Sexta-feira, 5 de Novembro de 2010

BUDWEISER 3

UM RÓTULO INCONFUNDIVÉL...

  

(Clique em cima para vêr)

 

1876   1880   1886   1888
 
   
             
1908   1910   1920   1940
 
   
             
1960   1980   1990   2000
     
             

 

...UM NOME POLÉMICO

 

 

 

Duas cervejas diferentes, o mesmo nome. Confusos? É natural. Trata-se de uma batalha legal que tem décadas e que os próprios tribunais sentem dificuldades em ajuizar. De um lado a Budweiser, a cerveja americana mais vendida em todo o mundo, produzida pelo gigante Anheuser-Busch. Do outro, a Budweiser produzida na Repúblia Checa pela Budejovicky Budvar.

A Budweiser norte-americana, também conhecida por Bud, foi criada em 1876 pela empresa Anheuser-Busch, companhia fundada pelo emigrante alemão Adolphus Busch com base numa empresa cervejeira previamente existente em St. Louis que, pela altura da sua aquisição, passava por graves dificuldades financeiras. A Budweiser rapidamente se tornou num sucesso de vendas e em 1901 já se produziam 1 milhão de barris desta cerveja por ano. Actualmente, é a marca de cerveja mais vendida no mundo e uma das mais conhecidas. Tudo isto resultaria numa bonita história de sucesso e de concretização do sonho americano se, a muitas centenas de quilómetros de distância, não existisse uma empresa de cervejas checa que reclama a exclusividade na utilizaçao desse nome.

Para compreendermos um pouco melhor esta situação, temos de voltar vários anos atrás na História. A cidade de Ceske Budejovice, na actual República Checa, foi fundada pelo rei Premsl Otakar II em 1265. Tal como muitas outras cidades da Boémia, foi várias vezes dizimada por saques, pestes e guerras mas, tal como a fénix, renasceu sempre das cinzas. Entre os factos mais importantes da sua história, realce para a permissão real de produzir cerveja, algo que esta cidade tem feito ininterruptamente desde há mais de seis séculos. No entanto, a actual empresa cervejeira só foi fundada em 1895, ou seja, quase 20 anos depois da sua congénere americana. Deve-se contudo realçar que a designação Budweiser seria aplicada às cervejas produzidas naquela cidade desde o século XIV.

Chegamos então ao cerne da questão: duas empresas ambiciosas, com dois produtos similares e que, acima de tudo, têm o mesmo nome. Actualmente, estas questões de designações idênticas e de nomes registados têm originado inúmeros processos judiciais que, muitas vezes, a bem da sua resolução, movimentam milhares de euros em indemnizações ou acordos extra-judiciais. Todavia, o confronto entre estas duas empresas deu-se bem antes da era global que vivemos, mais propriamente no início do século XX. Deste modo, a Budvar checa começou a ser importada para os EUA ainda antes da Proibição sendo que, em sentido inverso, a Bud americana começava a sua conquista mundial e expandia-se para a América do Sul, Canadá e Europa. Para obviar futuros problemas, as duas empresas estabeleceram um acordo em 1911 no qual a Anheuser-Busch concordava em não utilizar a designação Budweiser na Europa, ao mesmo tempo que concedia a expressão "Original" à cerveja checa. Tudo estaria muito bem não fora o grande crescimento da Bud americana e o relativo ocaso da firma checa.

De facto, a II Guerra Mundial, a ocupação nazi e a posterior inclusão da Checoslováquia no bloco comunista, impediram o desenvolvimento natural da Budejovicky que, quase por sorte, não desapareceu por completo. Tal fragilizou a sua posição em futuras negociações, tanto para mais que a Anheuser-Busch se tinha tornado na maior empresa de cervejas do mundo. Deste modo, a Budweiser americana, desrespeitando o acordo previamente assinado, passou a vender a sua cerveja na Europa com a designação Bud ou Budweiser. Mais uma vez, tudo poderia seguir o seu curso normal, não fora a queda do bloco comunista, a Revolução de Veludo e a separação da Checoslováquia em dois países diferentes e soberanos: a Rep. Checa e a Eslováquia. A formação destes países originou fortes movimentos nacionalistas que, como é óbvio, criaram nas populações um sentimento de orgulho e de defesa dos valores e símbolos do país. E, como é fácil de perceber, a marca

Budweiser é um motivo de orgulho para o povo checo. Daí que esta questão sobre a designação Budweiser tenha voltado a florescer no início da década de 90 do século XX.

Inicialmente, a Anheuser-Busch optou por uma situação de negação, isto é, de não existência de qualquer outra marca Budweiser. Tendo falhado esta abordagem, procuraram estabelecer acordos e parcerias. Como todos pareciam desfavoráveis a Budvar checa, esta não os aceitou, o que conduziu à etapa final: dezenas de processos em tribunal, em mais de 80 países. Isto originou situações muito confusas e diversas: a Alemanha e a Suiça obrigaram a Anheuser-Busch a vender a sua cerveja com uma designação diferente; já a Inglaterra reconhece ambas as marcas enquanto que na Irlanda prevalece a marca americana.

 

Recentemente a BUDWEISER ganhou algumas disputas jurídicas para utilização do nome em países como a Suécia. Em 21 dos 25 países da comunidade europeia a empresa tem o direito de utilizar a sua marca, algo que não acontece em Portugal, uma vez que o estado português ganhou junto do Tribunal Europu dos direitos do Homem a acção que cervejeira norte-americana tinha interposto contra si, já que em portugal se encontrava já registada a rival checa. Apesar deste episódio podemos encontrar a autêntica Budweiser no mercado com a designação BUD, distribuida pela Central de Cervejas.

Os últimos episódios passaram-se na Itália, Espanha, Dinamarca e Finlândia, onde decisões dos tribunais deram razão à A-B. Todavia, tal poderá estar a mudar, dada a adesão da Rep. Checa à Comunidade Europeia (CE) e a existência, dentro desta, de designações protegidas, como sejam o presunto de Parma ou o vinho do Porto. Os checos estão a tentar que a CE reconheça o nome Budweiser como um símbolo histórico, cultural e de identidade nacional.

Há, no entanto, uma grande diferença entre as duas empresas. Se a Bud americana pode vender no continente europeu, independentemente das designações que adopte, tal não acontece com a Budvar checa, que está impedida de entrar no mercado dos EUA. Ou melhor, estava. Após uma ausência de mais de 60 anos, os marketeers da empresa descobriram um subterfúgio para vender a Budvar em solo americano: alteraram o nome de Budvar para Czechvar.

 

 

No seguimento desta mudança, seguiu-se uma forte campanha publicitária, onde se utilizaram slogans como "Only the name has been changed to protect the beer" ou "It's really what you think it is". Muitos combates legais se adivinham, umas vezes com vantagem para uma, outras vezes para outra. Mas cada vez mais é perceptível que as pessoas se apercebem que Bud não significa de imediato a Macro Lager produzida pela Anheuser-Busch.

 

Extraido de: http://www.cervejasdomundo.com/Bud_Bud.htm

 

A PRESENÇA NO MUNDO

 

A ANHEUSER-BUSCH possui actualmente 12 grandes cervejarias nos Estados Unidos e mais 15 outras no estrangeiro (14 na China e uma no Reino Unido), comercializando mais de 100 tipos de cervejas e outras bebidas com baixa graduação alcoólica, que são vendidas em mais de 100 países em todo o mundo. A cervejaria é responsável pela produção das duas cervejas mais consumidas do mundo: BUDWEISER e BUD LIGHT. Além disso, mantém 49.2% de participação de mercado nos Estados Unidos, produzindo mais de 11 bilhões de garrafas de cerveja anualmente. A empresa ainda tem forte presença na produção e reciclagem de embalagens.

Desde 1957 é a cerveja mais vendida em todo mundo, sendo reconhecida pela famosa frase “The King of Beers” ("O Rei das Cervejas"). Actualmente a cerveja BUDWEISER é engarrafada em mais de 12 países em todo o mundo como Estados Unidos, Argentina, Canadá, Irlanda, Itália, Japão, Rússia, Coréia do Sul, China e Espanha. A cervejaria Anhauser-Busch produz as marcas de cerveja mais vendidas no mundo, a BUD LIGHT (48 milhões de hectolitros/ano) e a BUDWEISER (39.5 milhões de hectolitros/ano).

 

 

PUBLICIDADE NOTÁVEL

 

A marca BUDWEISER, ao longo de sua história, realizou inesquecíveis campanhas publicitárias que acabaram fazendo parte da cultura americana. Um exemplo foi a campanha publicitária com o slogan “This BUD’S for you” introduzida na década de 70. Outros slogans criativos foram lançados posteriormente e caíram no gosto popular:

 

 This Bud's For You.

 

 

Budweiser. True

 

When you say Budweiser you have said it all

When you say Budweiser, you've said it all.

 

For all you do, this Bud's for you.

 

 

Nothing beats a Bud.

 

old budweiser ads and psoters

Where there's life, there's Bud.

 

 

The Great American Lager. (2008)

 

Always worth it. (2006 – Bud Light)

 

The Genuine Article.

The King of Beers. (1957)

This is Budweiser. This is beer. (2005)

Bring Out Your Best. (1982 – Bud Light)

 

Porém, talvez o slogan mais influente da marca tenha sido “Whassup?” (algo como “O que se passa?” em português), que se transformou num fenómeno da cultura pop global.

 

 

 

Na década de 90, a marca lançou uma série de anúncios, como tentativa de conquistar consumidores mais jovens, onde formigas, sapos e lagartos eram os protagonistas. A propaganda dos sapos, introduzida em meados dos anos 90, ficou marcada por três animais em um brejo, onde cada um pronunciava as sílabas BUD...WEIS...ER, imitando coaxadas.

 

 

 

O anuncio teve um elevado índice de aceitação. Foi uma propaganda inteligente, mas pode ter funcionado contra a força tradicional da marca. Logo depois, em 1998, durante o intervalo do Super Bowl, evento desportivo de maior audiência nos Estados Unidos, a marca introduziu uma dupla cómica de camaleões chamados Louie e Frank.

 

 

 

VISUAL SEMPRE A EVOLUIR


Ao longo dos anos o logotipo da marca, identificado pela sua tradicional “gravatinha vermelha” (Bowtie), sofreu várias alterações.

 

 

 

SABIA QUE?

 

● A ANHEUSER-BUSCH também é responsável pela distribuição de várias cervejas estrangeiras em território americano como a Harbin Lager (China), Tiger Beer (Cingapura), Kirin (Japão), Bass Ale (Inglaterra), Boddington’s, Beck's (Alemanha), Hoegaarden (Bélgica), Leffe (Bélgica), Stella Artois (Bélgica), Löwenbräu (Alemanha), Czechvar (a Budweiser da República Checa), Staropramen (República Checa) e Tennent's Ale (Escócia).

 

● A cerveja BUDWEISER possui um teor alcoólico de 5%, excepto nos estados de Utah, Minnesota e Oklahoma, que devido as leis locais o teor é de apenas 3.2%.

 

● Na sua composição a cerveja BUDWEISER utiliza arroz.

 

 

OS PRESIDENTES

 

 

1860–1880 Eberhard Anheuser (fundador da E. Anheuser & Co.)

 

1880–1913 Adolphus Busch (A emptresa passa a incorporated Anheuser-Busch em 1875)

 

1913–1934 August A. Busch, Sr.

 

1934–1946 Adolphus Busch III

 

1946–1971 August A. "Gussie" Busch, Jr.

 

1971–1974 Richard A. Meyer

 

1974–2002 August A. Busch III

 

2002–2006 Patrick Strokes

 

2006–2008 August A. Busch IV

 

2008–2008 Dave Peacock

 

2008–presente Luiz Fernando Edmond

 

 

 

DADOS DA EMPRESA

 

● Origem: Estados Unidos 

● Fundação: 1860

● Fundador: Ebehard Anheuser

● Sede mundial: St. Louis, Missouri

● Proprietário da marca: AB Imbev 

● Capital aberto: Não (subsidiária)

● Presidente: Carlos Brito

● CEO & Presidente: Dave Peacock 

● Faturação: 16 bilhões de Dólares (estimado)

● Lucro: 1,5 bilhão de Dólares (estimado)

● Valor da marca: 12.252 bilhões de Dólares (2010)

● Cervejarias: 27 

● Presença global: 120 países 

● Presença em Portugal: Sim (com designação BUD, representada pela Central de Cervejas))

● Maiores mercados: Estados Unidos, Canadá e Inglaterra

● Funcionários: 29.000 

● Segmento: Cervejarias

● Principais produtos: Cervejas 

● Principais marcas: Budweiser, Bud Light e Michelob 

● Ícones: A cerveja Budweiser e a águia de seu logotipo 

● Slogan: The Great American Lager.

● Website: http://www.anheuser-busch.com/

 

 

A RELAÇÃO COM AS MOTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 

 


publicado por Cavalo Alado às 19:10
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