Quarta-feira, 9 de Novembro de 2011

ROUTE 66 (2)

 
 
California Route 66 Arizona Route 66 New Mexico Route 66 Texas Route 66 Oklahoma Route 66 Kansas Route 66 Missouri Route 66 Illinois Route 66
 
 

 

Curiosidades

Um Mundo de Surpresas

 

Route 66 begins in Chicago, IllionoisO Marco-Zero da Rota 66 fica em Chicago, na Lake Shore Drive – LSD com Jackson Street

 

Cadillac Ranch(Quinta dos Cadillacs). Os carros foram parcialmente enterrados, num ângulo exactamente de 50 graus entre os 10 automóveis. Diz-se que seguem o mesmo ângulo de uma pirâmide egípcia.

O Cadillac Ranch é uma escultura criada em 1974 constituido por dez Cadillacs (1949 Cadillac Club Coupe, 1950 Cadillac Series 62 Sedan, 1954 Cadillac Coupe de Ville, 1956 Cadillac Series 62 Sedan, 1957 Cadillac Sedan, 1958 Cadillac Sedan, 1959 Cadillac Coupe, 1960 Cadillac Sedan (Flat top), 1962 Cadillac 4 Window Sedan, 1963 Cadillac Sedan)

 

 

Em Vinhas da Ira, um romance cuja acção decorre nos anos 30, John Steinbeck prestou-lhe um tributo chamando-a de "The Mother Road".

 

Um fenómeno natural ajudou a Rota 66 a ser a forma do Oeste prosperar. Os ventos traziam as terríveis ondas de areia que tudo enterrava, e dizimava casas, quintas e plantações inteiras. As populações do centro dos Estados unidos deslocaram~se então para sul e fixaram-se ao longo do trajecto da Route 66. Este fenómeno foi chamado de Dust Bowl (tempestade de areia).

 

O Dust Bowl

 

Em Oatman, no Arizona, uma cidade que parece ter saído de um filme de Cowboys não se surpreenda se no meio das pessoas vir burros a passear. O nome desta cidade deve-se a Olive Oatman, uma menina raptada por índios Mojave em 1851. Após anos de cativeiro, foi resgatada pelo governo dos Estados Unidos em 1856.  A sua história chamou atenção da imprensa da época que deu amplo destaque ao acontecimento, transformando-a em heroína nacional.

 

   Burros selvagens na cidade de Oatman           Olive Oatman

 

Em Adrian, Texas na fronteira com o Novo México, existe uma placa que divide a Route 66 em duas partes iguais (Mid Point) o ponto geo-matemático com a mesma distância para Oeste e para Leste. São exactamente, 2109 km até Santa Mónica e 2109 até Chicago. Esta placa de boas vindas é um convite para uma paragem obrigatória. Este é um dos cenários mais fotografados de quem faz a totalidade da Route 66.

 

 

Texola no estado de Oklahoma, tem uma cadeia do começo do século passado que é muito pequenina, parece que saiu do Portugal dos Pequenitos. Contudo foi bastante utilizada. Actualmente Texola é considerada uma cidade fantasma (Ghost-Town), todos os edifícios, postos, armazens, lojas foram abandonadas ao longo do tempo, o único habitante vive em frente da cadeia e vende artesanato chapéus.

 

A pequena Cadeia de Texola  Big Cross de Amarillo

 

Amarillo Big Cross é uma cruz enorme implantada à beira da Route 66

 

Meramec Caverns no Missouri, foi por aí que Jesse James e os seus pistoleiros se esconderam da lei.

 

Em Tucumcari no Novo México entre a Route 66 e a First Street existe um posto de combustivéis da Texaco que é o único que se mantém em actividade até hoje, desde a sua abertura.

 

 

Chain Rock Bridge, a única ponte no mundo, que tem estrutura metálica em curva, foi construída sobre o Rio Mississipi em 1927 e actualmente está fechada ao trânsito.

 

 

A última placa de estrada original da Rota 66 estava no centro de Chicago até 17 de Janeiro de 1977, quando foi substituída por um modelo novo. Onde puseram as antigas que eu quero uma!

 

 
 
 

Cafés Bares e Restaurantes

Uma pausa na viagem...

 

O famoso Bagdad Café, na Califórnia, já não se situa no seu sitio original, perto de Bagdad, agora mudou um pouco mais para diante na Route 66. Se o visitar deixe algo pessoal nas paredes e um autocolante nos vidros da entrada. Muitos portugueses já assinalaram a sua presença e aproveite também para tirar uma foto com a proprietária que é natural da Route 66.

 

 

 

A Ann' s Chicken Fry House, na route 66 ao norte de Oklahoma City é um restaurante, especializado em frango frito, onde o ambiente nos transporta de regresso aos anos 50.

 

 

The 66 Diner 

Route 66 Dinner, em Albuquerque, New Mexico, um típico restaurante no estilo "diner" dos anos 50, há desde sandes com batatas fritas e super milk shakes até pratos completos. As empregadas usam roupas tipo anos 50 e estão sempre a mascar pastilha elástica.

 

 

 

 

Em Chicago é obrigatória a visita ao Legend's onde vai encontrar o melhor do Blues de Illinois, vai passar certamente uma noite inesquecível ao mesmo tempo que ganha inspiração para enfrentar a Route 66. O proprietário é o famoso Buddy Guy (os amantes de Blues sabem bem quem é).

 

 

 

 

Chenoa Family Dinner em Chicago, almoce com sabor à Route 66.

 

 

 

 

Lou Mitchell's Restaurant. Lou, pai começou o negócio da família em 1923 que passou de seguida para o seu filho, Lou Mitchell.

As suas famosas omeletas são vendidas para todos os Estados Unidos e deram já a volta ao mundo. Lou Mitchell hoje em dia não é apenas uma empresa de Chicago, internacionalizou-se e é reconhecida pelos melhores críticos gastronómicos do mundo.O Fundador, Lou Mitchell fundou esta casa sobre os princípios da simpatia, hospitalidade e uma constante preocupação com a qualidade e excelência dos seus produtos.

O Restaurante de Chicago fica situado no início da Route 66 na Jackson Boulevard. Dos seus muitos clientes contam-se Presidentes da Republica, Autarcas, Governadores, Senadores, Congressistas, desportistas, artistas, juízes, advogados, clero e estrelas de cinema.

 

 

O Luna Café foi construído em 1924, dois anos antes da abertura da Route 66. Há rumores de ter sido frequentado por gangsters como Al Capone. O Luna funcionava como Café normal no piso térreo mas na cave existia um casino clandestino e no primeiro andar um bordel. O sinal de neon na frontaria, ainda de pé, tem uma cereja que segundo reza a lenda era acesa no caso das meninas estarem disponíveis. O Restaurante no piso do Café era de nível superior e tão caro que a maior parte dos cidadãos honestos não se podia dar ao luxo de aí comer (onde é que eu já vi isto?) Actualmente o Luna é um Bar popular e frequentado por moradores locais. Tem sido feito um esforço para devolver ao velho néon a sua antiga glória.

 

 

Como tantos outros negócios na Route 66, o Rock Café constitui uma referência. Começou por ser um pequeno negócio familiar fundado por Roy Rives que demorou três anos para o construir. A sua peculiar arquitectura foi motivada mais por contingência económicas do que por opção estética. Quando finalmente abriu em Agosto de 1939 encontrou todas as condições para florescer., a Route 66 estava em pleno apogeu com o tráfego a aumentar de dia para dia como consequência da saída da Grande Depressão. Mesmo os anos de racionamento durante a Segunda Guerra Mundial não afectaram o crescimento do negócio. Para isso muito contribuiu a paragem de autocarros que foi instalada junto de si. O seu impressionante néon de estilo modernista de 1940 sobreviveu ao final da Route 66, contudo no final dos anos 80 o Café estava a necessitar de importantes obras de restauro.

Quando os actuais proprietários compraram a propriedade em 1993, as perspectivas não pareciam ser muito favoráveis e pioraram quando em 1999 um furacão devastou a região.

Mantendo o compromisso para com a memória da Mother Road, os proprietários retomaram o negócio e em 2001 o Rock Café conseguiu entrar para o Registo Nacional de Locais Históricos e recebeu ajuda do Programa de Apoio a Preservação de Parques na Route 66. Os fundos recebidos fora gastos numa restauração de fundo do Café. Mesmo os originais telhados em zinco verde foram preservados assim como o néon original. As entradas originais também foram recuperadas e a sala de jantar regressou ao seu estilo antigo. Em 2008 o Café ardeu mas a existência de um bom seguro e o apoio de novo do Fundo permitiram que reabrisse em todo o seu esplendor em 2009.

 

 

O The Big Texan Steak Ranch é um restaurante churrascaria e motel localizado em Amarillo, Texas, Estados Unidos, que abriu em 1960 e se mudou para sua actual localização na Interstate 40, em 1970. Um incêndio em 1976 destruiu as suas antiguidades avaliadas em cerca de 100.000 dólares. Após o restauro reabriu em 1977 com um novo visual.

O seu prato mais famoso é o bife com cerca de dois quilos que pode ser consumido gratuitamente desde que o cliente coma em menos de uma hora o pão com manteiga, a batata cozida, o feijão, um Cocktail de Camarão e salada, e claro o dito bife… se não conseguir realizar a proeza, o cliente terá que despender cerca de 72 dólares pela soberba refeição. Quanto aos verdadeiros heróis que consigam superar o desafio, ficarão com o seu nome gravado numa placa exposta no restaurante, junto com mais cerca de 9000 alarves que já conseguiram tal façanha.

 

 

Os que aceitarem este desafio são obrigados a pagar adiantado e o dinheiro é-lhes devolvido se conseguirem vencer a prova. O Bife é cozinhado a seu gosto e a prova decorre numa mesa colocada em lugar de destaque no centro da sala de refeições.

Este passatempo tornou-se já quase um desporto, com a sua tabela de recordes encabeçada pelo lateiro mor, Joey Chestnut que a 24 de Março de 2008 consegui despachar esta refeição em 8 minutos e 52 segundos, destronando Frank Pastore que mantinha o ceptro de Campeão dos enfardadores desde 1987. Consta que Chesnut ainda pediu uma bifana no final…

Quanto ao recorde não oficial é pertença de um tigre siberiano que despachou o bife em 90 segundos.

 

 

Fundada em 1915, a Fair Oaks Pharmacy é como uma velha loja de nostálgicos gelados e batidos. O termo Pharmacy deve-se provavelmente à quantidade de artigos que aí se podem encontrar, desde fatos de banho, jóias e acessórios de moda e uma variedade de artigos de quiosque.

 

 

Em Gallup visite o famoso restauramnte Earl’s e hospede-se no El Rancho Hotel.

 

Quando Joe Rogers era jovem, provou uma tijela de chili em casa de um amigo e pensou que era um exelente chili. No entanto na sua busac da perfeição foi experimentando diversos ingredientes e fórmulas até encontrar aquilo a que chamou a receita perfeita de chili. Joe quis partilhar a sua descoberta e abriu então a 31 de Dezembro de 1945 o Joe Rogers' "The Den" Chili Parlor cuja sala inicial consistia de onze cadeiras ao balcão. Apesar dos poucos lugares, Joe Rogers não tinha mãos a medir e para satisfazer a clientela começou a encerrar o estabelecimento às 3 da manhã. Era comum os turistas terminarem a noite de Springfileld no Joe Rogers a comer um belo “firebrand”.

O sabor intenso e o característico picante espalharam a fama de Joe pelos quatro cantos do mundo. Talvez o maior segredo do chili do Joe esteja na possibilidade do cliente optar pelo seu chili a seu gosto, podendo escolher entre o mais ou menos picante, mais ou menos quente ou frio, mais ou menos intenso…

O Joe Rogers' "The Den" Chili Parlor instalou-se no local actual em 1997. Também em 2008 o restaurante mudou de donos depois de ter estado nas mãos da familia de Joe Rogers durante 63 anos. Actualmente já não encerra às 3 da madrugada mas a clientela não diminuiu.

 

 
 

Hoteis e Motéis

Repouso ou relax

 

A estrada é o berço do primeiro Motel e do primeiro McDonald's do mundo, e foi cenário de filmes como Easy Rider e Bagdád Café.

 

Twilite Motel Neon Sign

No Twilitte Motel os quartos são asseados e as camas muito confortáveis. O pessoal é  simpático. Apesar de estar situado muto perto de uma linha férrea, as janelas de viro duplo isolam qualquer ruído na perfeição.

 

Em Cuba pode encontrar o Zeno’s Motel and Steakehouse, uma hospedaria ao estilo da Route 66 que tem mais de 40 anos de histórias de hospedagens e está na mesma família desde que abriu.

 

El Vado Motel Neon Sign

O famoso El Vado Motel já viu de tudo! A Route 66 passa em frente deste templo dos motores. O seu bonito e imponente neon já acena aos viajantes há 60 anos! Os eus quartos traduzem bem o espirito desta "Land of Enchantment”. O El Vado está inscrito no Registo Histórico Nacional dos estados Unidos,talvez pelas suas características únicas. Esté é seguramente um dos bons exemplos de um sitio na Route 66 onde se pode sentir o espírito de todos aqueles que já por aqui passaram ao longo de seis décadas.

 

O mais antigo Hotel da Route 66 é o Eagle Hotel em Wilmingtonem Illinois. Este hotel já tinha sido construído antes da estrada e data de 1836. Actualmente encontra-se vazio e a aguardar obras de restauro motivadas por um incêndio em 1990.

 

Blue Swallow Motel Neon Sign

O Blue Swallow Motel em Tucumcari tem um ambiente charmoso, retro, amigável e divertido. O hotel aceita reservas via e-mail e os proprietários, Bill e Terri são extremamente rápidos a responder.

 

 

 Museus na Route 66 

Porque o saber não ocupa lugar

 

The Museum Club Neon Sign

O Museum Clube em Flagstaff, Arizona, um ícone da Route 66, começou como o sonho de infância do taxidermista Eldredge Dean em 1931. Dean começou o seu negócio de taxidermia em 1918. No início dos anos 30 Eldredge viu uma oportunidade, quando comprou um pedaço de terra ao estado, três milhas a leste de Flagstaff na Route 66. Depressa contratou lenhadores desempregados para cortar árvores, transportá-las para a sua propriedade e construir o que ele designou como "a maior cabana do Arizona.", a qual passou a ser a montra para a sua colecção de animais embalsamados onde podemos ver ovelhas com sis pernas e bezerros com duas cabeças e ainda uma fabulosa colecção de espingardas Winchester entre outras armas antigas, trajes índios, objectos do velho oeste nos cerca de 30 000 objectos que Eldredge foi juntando ao longo da vida. Devido à quantidade de animais presentes, a população local apelidou a sua cabana de “O Zoo”. Este é também o palco para muitos dos melhores espectaculos ao vivo de todo o Arizona.

 

Museum Club in Flagstaff Arizona 
 

O Abraham Lincoln Presidential Library and Museum  relata a vida do 16 º presidente dos EUA, Abraham Lincoln, durante a Guerra Civil Americana. Combinando erudição tradicional com técnologia do século 21, o museu continua a figurar como um dos mais visitados. Está localizado em Springfield, Illinois e é gerido pela Historic Preservation Illinois Agency, uma agência do governo do estado de Illinois. Não é associado dos EUA nem faz parte da rede de bibliotecas presidenciais.

 
 

O Lebanon Route 66 Museum está aberto diariamente das 8:00 ás 20:00, de segunda a Quinta-feira e das oito às cinco horas da tarde de sexta e sábado. O Museu está preparado para permitir visitas auto-guiadas. Rxcursões e grupos em motos são sempre bem-vindos, e não há bilhete pago.

 

 

No Shea's Gas Station Museum de Springfield, Illinois, encontrará Bill Shea, que deu o nome a este museu. Um individuo tipo Old School, que lhe contará pessoalmente as histórias do seu vasto acervo de objectos e bombas de gasolina de postos antigos da Route 66. Dê uma contribuição em forma de cortesia que é sempre bem vinda pelo prestativo e devotado proprietário.


 

 

O Baxter Springs Heritage Center & Museum é um marco a não perder da histórica Route 66 em Baxter Springs, Kansas. O museu tem 13.000 metros quadrados de exposições, incluindo a Segunda Guerra Mundial, recriado episódios desde 1870. Tem um carro de bombeiros LaFrance 1926, e seis salas dedicdas à década de 1930. No piso da cave também tem uma sala dedicada ao ano de 1870.

Muito do material que exibe está relacionado com a Guerra Civil, o Fort Blair, e a Batalha de Baxter Springs. Também podemos encontrar um modelo em tamanho real de uma mina de chumbo e zinco. O visitante normal provavelmente irá demorar cerca de uma hora, mas pode-se ficar muito mais tempo dependendo nível de interesse.

 

 

Route 66 Territory Museum - Historia e artefactos da Route 66 em painéis fotográficos e diversa memorablia. 7965 Vineyard Ave. Rancho Cucamonga, California - telefone: 909-948-9166.

 

 
O Elk City national Route 66 Museum utiliza a Route 66 como pretexto para que os visitantes a viajem através de todos os oito estados que a "The Mother Road" atravessa. A viagem começa em Chicago e termina na Califórnia. Murais e cartazes retratam as diferentes epocas da estrada e os lugares interessantes que tornaram a Route 66 tão famosa. À medida que viajamos podem ouvir-se histórias gravadas sobre a estrada, através de cabines de áudio.
 

 

 

Placa indicativa do Route 66 Museum em Victorville - California. A sensação de estar a rodar pela cidade e encontrar indicações sobre a Route 66 é indescritível.

 

 

McDonalds Route 66 Museum - Dois Museus em um! O Primeiro restaurante McDonalds do mundo e um Museu com muitas curiosidades. Na 1398 North "E" Street, San Bernardino, California. Diariamente - Entrada Grátis.

 

 

Em Pontiac, Illinois existe um museu da Route 66 onde vale a pena, ir á parte de trás e fazer uma foto no gigantesco painel que está pintado na fachado do edifício. Garanto que esta será uma foto digna de colocar na sala da sua casa.

 

 

 

O Devils Rope Barbed Wire Museum é um museu localizado em McLean, Texas, EUA. O museu foi inaugurado oficialmente em 1991 e focaliza-se no arame farpado e na sua história. O museu foi pensado para ter a maior coleção de material sobre arame farpado
O Devils Rope Barbed Wire Museum está alojado numa fábrica de cerveja convertida à história de arame farpado, ferramentas e do peças de pecuária. Apresenta exposições e coleções de colecionadores particulares de fios de todos os EUA, uma biblioteca de referência com informações de patentes abrangente para pesquisadores e educadores, uma exposição de tigelas empoeiradas, as amostras de vendedor, arame de guerra, e uma coleção de artefatos dedicado à parte do Texas da Historic Route 66.
 

O Kingman Route 66 Museum é verdadeiramente único na medida em que é um museu de história, abrigado no "coração" do maior troço existente daquilo que foram as 2400 milhas da Route 66.

Está localizados na Rota histórica 66 no centro de Kingman, em frente ao Parque da locomotiva e dum bloco do Museu de História Mohave & Arts. O Kingman Route 66 Museum mostra a evolução histórica das viagens ao longo do paralelo 35, que se tornou na Route 66. Nas paredes podem ver-se, fotos e em tamanho real dioramas sobre cada um dos grupos que viajaram na estrda que veio a ficar conhecida como a estrada da mãe.

 

 
tags:

publicado por Cavalo Alado às 00:32
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps