Segunda-feira, 9 de Novembro de 2009

HONDA GOLDWING 2

 
 
 
 
GL1800 2009
 
 
Para aproveitar todos os recursos tecnológicos oferecidos pela Honda GL 1800 Gold Wing é necessário possuir dois requisitos essenciais; primeiro ter uma conta bem recheada, segundo, ter muita paciência para ler as quase 300 páginas do manual do proprietário e descobrir a função de cada um dos 21 botões e dois selectores que a GoldWing traz distribuídos pelo painel central e pelos laterais, para não falar dos comandos instalados nos punhos. A GL1800 vem equipada com um motor de 1832cc, airbag, travões ABS, piloto automático, suspensão traseira, suspensão traseira ajustável electronicamente e sistema áudio. Com tanta tecnologia torna-se fácil pilotar este monstro, o difícil mesmo é saber para que serve cada botão e… abrir as malas laterais.
O sistema de som vem equipado com 12 canais de rádio AM/FM, pré sintonização, compensador automático de volume e silenciador automático (MUTE). Os comandos estão embutidos na consola do lado direito. Além disso, completam o conjunto seis alto-falantes - quatro na dianteira e dois na parte traseira. Isso sem falar no amplificador que fica na mala esquerda. Ao todo, são 15 botões de controlo de áudio, fora as alavancas de volume e sintonizador de estações, localizados no punho esquerdo.
No conjunto de áudio é possível ajustar graves e agudos e distribuir o som entre os alto-falantes dianteiros e traseiros (FADER). Há até um sistema automático de controle de volume. Ou seja, quanto maior a velocidade, o som acompanhará o ritmo e aumentará automaticamente. Na Gold Wing também há sistema de intercomunicadores, para melhor interface entre piloto e pendura. Porém, para accionar o intercomunicador, o motociclista precisa comprar o kit próprio para os capacetes, rádio-comunicador e antena. No sistema de áudio faltou o CD Player e uma entrada para Ipod/MP3.
 
Suspensão Inteligente
 
Eficiente, o conjunto de suspensão surpreende pela sua maciez e desempenho. Guardadas as devidas proporções, a Gold Wing lembra o comportamento dos Ford Landau, já que roda tranqüila sem saltos e solavancos. Na dianteira o garfo telescópico, com 140 mm de curso e sistema “anti-dive” controla a velocidade de compressão e retorno dos amortecedores, reduzindo o efeito “mergulho”.
Já a traseira, com 105 mm de curso, traz monobraço de alumínio, aliado ao monoamortecedor com sistema Pro-Link, que isola o chassis dos impactos e torções registados durante a pilotagem. A pré-carga da mola da suspensão traseira pode ser ajustada em 26 posições e a capacidade de carga total da Gold Wing, somando piloto, pendura e bagagem é de 190 kg.
Para ajustar a suspensão, a primeira coisa que se deve fazer é apoiar a moto no cavalete central. Depois gire o interruptor de ignição para aposição “ON” ou “ACC”. Em seguida, pressione “DOWN” ou “UP” do interruptor de ajuste da pré carga da mola da suspensão – que fica no painel do lado direito – até a tensão desejada. Detalhe: as informações estarão visíveis no painel de cristais líquidos. Resumindo: o sistema permite uma pilotagem mais confortável, independentemente do peso transportado.
 
Piloto automático e airbag
 
Electrónico e de fácil operação, o piloto automático mantém estável a velocidade da moto. O sistema fica no punho direito e permite ajustar e manter automaticamente qualquer velocidade entre 48 e 161 km/h, seja em quarta ou quinta velocidade. Para accionar o sistema pressione o interruptor principal do controle de cruzeiro. Em seguida acelere até atingir a velocidade desejada e então pressione o interruptor “SET/DECEL”. O indicador de ajuste do controle de cruzeiro acende-se no painel de instrumentos. Um leve toque no interruptor “SET/DECEL” ou “RESUME/ACCEL” pode alterar a velocidade da moto em apenas 1,6 km/h. Para cancelar a operação, basta pressionar o interruptor principal até que o indicador no painel se apague ou, simplesmente, girar o acelerador.
 
 
Considerado hoje um dos principais itens de segurança, a GL 1800 Gold Wing traz o pioneiro e único sistema de airbag para veículos de duas rodas. O airbag desta grande turismo da Honda está posicionado em frente ao condutor. O sistema está ligado a uma central electrónica que é a responsável por analisar os impactos e a desaceleração da moto e determinar se o sistema deve ou não ser accionado.
foto5.jpg image by PinatuboAlém do airbag, o modelo conta ainda com sistema de travagem ABS (Antilock Brake System) e Dual CBS (Combined Brake System), que evitam o bloqueio das rodas e funcionam de forma combinada. O conjunto é formado por dois discos flutuantes de 296 mm na dianteira e 285 mm na traseira, com pinça de três pistões.
Apesar de tanta tecnologia faltou um sistema eléctrico para ajustar a altura do para brisas. Porém o difícil mesmo, sem o manual em mãos, é abrir as malar laterais. Depois de muitas tentativas descobrimos que há alavancas sob o compartimento traseiro. É só puxar a trava para baixo e a mala lateral abre-se.
 
Motorzorro

A GL 1800 Gold Wing está equipada com motor OHC (Over Head Camshaft), de 1.832 cm³, seis cilindros opostos, 12 válvulas (duas por cilindro), que produz uma potência máxima de 118 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 17 kgf.m a 4.000 rpm. Ou seja, uma central de poder pronta para entrar em acção e encarar a estrada, com muita desenvoltura, mesmo com pendura e bagagem. Para maior conforto, a transmissão final é feita por cardã. A capacidade do tanque de combustível é de 25 litros, com mais 4,4 litros de reserva.
Honda GL1800 Gold Wing Foot Rest A Gold Wing conta ainda com um sistema de marcha a trás com accionamento eléctrico, útil em manobras apertadas e em baixa velocidade. Apresentada no Salão Duas Rodas 2005, a Honda GL 1800 Gold Wing 2009 traz como novidade a nova cor azul metálica (a versão prata metálica continuará disponível). Mas não se esqueça: é imprescindível ler atentamente o Manual do Proprietário. Só assim poderá obter o melhor rendimento de seu “brinquedo”.
 
O modelo de 2009 está disponível nas cores azul metálica e prata metálica
FICHA TÉCNICA – Honda GL 1800 Gold Wing
 

MOTOR

OHC, 4 tempos, com 6 cilindros opostos, 12 válvulas (2 por cilindro), arrefecimento a líquido. Capacidade cúbica de 1.832 cm³

POTÊNCIA

118 cv a 5.500 rpm

TORQUE

17 kgm a 4.000 rpm

ALIMENTAÇÃO

Injecção electrónica

CAIXA

Cinco velocidades

TRANSMISSÃO FINAL

Eixo-cardã

ARRANQUE

Eléctrico

RODAS

Dianteira de 18 e traseira de aro 16”, de liga-leve

PNEUS

Dianteiro: 130/70 R18 M/C 63H. Traseiro: 180/60 R16 M/C 74H

CHASSIS

Diamond, em alumínio, sendo a altura do Assento de 740 mm. Altura mínima do Solo de 125 mm. Comprimento de 2.635 mm, largura de 945 mm, altura de 1.455 mm e entre-eixos de 1.690 mm. Peso a seco de 383 kg

DEPÓSITO

25 l (reserva de 4,4 l)

SUSPENSÕES

Dianteira por Garfo telescópico com 140 mm de curso. Suspensão traseira mono amortecida com 105 mm de curso

TRAVÕES

Disco duplo de 296 mm de diâmetro e pinça de três pistões. Travão Traseiro com disco de 285 mm de diâmetro e pinça de três pistões

CORES

Azul metálica e prata metálica

 
 
Honda Gold Wing GL18BM Airbag 2010
 
Nos últimos anos, a Gold Wing deixou de ser apenas uma touring - se é que o termo "apenas" se aplica à maior moto desta classe, a nível mundial - e ganhou novas tecnologias que fazem dela hoje uma referência nesse quesito.
O rádio XM Satellite é um desses recursos. O sistema, uma exclusividade da Honda, permite que o piloto consulte informações em tempo real sobre tráfego (NavTraffic) e clima (NavWeather), alertando o piloto sobre as condições meteorológicas no percurso Da mesma forma, a Gold Wing é a única moto dotada de airbag.
A touring possui quadro de berço duplo em alumínio com suspensão traseira Pro Arm, com amortecimento hidráulico ajustável. Já os travões trazem sistemas antiblocante (ABS) e de travagem combinada (CBS).
Ao todo, a Gold Wing dispõe de 147 litros de capacidades volumétrica para bagagem, distribuídos por um topcase e duas malas laterais. Há até mesmo um sistema de aquecimento, que inclui punhos e bancos aquecidos, além de saídas de ar quente para os pés, que evita que piloto e passageiro sofram com as baixas temperaturas.
O motor de seis cilindros opostos e 118 cv é o mesmo. A sua gestão foi actualizada de forma a garantir um torque ainda mais suave em todas as condições. Como vêm a Golwing continua isolada e sem concorrente à altura que a possa destronar.

 

2010 Honda Gold Wing GL18BM Airbag
2010 Honda Gold Wing GL18BM Airbag

 

2010 Honda Gold Wing GL18BM Airbag
2010 Honda Gold Wing GL18BM Airbag

 

2010 Honda Gold Wing GL18BM Airbag
2010 Honda Gold Wing GL18BM Airbag

 

2010 Honda Gold Wing GL18BM Airbag
2010 Honda Gold Wing GL18BM Airbag
 

AS RIVAIS
BMW KLT 1200
Harley Davidson Ultra Classic Electra Glide
Yamaha Royal Star Venture
2009 Kawasaki Vulcan 1700 Voyager
tags:

publicado por Cavalo Alado às 09:39
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De seguro mota a 29 de Novembro de 2009 às 22:37
é simplesmente o post mais completo sobre esta relíquia queria ver onde estava o fim para colocar um comentário a agradecer o excelente artigo sobre esta senhora mota e nem encontrava o fim.


Comentar post


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps