Sexta-feira, 15 de Maio de 2009

JACK DANIEL'S

Já anteriormente temos feito referência a uma ou outra bebida, enquadrada na secção "Gastronomia e Culinária". Aí, e até agora temo-nos limitado a dar a conhecer alguns vinhos que nos parecem merecedores de recomendação, e apropriados para quem cultive os prazeres da boa mesa. Sentindo que existia um vazio em relação a todos os outros tipos de bebidas e em particular a tantas que estão tão intensamente ligadas ao mundo das duas rodas, é com muito prazer que vos apresentamos esta nova rubrica, O "Cavalo Alado Saloon".
Neste novo espaço não se pretende fazer qualquer tipo de publicidade ou promoção desta ou daquela marca, o único objectivo  será apenas o de melhor dar a conhecer algumas bebidas que apesar de nos serem familiares pouco sabemos sobre elas. Assim e para começar que melhor escolha do que Jack Daniel´s, um Wiskey único no mundo e que tão ligado está ao mundo biker? Esperamos que desfrutem desta página com todo o prazer que possam... claro que esse prazer multiplica-se se acompanhado por um bom "Jack". Contudo não se esqueça NUNCA!!! Motos e Álcool não são uma boa mistura, portanto se for para a estrada não beba!!

 

 
 

Jack-Daniels-Logo.jpg image by omenonelove

 

O Mundo Jack Daniel's, como veremos, é vasto e encerra sobre si mistérios e um carácter que vai para além da mera imagem de marca tão ligada ao mundo "Biker". Este Wiskey não é apenas um liqudo alcoólico que se derrama num copo sem que se saiba bem porquê... pessoalmente, não aprecio, ou não sei apreciar... mas o mito é incontornável e é por isso mesmo que insistimos levá-lo aqui ao máximo do extremo que pudermos. Nada sabemos deste producto, apenas que provoca sensações em milhões de apreciadores em todo o mundo. Para muitos é mais do que um momento de prazer, é uma paixão! Para outros nem tanto...

Então, apenas daremos aqui noticia deste icone tão ligado a nós, sem pretensões nem grandes considerações, apenas a verdade como este Wiskey verdadeiro

 


Jack Daniel's é um Wiskey fabricado pela Jack Daniel Distillery, fundada em 1866 pelo destilador norte-americano Jack Daniel, com sede na cidade de Lynchburg, Tennessee, Estados Unidos da América. Desde 1956 pertence ao grupo Brown-Forman Corporation.

Conhecido pelas garrafas quadrangulares de rótulo negro, é um dos uísques mais vendidos no mundo. Entre os whiskeys, é classificado como Tennessee Whiskey, devido ao processo de destilação diferenciado. Também é chamado de Old No. 7 ("Velho número 7"). Não é bourbon, já que bourbon são apenas os uísques produzidos no estado do Kentucky.
Usa milho, centeio, malte de cevada e água isenta de ferro como ingredientes na sua fabricação. Diferencia-se pelo seu cuidadoso processo de elaboração, destilação e amadurecimento, aliado ao clima do Tennessee. Com grandes diferenças de temperatura entre Inverno e verão, o processo de amadurecimento no Tennessee garante uma grande inteiração entre o uísque e o barril, conferindo ao Jack Daniel's sabor e cor mais amadeirados. Não é envelhecido já que este processo se refere ao tempo que o whiskey fica dentro do barril. No caso de Jack Daniel's o whiskey é amadurecido, tendo a ver com o clima da região.
Jack Daniel's é lentamente suavizado através de um processo chamado "Charcoal Mellowing". Este processo consiste na passagem do whiskey por uma camada de três metros de carvão de madeira.
Jack Daniel's é amadurecido em barris de carvalho americano. Estes barris são novos e são utilizados para amadurecer Jack uma única vez. A experimentação, não o envelhecimento, determina quando o whiskey atingiu a qualidade, o sabor e a cor que se está acostumado a apreciar em Jack Daniel's.


 Fonte de água numa gruta, segredo de todo whisky.


Produção de carvão para filtragem que dá sabor e textura ao whisky.


O precioso líquido em processo de maturação.

 

A destilagem em pleno curso


 A armazenagem em barris de carvalho...


 ...e o apreciado produto final: Jack Daniels !
  

 

O whiskey recebeu numerosas medalhas de ouro em exposições por todo o mundo, começando com a Exposição Mundial de St. Louis, em 1904. Em cada garrafa de Jack Daniel's há uma lista das principais medalhas de ouro conquistadas.
A destilaria foi fundada por Jasper Newton "Jack" Daniel em 1866, a mais antiga registada nos Estados Unidos. É controlada pela companhia Brown-Forman desde 1957.
 
 

PROCESSO DE DESTILAÇÃO

 
O processo envolve gotejar lentamente o uísque novo através de recipientes gigantescos contendo três metros de carvão de bordo bem compactado. Este processo leva dez dias e durante esse tempo o uísque absorve a essência do carvão, refinando a bebida.
Enquanto o uísque amadurece, os barris "respiram". Por causa deste fenómeno, algo em torno de dez por cento do volume de álcool será perdido por evaporação no primeiro ano. A evaporação continua durante os anos seguintes a uma taxa de cinco por cento por barril. Um bom uísque provavelmente perde trinta por cento de seu volume original até ficar pronto para o engarrafamento. 

  

JACK DANIEL’S não é uma simples bebida alcoólica. É como beber-se goles de pura história. O gosto é suave e seco, o cheiro é inconfundível e a garrafa um verdadeiro ícone. Todo o bom apreciador de uísque deve ter pelo menos um JACK DANIEL’S no seu bar, como uma referência de bebida de qualidade. 
 


 

A HISTÓRIA

 
Jasper Newton Daniel, que tinha o apelido de “Jack”, nasceu em 1850, sendo o décimo filho de uma família muito numerosa. Ainda adolescente, aprendeu o processo de destilação e elaboração do uísque com Dan Call, um pastor luterano proprietário de uma destilaria. Dan preparava as bebidas com um sistema que, por meio do carvão vegetal da árvore Maple, levava mais dias para adoçar o uísque. O processo era comum no estado do Tennessee, mas os proprietários ficavam insatisfeitos com a demora e os gastos extras.
 


  

Comprou a destilaria no ano de 1860 com apenas 13 anos de idade. Depressa começou, com a ajuda do seu primo Button, a distribuir uísque em carroças até ao Alabama, onde vendiam a bebida aos homens que lutavam na guerra entre os estados (The War Between the States). Seis anos depois foi o primeiro a registar a sua destilaria, localizada no condado de Moore na cidade rural de Lynchburg, junto do governo americano, criando a mais antiga destilaria registada dos Estados Unidos.
 
 
O produto era vendido em garrafas com tampa de cortiça. Para distinguir os seus uísques dos demais, Jack colocou um rótulo nas suas garrafas, sendo a primeira noticia de publicidade feita por uma destilaria. Durante os anos 1880, a pequena destilaria tornou-se numa das maiores do Tennessee e poderia ter-se tornado ainda maior se não fosse a recusa de Jack em não moer mais de 99 cestos de milho por dia para evitar que o governo mantivesse um fiscal de renda na destilaria. E assim, apenas 8 barris de uísque gotejavam do alambique por dia. Porém, não demorou muito para ver o seu uísque ficar famoso no mundo, ganhando vários prémios internacionais como por exemplo a medalha de ouro na Feira Mundial de Saint Louis, em 1904, competindo contra outros 20 uísques do mundo inteiro.
 
 
 
 
Jack Daniel morreu em 1911 e deixou ao seu sobrinho, Lem Motlow, a destilaria como herança. Devido à lei seca instituída nos Estados Unidos - a lei começou dez anos antes no estado do Tennessee e estendeu-se por mais alguns anos depois de revogada - a destilaria ficou proibida de produzir seu produto. Para não interromper a produção, transferiu a destilaria para as cidades de St. Louis e Birmingham nos primeiros anos da lei seca. Porém, a sua intenção de contornar a lei não teve êxito, pois não contava com as águas da nascente de uma caverna perto de Lynchburg, que faziam do produto um uísque único. A solução foi diversificar os negócios durante o período da proibição, investindo em propriedades e no comércio de mulas. Retomou as actividades em 1938 e produziu o uísque até 1942, quando a destilaria foi proibida pelo governo americano de produzir o produto em virtude da Segunda Guerra Mundial. Quando o governo suspendeu a proibição em 1946, impôs uma cláusula em que a produção só poderia ser feita utilizando grãos de milho de qualidade inferior. Lem Motlow, não querendo baixar a qualidade do uísque, recusou-se a produzir até 1947. Com a sua morte nesse mesmo ano, a destilaria passou para as mãos dos seus quatro filhos, Reagor, Robert, Daniels e Connor.
Os quatros irmãos aumentaram sensivelmente a produção, nunca perdendo a tradicional qualidade do uísque, utilizando o principal slogan feito por Mr. Jack: “Every day we make it, we’ll make it the best we can”. Nos anos 50, o imposto sobre o álcool era altíssimo, eram pagos 10.50 Dólares por barril antes mesmo do uísque ser vendido, levando a destilaria a uma situação difícil. Em 1956, os irmãos resolveram vender o negócio à Brown-Forman Company of Louisville, que manteve a mesma qualidade que fizeram de JACK DANIEL’S tão famoso no mundo até os dias de hoje.
 
 
JOIAS RARAS

Além do tradicional JACK DANIEL’S Old No. 7, a destilaria produz mais 2 tipos de uísques da marca:

 
GENTLEMAN JACK Rare Tennessee Whiskey. Lançado em 1988, utiliza os mais refinados ingredientes naturais na sua fabricação: milho, centeio, malte de cevada e água isenta de ferro. Diferencia-se por ser filtrado duas vezes em carvão: uma antes e outra após o envelhecimento, garantindo assim sua suavidade.
 
JACK DANIELS SINGLE BARREL. Uísque obtido através de um único barril, que normalmente fica no topo da pilha no armazém de envelhecimento, por 8 anos. A sua receita é guardada em segredo pela destilaria. O exclusivo uísque foi lançado oficialmente em 1997

 


 

A GARRAFA


Os coleccionadores perguntam sempre por que o uísque JACK DANIEL’S, fabricado na pequena cidade de Lynchburg (com pouco mais de 400 habitantes), no Tennessee, Estados Unidos, tem a garrafa quadrada. Em 1866, Jack Daniel engarrafou pela primeira vez o seu uísque em jarros de barro com rolhas de cortiça. Para o diferenciar, começou a imprimir seu nome nos recipientes. Em 1870, as garrafas de vidro estavam na moda. Jack seguiu a tendência e começou a fabricar as suas próprias garrafas, modelo padrão, com linhas arredondadas e com o nome da destilaria em relevo no vidro. Em 1895 um vendedor que trabalhava na empresa de vidro Illinois Alton Glass Company mostrou um desenho novo e exclusivo de garrafa: quadrada com o gargalo afinado. Jack Daniel gostou do novo modelo e decidiu que seu uísque especial deveria ser vendido numa garrafa diferente. Desde que foi apresentada, a mais de cem anos, a garrafa quadrada de JACK DANIEL’S tornou-se um símbolo da marca.

O RÓTULO

 
 
Não se sabe ao certo porque no rótulo do uísque JACK DANIEL’S está escrito Old No. 7 Brand. Muitos dizem que o número 7 significa que somente na sétima tentativa de misturas, Jack conseguiu chegar a fórmula de elaboração de seu uísque. Uma lenda conta que ele escreveu o número sete em 7 barris de uísque que acabaram perdidos, com o objectivo de os identificar quando fossem encontrados
 

 Jack Daniel's Visitor Center

Jack Daniel's Visitor Center 

Jack Daniel's Visitor Center 

Vários Rótulos de Jack Daniel's

(clique para aumentar)

 

A DESTILARIA

 

The hills of Lynchburg, Tennessee
 
A destilaria mais antiga dos Estados Unidos está situada nas colinas do Tennessee, encravada na pequena Lynchburg. Neste local pitoresco, Mr. Jack Daniel instalou a sua destilaria em 1866. A maior atracção é a visita aberta ao público, onde é possível fazer uma visita guiada, com duração de 1 hora e 15 minutos aproximadamente, para conhecer a história da marca JACK DANIEL’S através de um completo museu (chamado de Visitor Center, inaugurado em 1999), as principais dependências da destilaria, o processo de fabricação do badalado uísque, além, é claro, de poder comprar lembranças numa loja fantástica.
 

 
O horário das visitas é das 9:00 às 16:30. Para quem não pode ir para Lynchburg, a destilaria dispõe de uma visita virtual bastante realista, inclusive podendo assinar o livro de visitas, que pode ser acessada clicando aqui. Mais de um século depois, cada garrafa de uísque JACK DANIEL’S ainda é fabricada da mesma maneira e no mesmo local.
 

 

  
SLOGANS

There's Nothing Like Jack Daniel's
Old Time Tennessee Whiskey.

Not subject to change.

DADOS DA EMPRESA

 
 
 

A MARCA NO MUNDO


JACK DANIEL’S é o segundo uísque mais vendido no mundo em facturação e volume, estando entre as 10 marcas de destilados que mais crescem globalmente com presença em mais de 130 países.

SABIA QUE?

O processo de fabricação do Jack Daniel's é parecido com o do Bourbon. Porém, a suavização com carvão durante o processo, conhecido como Charcoal Mellow, acaba por o diferenciár. Esta é a razão pela qual colocaram o JACK DANIEL’S numa categoria especial: Tennessee Whisky, diferente de Bourbon, Canadiano, Whisky de Centeio entre outros.

Talvez a maior curiosidade sobre o bom e velho Jack é a inscrição no seu rótulo que diz "The old N° 7 Brand". Existem várias versões sobre esta frase, as mais conhecidas são as que falam que o velho Jack Daniels teve 7 namoradas, outra que o jeito do velho Jack escrever o seu nome parecia o número 7 e uma ainda que reporta que o velho Jack escolheu o número 7 por ser o seu número da sorte porém o verdadeiro significado desta frase foi para o túmulo com o velho Jack.
 
JACK DANIEL’S não vendeu sequer uma garrafa de uísque no Condado de Moore, onde se encontra a sua destilaria, até 1995. Isto porque, desde 1909, o condado tinha uma lei que não permitia a venda de bebidas alcoólicas, que foi revogada somente em 1995. Para cada garrafa do uísque vendida em Moore, a destilaria tem de pagar 3.50 Dólares ao condado.
 
Fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente confirmadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

 

 

 

 

  

 


publicado por Cavalo Alado às 23:05
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps