Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2009

COVÃO D'AMETADE

Por: Alfredo Nobre

 

 

Pela segunda vez consecutiva irá ser realizada a concentração invernal “ESKIMÓS” 2009. Este evento, que se assemelha e segue a linha de outros realizados um pouco por todo o mundo (Elefantes, Pinguins…), é o único realizado por uma organização de motociclistas durante todo o ano na Serra da Estrela. Este é por si só um facto a destacar não só pela sua singularidade como também pelas características que desde o primeiro momento nortearam o espírito da organização. Foi sempre intenção do Motoclube de Vila do Conde dar a conhecer a Serra da Estrela naquilo que de mais genuíno tem, e que melhor local do que o Covão d’Ametade para este efeito?
Depois de vários anos a frequentar concentrações nas imediações da Serra da Estrela e com a colaboração de alguns amigos da região, o MCVC avançou para a realização desta concentração impar no nosso país. Nos ESKIMÓS não existe lugar para espectáculos supérfluos e por vezes desnecessários, as inscrições são limitadas, os equipamentos de apoio são os estritamente necessários para a garantia das condições mínimas de estadia em Fevereiro e num local que se encontra acima dos 1000 metros de altitude!
Quem, como eu teve oportunidade de estar presente na primeira edição, pode reparar na sobriedade com que o evento foi decorrendo e sobretudo na preocupação que todos os motociclistas demonstraram para com as questões ambientais e ecológicas. Talvez motivados por noticias que corriam nalguns Blogs da região, que até se dizem amigos de alguns motociclistas e com os quais mantêm relações, ou quer simplesmente porque ambiente e motociclismo têm dado sempre as mão, muitos anos mesmo antes de existirem “Ambientalistas”.
Com efeito, já há quase 30 anos que em Faro se realiza a maior concentração do mundo organizada por um motoclube, e por sinal em terrenos integrantes do Parque da Reserva Nacional da Ria Formosa. A passagem de milhares de motos e motociclistas por este espaço e a quase inexistência de qualquer impacto para o eco sistema local são prova mais do que suficiente da preocupação e do civismo que a maior parte de nós tem em relação a estas questões. De, resto, e fiquem tranquilos os Srs. “Ambientalistas”, pois já na próxima edição da Concentração Internacional de Faro parte do espaço não irá ser ocupado por nós, ainda mal de lá saímos e já começou o abate de árvores de forma clandestina, em menos de um ano foram sacrificados mais pinheiros do que em trinta anos de concentrações. Mas isto os Srs. não Vêm!?? Saiam lá dos Blogs da Serra de vez em quando e desçam também ao nível do mar…
De qualquer dos modos, sempre defendi que a Serra da Estrela não é uma mercadoria para ser comercializada, nem é disso que se trata a concentração dos ESKIMÓS. A Serra é acima de tudo um recurso natural a ser preservado e respeitado por todos e que todos podem e devem usufruir de igual forma, com as mesmas regras, e com o mesmo respeito e responsabilidade, quer se trate de montanhistas, ambientalistas, ciclistas, motociclistas, automobilistas, farristas ou quaisquer outros istas que quiserem. Num país onde ainda vou acreditando nos valores da liberdade, da igualdade e da fraternidade, espanta-me a reacção tão radical daqueles a quem se esperava outra postura em relação à organização de um evento como o dos ESKIMÓS.
No ano passado tive mesmo oportunidade de convidar pessoalmente um responsável por algumas afirmações a estar presente no local, poderia ser um forte contributo para a prevenção de alguma prática menos correcta em relação ao Covão d’Ametade, esperei que o convite fosse aceite, quem conhece o Grupo a que pertenço, o DOG, sabe muito bem que estamos sempre abertos a qualquer critica fundamentada e construtiva de forma a crescermos com dignidade. A resposta que recebemos foi a de que não se achavam “policias de ninguém”, o que é no mínimo estranho para quem foi sempre Juiz em causa própria.
É aqui precisamente que reside o ponto fulcral da questão. A “causa própria”, essa causa que faz com que já há 25 anos se repitam eventos no Covão d’Ametade pela mão de organizações de carácter ambientalista. A consulta do seguinte endereço http://www.clubearlivre.org/node/1380 não deixa margem para dúvidas sobre as condições em que normalmente é realizado este evento, aqui podemos encontrar os preços, locais recomendados (do amigo Zé Maria) para alojamento, percursos, refeições, etc. enfim um pequeno regalo para quem goste de gastar e para quem gosta de vender…a Serra, claro. Se juntarmos a isto a totalidade do valor em apoios monetários que as autarquias locais têm dispendido durante estas duas décadas e meia de eventos no Covão d’Ametade, a venda descarada de alojamento sem qualquer critério de escolha que não seja o de quem mais dá mais leva, começamos a perceber melhor qual é afinal a verdadeira preocupação dos que perseguem os Motociclistas e um dos mais sérios, respeitáveis e reconhecido motoclubes do pais, o Motoclube de Vila do Conde, o qual dá a cara pela organização deste evento em nome de todos nós.
Se existe algo que os motociclistas deste país sabem fazer bem, é organizar eventos. Com uma ou outra excepção em que um ou outro clube não soube levar a bom porto a realização das actividades a que se propôs, como no caso (coincidentemente) do Moto Clube Alcateia da Covilhã que tem passado nos últimos anos por dificuldades relativas à organização daquela que chegou já a ser a terceira maior concentração do país e curiosamente iniciada há 26 anos no Covão d’Ametade,- os Lobos da Neve.
Na maior parte dos casos de motoclubes que realizam eventos, estão por detrás muitos anos de experiência, de trabalho e de alguns insucessos também, que fizeram com que exista hoje um “Know how” suficientemente desenvolvido para que situações como a que tem vindo a suceder em relação aos ESKIMÓS possam ser tratadas da melhor forma.
Em primeiro lugar a reacção negativa de certos sectores em relação á realização deste evento, acaba por ter como efeito imediato a publicitação do mesmo e a sua divulgação mais intensamente. Muita coisa se começa a entender sobre a Serra da Estrela e sobre o estado em que se encontra. A forma como é feita também deixa perceber quais os verdadeiros valores que estão em questão e por fim a moral para o fazer também cai por terra ao verificarmos os moldes em que são feitos os eventos NEVESTRELA, agora ASESTRELA, como poderemos facilmente verificar através das fotos que se seguem em baixo e onde pretendemos, não denegrir ninguém mas sim demonstrar que ao fim e ao cabo se tratam de eventos semelhantes na sua concepção, embora tomando particularidades próprias uma vez que levados a efeito por organizações diferentes. Então Srs Ambientalistas o problema está mesmo nas motos não é?

 

Mas para contrariar esta perseguição por parte de alguns que se acham donos em exclusivo, daquilo que é afinal de todos, saibamos ir ao Covão d'Ametade, como é nosso timbre, de cabeça erguida mas sobretudo e acima de tudo quando regressarmos que seja com a alma erguida também, pois certamente iremos demonstrar mais uma vez o civismo e respeito que tudo e todos nos merecem a começar pelo Covão d'Ametade que está e estará sempre nos nossos corações, desde os tempos em que lá nasceu, há muitos anos atrás, a primeira ninhada de Lobos da Neve.

 

 

 

NEVESTRELA 2008                                                ESKIMÓS 2008

 

   

NEVESTRELA 2008                                                ESKIMÓS 2008

 

 

NEVESTRELA 2008                                                ESKIMÓS 2008

 

Homenagem do CAAL 

NEVESTRELA 2008                                                ESKIMÓS 2008

 

Organização do CAAL com o Zé Maria 

NEVESTRELA 2008                                                ESKIMÓS 2008

 

Photobucket - Video and Image Hosting 

NEVESTRELA 2008                                                ESKIMÓS 2008

 

 

NEVESTRELA 2008                                                ESKIMÓS 2008

 

 

NEVESTRELA 2003                                                ESKIMÓS 2008

 

 

NEVESTRELA 2003                                                ESKIMÓS 2008

 

NOTA IMPORTANTE: Este post apenas revela a opinião pessoal que tenho sobre este assunto, não tendo nada a ver com a opinião oficial do meu grupo ou de qualquer outro grupo ou clube de motociclistas.

 

Uma boa quarta feira para todos

 

Alfredo Nobre (DOG 003)

 

tags:

publicado por Cavalo Alado às 00:20
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps