Sexta-feira, 22 de Junho de 2007

OS MOTOCICLOS (colecionavél)

Fasciculo 1

RRRRRRR

PRÓLOGO

O Dicionário HACHETTE dá-nos a seguinte definição de motocicleta :

motocicleta s. f.: motociclo equipado com um motor de cilindrada superior a 125 cm3.(Abrev.: moto).

Quanto à etimologia da palavra "ciclo", é a seguinte :

Ciclos do Grego. Cercl

rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

 00092ks6

Figura 1. Teria já o homem das cavernas sentido a necessidade de se deslocar sobre duas rodas!!?

rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

Nesta pequena história dos motociclos podemos considerar três elementos fundamentais.

1-A antecessora da moto é a bicicleta, à qual os inventores tiveram a ideia de adaptar um motor com o objectivo de substituir a tracção humana por um meio mecânico.

2-A palavra motocicleta só surge no ano de 1900.

3-As duas Guerras Mundiais contribuíram fortemente para o desenvolvimento da moto, uma vez que os exércitos a utilizavam como meio de transporte rápido de soldados, abastecimentos e comunicações.

 

A História da Motocicleta, esse estranho objecto semelhante a um centauro, metade Homem, metade aço, tem o seu início em 1885, quando a bicicleta tomou a sua actual forma.

‘’Quem inventou a primeira motocicleta? ‘‘ É uma pergunta simples, mas a sua resposta torna-se mais complicada e para a encontrarmos teremos que recuar quase dois séculos no tempo...

A bicicleta é uma invenção do século XIX que não resulta de cálculos científicos, mas sim de experiências e insucessos. Durante cerca de 90 anos, desde 1810 até 1890 evoluiu-se do celerifero até à bicicleta de roda grande, até se chegar à bicicleta mais ou menos com a forma que hoje conhecemos. Os Motociclos descendem, assim, das bicicletas, às quais foram adaptando motores, nos mais variados sítios, sempre com o mesmo objectivo: tornar mais leve a pedalada...

Nicholaus Otto, que tinha inventado a bicicleta Otto, tinha um assistente, Gottlieb Daimler. Daimler Separou-se de Otto afim de desenvolver o seu próprio motor. Em 1885 construiu uma bicicleta em madeira à qual aplicou o seu motor.

O Motociclo de Daimler possuía duas rodas laterais auxiliares, semelhantes às utilizadas pelas crianças quando iniciam o contacto com as bicicletas. Daimler depressa abandonou este veículo, para se dedicar ao desenvolvimento de automóveis.

No início, os pioneiros do motociclismo, debateram-se com algumas questões de difícil resposta na época; Onde colocar o motor? Quantos cilindros deveriam ter? Deveria trabalhar a dois ou a quatro tempos? Deveria possuir corrente e pedais auxiliares ou abandonar estes últimos?

rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

00093dy8

Figura 2. Todos nós devemos muito a este senhor, o seu nome é Gottlieb Daimler, viveu entre os anos de 1834 e 1890 e... inventou a motocicleta!

rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

Na verdade travou-se um duelo entre os construtores de motociclos e os construtores de automóveis. Os fabricantes de automóveis detinham o domínio sobre os meios de transporte, conjuntamente com o caminho-de-ferro, muitos dos automóveis eram também movidos a vapor, tal como as locomotivas.

Foram os construtores e motociclos que se aventuraram na exploração aérea. Motos e aviões estiveram sempre unidos. Uma mesma forma de estar na vida aproximou estes dois conceitos de locomoção. Sentir o vento na cara e o movimento das coisas em redor não era conseguido pelo uso do automóvel ou do comboio. Não foi por acaso que motos e aviões batiam sucessivos recordes até ao início da Primeira Guerra Mundial.

A Harley-Davidson construiu o seu primeiro motor V-Twin em 1907 e a empresa descrevia-o como capaz de ’’saltar montes’’, como o avião. Para sempre ficou esta metáfora, o motociclo galopa, salta e voa, modificando conceitos sociais seno eleita, muitas vezes, como símbolo de juventude e de irreverência. Os jovens, tal como as motos, gostam de se deslocar mais rápido do que a própria vida, embora nem sempre o façam nas melhores condições de segurança, contribuindo infelizmente, para uma lista de tragédias com consequências irreparáveis. Acima de tudo a condução de um motociclo é um acto de diversão e de paixão, não um momento de risco e de sofrimento.

Se reflectirmos bem, a motocicleta parece o resultado de um exercício mental pouco coerente, já que consegue unir à instabilidade natural de uma bicicleta, a velocidade e potência de um automóvel. Será precisamente isso que a torna tão fascinante e atractiva?

Ao perguntar a um amante das duas rodas quais as primeiras palavras que lhe vêm à cabeça ao ouvir a palavra Moto, a resposta foi esta:

-Vertigem e emoção!

Já se colocarmos a mesma questão a outra pessoa menos interessada neste tipo de transporte ela responde:

-Perigo e insegurança.  

De qualquer dos modos é sempre difícil descrever o que significa para um entusiasta das duas rodas um motociclo, talvez o ditado criado em Inglaterra, nos princípios do século XX, ao despontar a produção em massa de motociclos, ilustre bem tudo o que representa uma Moto:

 

"If there is anything better than a motorbike, God must have kept for him in heaven"

 

(Se existe algo melhor do que a motocicleta, Deus guardou-o para seu uso no céu).

 

Com os progressos da engenharia, fábricas de motos proliferavam por todo o lado. Antes da viragem do século, as inglesas Ariel (1893), Royal Enfield (1898) e Matchless (1899), disputavam o espaço com a belga (?) Sarolea (1898) e as francesas Clement (1898) e Peugeot (1899). Os alemães entram na briga com a NSU (1901), e em 1903 surge a lendária Harley-Davidson, um ícone do motociclismo norte-americano que influenciou muitas gerações de motociclistas.

rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

0009489y

Figura 3. A fábrica de aviões RAP viria a ser uma das fundadoras da Alemã BMW.

rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr


publicado por Cavalo Alado às 21:18
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps