Quarta-feira, 27 de Junho de 2007

Cabrito Assado no Forno

 

O Cavalo Alado é um Blog dedicado fundamentalmente ao Motociclismo e aos motociclistas, todavia e porque nem só de motos vive o homem, entendeu-se por bem iniciar aqui uma rubrica dedicada aos prazeres da mesa…

Claro que enquanto homens e mulheres ligados ao mundo das motos, estamos habituados e moldámos o nosso espírito para enfrentar as mais variadas adversidades, uma delas a frugalidade alimentar. Contudo, tenho reparado que em todos os jantares e almoços realizados por motociclistas vai imperando o bom gosto, requinte e uma refinado e atento sentido crítico sobre aquilo que se coloca sobre a mesa. Por isso, e também com o objectivo de localizar gastronomicamente os companheiros de paladar mais requintado, tentaremos sempre que possível enquadrar a gastronomia com os locais por onde vamos passar. Desta forma a região onde se inicia este roteiro é o Ribatejo, mais precisamente a Freguesia de Riachos, no Concelho de Torres Novas e onde se realizará no próximo fim-de-semana a 11ª Concentração Motard dos “Tesos do Ribatejo”

 c

Boas Curvas e…Bom Apetite!!

c

Local: Riachos

Município: Torres Novas

Distrito: Santarém

Província: Ribatejo

c

Brasão da freguesia de Riachos

 

Armas - Escudo de prata, aspa de coticas ondadas de azul, acompanhada em chefe de uma cruz solta de vermelho, maçanetada de doze bolotas de ouro com os casculhos de verde (cruz de Santo António), nos flancos de duas chavelhas de ouro e em contrachefe de três ramos de oliveira de verde, frutados de negro e atados de vermelho. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ VILA DE RIACHOS “.

C

RIBATEJO

C

Região do centro de Portugal que abrange os terrenos da bacia do Tejo, entre Abrantes e o começo do Mar da Palha, abrangendo 17 dos 21 concelhos do distrito de Santarém e 3 dos 14 do distrito de Lisboa. Abrange os concelhos de: Abrantes, Alcanena, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Mação, Ourém, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

C

"Terra mãe dos melhores solos agrícolas de Portugal, o Ribatejo tem à mão uma variedade infindável de produtos agro-alimentares que proporcionam uma gastronomia rica, farta e diferenciada. E, uma história, secular, no tocante à vitivinicultura. Génio humano, sim, embora fruto, igualmente, de fertilíssimos terrenos que determinam algumas das superiores manchas vitícolas nacionais. Hoje, secundando a grandeza de outrora, primando pela qualidade na casta e na tecnologia. Vinho, razão de ser agrícola, industrial e cultural de toda uma região. Aliás, de uma nação".

d

MENU

 

Cabrito Assado, Migas à Pescador, Pastéis de Feijão, Broas de Mel e Amêndoa,Bolo de Cabeça, Figos de Torres Novas.

d

RECEITA

 

Receita de Cabrito Assado

 

Ingredientes (6 a 8 pessoas)

  • 1 cabrito de 3Kg
  • 200g de chouriço de carne
  • 150g de toucinho gordo
  • 3 dentes de alho
  • 3 cebolas médias
  • 2 malaguetas de piripiri
  • 1 ramo de salsa
  • 1 colher de sopa de colorau
  • 2,5 dl de vinho branco
  • sal  

Pica-se a cebola muito fina ou passa-se pela máquina juntamente com o chouriço, o toucinho, os dentes de alho, o piripiri e a salsa. Mistura-se tudo com o vinho branco, o colorau e um pouco de sal. Barra-se o cabrito interior e exteriormente com esta papa e deixa-se ficar assim durante algumas horas.

Em seguida, leva-se a assar em forno moderadamente quente, de onde se retira de vez em quando para o expôr a uma corrente de ar e o regar com o molho que se vai formando.
Acompanha-se com batatas que se assam ao mesmo tempo que o cabrito.
Se for necessário junta-se um pouco mais de vinho branco.

 

Variante: na Azinhaga acompanham o cabrito com batatas de rebolão.

 

in Maria de Lurdes Modesto, "Cozinha Tradicional Portuguesa"

 

 

 

 

  

 

VINHO

Serradayres Reserva
2004 Ribatejo D.O.C. vinho tinto

0009sxh6

c

Aspecto límpido, côr rubi brilhante, aroma complexo com toque a baunilha bem interligado com aromas de frutos vermelhos maduros.

 

Vinho tinto seco, encorpado, guloso, apresentando-se na boca macio, fácil de beber, elegante e com final prolongado e persistente.

 

Servir à temperatura de 16º a 18ºC, num copo largo de vidro fino.

Melhora se for decantado antes de servir.

d

d

RESTAURANTES

 

Ritonicho
Nicho - Riachos
049-22774

 

Tertúlia O Pescador
R. do Ribeiro, 25 - Riachos
049-829290

 

Adega do Ti João
Riachos
049-829469

 

Pilricho
Entre Poços - Riachos
049-829666

 

 

Bom apetite! mas se conduzir...já sabe...

 


publicado por Cavalo Alado às 20:27
link do post | comentar | favorito

Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30