Quarta-feira, 24 de Dezembro de 2008

ARIEL 3

 

 DOS ANOS 40 AOS NOSSOS DIAS

 

 Animated Logo

 

 

 

A Segunda Guerra Mundial viu a gama reduzida a motorizações monociclindricas com 350cc na versão militar durante todo o período do conflito.
 

 

Publicação sobre os modelos Ariel produzidos entre 1938 e 1959

 

Em 1944 a Ariel é comprada pela BSA. Após o reinício da produção civil as motorizações 350cc e 500cc OHV (Over Head Valves) ficariam novamente disponíveis nas versões “Luxo” e “Red Hunter” assim como uma 600cc com válvulas laterais e side-car e a 1000cc “Square Four”.
 
Ariel Square Four 1000cc
 
Ariel Square Four 1000cc e 600cc
 
Ariel Red Hunter 1945
 
As forquilhas telescópicas provenientes da BSA foram introduzidas em 1946 e mantiveram-se equipando os modelos Ariel até ao final dos anos 60.
Em finais da década de 40 a Ariel introduziu um Twin invertido de 500cc denominado KH.
 
 Catálogo Ariel 1948
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ariel 1949
 
Specs
Ariel red Hunter 500cc 1949
 
Ariel 1950
 
No inicio da década de 50 os motores que equipavam a série Square Four passariam a ser construídos em liga leve, é o surgimento do motor MK1 que será substituído em 1953 por uma versão com quatro fontes de admissão, o MK2.
 
Anúncio da Ariel em 1950
 
 Catálogo Ariel 1950
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ariel Factory
 
Surman Family
 
  
Ariel 1951
 
 Catálogo Ariel 1951
 
  
No ano seguinte a gama Ariel deixa de aparecer com o quadro com braço oscilante atrás com excepção das Square Four que mantêm os quadros « Plunger » (deslizantes) até ao final da produção em 1959.
 
Motor Ariel MK2
 
 Catálogo Ariel 1952
 
 
 
 
 Catálogo Ariel 1953
 
 
 
 
 
 
 
  
Em 1954 a Ariel constrói a Huntmaster 650cc equipada com um motor baseado no BSA 650 A10 e com o qual partilhava muitos componentes internos e ainda uma pequena 200cc a quatro tempos, a Ariel Colt.
 
 Catálogo Ariel 1954
 
1954 Ariel Brochure Cover
 
Square Four Engine
O motor dos famosos modelos Square Four
 
Square 4 Hunter Twin
Ariel Square Four 4G 1000cc                       Ariel Hunter Twin KH 500ccc
 
Hunter Single 500 Hunter Single 350
  Ariel Hunter Single VH 500cc                     Ariel Hunter Single NH 350cc
 
Huntmaster Twin 650 Side valve
Ariel Huntmaster Twin FH 650cc                      Ariel Side Valve VB 600cc
 
 Catálogo Ariel 1955
 
1955 Ariel Brochure Cover
 
Square 4
 
Huntmaster Twin 650cc
 
Hunter Twin 500 cc
 
Red Hunter Single 500 cc
 
Red Hunter Single 350 cc
 
Colt 200 cc
 
Side Valve 600 cc
 
Ariel Square Four 1956
 
 Catálogo Ariel 1956
 
 
Handlebars, etc.parts
 
Square Four Model 4G
Ariel Square Four 4G 1000cc
 
Huntmaster 650 twin
Ariel Huntmaster Twin FH 650cc
 
Fieldmaster 500 twin
Ariel Fieldmaster Twin FH 500cc
 
500 Red Hunter Single
Ariel Red Hunter Single VH 500cc
 
350 Red Hunter Single
Ariel Red Hunter Single NH 350cc
 
200 Colt
Ariel Colt LH 200cc
 
600 Side Valve
Ariel Side Valve VB 600cc
 
  Catálogo Ariel 1957
 
 
A revolucionária Ariel Leader 250cc é produzida entre 1958 e 1966 e é seguida da sua irmã “Nua” a Ariel Arrow em 1960. Em 1960 entra em cena uma pequena versão com 200cc.
 
 Catálogo Ariel 1958
 
 
 
  
 
A Ariel destaca-se em provas de Trial com os seus modelos de 350cc e 500cc HT e no Enduro
Com o modelo 500cc HS. Os dois modelos veriam a luz do dia em 1954 e traziam consigo motores elaborados em liga leve e quadros especialmente concebidos para a competição. As HS herdavam o mesmo quadro dos modelos de estrada apenas possuíam a particularidade de neles serem utilizados tubos Reynolds e de virem desprovidas de algum equipamento mais especifico como por exemplo os pisa pés do pendura.
O modelo HT possuía um quadro adaptado ao trial e uma caixa de velocidades transformada sobre uma base Burman. Estes modelos encontram muito boa aceitação no seio de motociclistas como Sammy Miller, ron Langstron, e de campeões de Trial Side-Car como Frank e Kay Wilkins.
Em 1959 a Ariel/BSA decide acabar com toda a produção equipada com motores a quatro tempos e concentrar-se apenas nos modelos Leader e Arrow.
Em 1963 a BSA fecha a fábrica de Selly Oak e transfere toda a produção para Small Heath. No mesmo ano é llançado o modelo Ariel Pixie de 50cc, inicialmente conhecido por ser equipado com um motor OHC, depressa é decidido equipa-lo com o motor BSA « Beagle » kitado de 50 para 75cc.
Tristemente o último modelo a possuir o Grande nome da Ariel é o Ariel 3, um exemplo típico de um modelo desenhado pela BSA, o qual apenas levava em cima o símbolo da Ariel até à falência total da BSA.
 
 
 

Power where it is most needed

 

 CONCLUSÃO

 

http://www.arielmotor.co.uk/

 

Apesar do fim trágico nos anos 70, a marca Ariel mantém-se e a qualidade dos productos que apresenta actualmente continua a manter a tradição  desta prestigiada marca inglesa cuja história se confunde com a própria história do motociclismo. Poucas ou mesmo nenhuma outra marca atravessou três séculos de história e esteve ligada aos maiores momentos da evolução dos motociclos. No século XIX foi a responsável pelo desenvolvimento e aplicação da roda raiada e da generalização do pneu tal como hoje o conhecemos. Durante o Século XX acompanhou a corrente normal de todos os fabricantes mundiais, tendo tido os seus sucessos e as suas fraquezas como qualquer outra´marca, não deixando nunca de ser uma referência em termos de inovação e qualidade. No século em que vivemos prepra-se como ninguém para "atacar" o mercado com produtos de qualidade de ponta de forma a satisfazer as necessidades dos motociclistas mais exigentes. Este trabalho do Cavalo Alado é apenas um pequeno contributo para a divulgação de uma marca que merece todo o respeito e consideração por parte de todos os motociclistas e mais do que ditar opiniões, serve como é habito neste espaço, para apontar caminhos e desvendar percursos afim de que seja melhor entendido por todos aquilo que é afinal o fenómeno do motociclismo.

 

ariel atom logo 1.gif

O logotipo para o século XXI

 

PESQUISA FEITA EM:

 

http://www.cybermotorcycle.com/

http://www.arielmotorcycles.com/

http://www.vintagebike.co.uk/index.htm

http://en.wikipedia.org/

http://www.arielownersmcc.co.uk/index.html

http://www.arielnorthamerica.org/

http://www.arielklubben.dk/default_uk.htm

 

 

tags:

publicado por Cavalo Alado às 02:44
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps