferindo alguma imponência:

 suzukigsxr1000k9-10550-018-f.jpg

A nova Suzuki GSX-R 1000 está pronta para lutar pela hegemonia na classe das 1000 cc e continuar o seu sucesso nas pistas, quer no Campeonato do Mundo de Resistência, quer nas SBK.

 

 
 

SFV650 Gladius

 
A Gladius é a grande novidade da gama Suzuki 2009. Uma naked trabalhada a partir do nada e de média cilindrada que promete ter um carácter funcional, polivalente e económico. O desenho foi pensando com muito cuidado e é muito apelativo, com detalhes exclusivos. A potência fica por conta de um motor V2 a 90º de 645 cm³, o mesmo que equipa a SV e a V-Strom. Só que o propulsor passou por uma actualização para integrar a Gladius.
Este tipo de motos são as que mais se vendem na Europa hoje em dia e a Suzuki desenvolveu-a com o objectivo de ser um dos produtos mais populares do mercado. O farol tem desenho ovalizado e o grupo óptico traseiro foi muito bem trabalhado. Quanto ao quadro, a Gladius é muito simples, os tarvões e a suspensão são herança da SV 650.
 


 

 
Intruder M1500
 
Outra novidade é a nova Intruder M1500 — desenvolvida a imagem e semelhança da primeira M1800. Partilha muitos componentes da sua irmã maior, claramente, com o motor reduzido a 1 462 cm³. Além disso, para reduzir o preço final, alguns itens foram simplificados. As pinças de travões são convencionais — sem contar com o encaixe radial —, por exemplo, só que mantém o garfo invertido. 
 
A Suzuki adicionou à sua já completa gama Custom mais um modelo que promete arrebatar os corações dos amantes das “muscle” Custom, a Intruder 1500:
 
 
 
Como podem verificar, esta nova Custom possui uma forte inspiração na “irmã” mais velha, a Intruder 1800, esta sim, uma autêntica “power” Custom.
A Suzuki ao criar este modelo teve como objectivo não só completar a sua gama neste segmento em particular, mas também oferecer uma Intruder com a imagem da 1800 a valores mais acessíveis.
 
 
Apesar de ser apenas uma 1500 (como se fosse pouco…), esta “menina” herdou todo o carisma e espectacularidade da versão 1800, onde nem mesmo a carenagem a cobrir o farol dianteiro foi esquecida.
 
 
As linhas são massivas e transmitem a sensação de poder, imponência e músculo, aspectos muito apreciados em motas deste tipo.
A nível de motorização, encontramos um moderno bicilindríco de refrigeração líquida, alimentado por injecção electrónica, cujo aspecto contribui para a tal sensação de imponência, pois as suas dimensões são generosas:
 
 
Neste motor o destaque vai para o tratamento interno dos cilindros, com os mesmos a serem construídos em alumínio e com tratamento SCEM, tal como as desportivas. portanto, estamos na presença de um motor com alguma pujança, que neste segmento em especial deverá traduzir-me numa grande dose de binário e acelerações poderosas.
A transmissão está a cargo de um tradicional veio, o qual é um sistema de grande fiabilidade e baixa manutenção:
 
 
O painel de instrumentos segue a tendência desportiva desta Custom:
 
 
Ainda a nível da ciclística, destaco a utilização de uma suspensão dianteira invertida a par de 2 discos de travão dianteiro, os quais são assistidos por pinças de travão convencionais. Mais dois aspectos de grande importância na imagem desta mota. Pena as pinças não serem radiais, mas não se pode ter tudo igual à 1800…
 
 
Só a título de curiosidade, esta mota tem um peso em ordem de marcha de 328 kg. Por isso toca a tomar uma boa refeição para montar esta “menina”
 
 
Uma Custom interessante e que deverá conhecer algum sucesso, tendo em conta o crescente número de adeptos deste tipo de motos.


publicado por Cavalo Alado às 18:09
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps