Sexta-feira, 13 de Julho de 2007

OUVIR…EM FARO

Faro 2007 - INFO

000a62ch

000a62ch

Joe Cocker

 

000a62ch

Joe Cocker é um cantor britânico de música pop que iniciou a sua carreira musical na sua cidade natal na Inglaterra, aos quinze anos de idade, a sua primeira banda foram os Avengers (sob o nome artístico de Vance Arnold), depois Big Blues (1963) e então a Grease Band (a partir de 1966). Em 1969 foi a estrela convidada do programa The Ed Sullivan Show.

O seu primeiro grande sucesso foi com "With a Little Help from My Friends", uma versão de uma música dos Beatles gravada com o guitarrista Jimmy Page. No mesmo ano apareceu no Festival de Woodstock. Coker ainda conseguiu mais alguns tops com "She Came Through the Bathroom" (outra versão de uma música dos Beatles), Cry Me a River" e "Feelin Alright". Em 1970 a sua versão ao vivo do sucesso "The Letter" dos Box Tops, lançado na compilação Mad Dogs & Englishmen tornou-se a sua primeira canção a entrar no Top Ten americano.

Nos seus espéctaculos Cocker exibia uma intensidade física incrível enquanto cantava, e sua presença no palco era frequentemente parodiada por John Belushi (houve até mesmo um dueto improvável quando Joe foi convidado especial do Saturday Night Live.)

No começo dos anos 70 teve problemas com drogas e álcool que acabaram por atrapalhar a sua carreira. Conseguiu, no entanto, recuperar-se e retornar nos anos 80, conseguindo alcançar grande sucesso até os anos 90 com as canções "Up Where We Belong", "You Are So Beatiful", "When The Night Comes" e "Unchain My Heart".

 

 

Rui Veloso

 

000a62ch

Rui Manuel Gaudêncio Veloso, embora nascido em Lisboa o cantor muda-se para o Porto com apenas três meses. É um cantor, compositor e guitarrista português. Considerado por muitos como o pai do rock português, movimento musical surgido no início da década de 80, foi como intérprete de blues que começou a sua carreira numa banda de garagem chamada Magara Blues.

Toca harmónica desde os 6 anos. Diz-se apreciador de B.B. King e Eric Clapton, entre outros nomes consagrados. Actuou por duas vezes com o primeiro no Coliseu do Porto e no de Lisboa, em concertos aplaudidos pela crítica. É reconhecido internacionalmente como o mais autêntico bluesman português.

A sua obra é notável e foi já reconhecida pelo Estado Português na figura do então Presidente da República, o dr. Mário Soares, que lhe atribuiu a Grã-Cruz da Ordem do Infante. É o segundo nome da música portuguesa que mais páginas tem destinadas na "Enciclopédia da Música Portuguesa", só ultrapassado por Amália Rodrigues.

É responsável por muitas das canções que fazem parte das lembranças de cada português como Chico Fininho, Porto Sentido, Não Há Estrelas No Céu, Sei de Uma Camponesa, A Paixão (Segundo Nicolau da Viola) entre tantos outros êxitos.

Integrou o agrupamento Rio Grande, em 1996, formado por Tim (Xutos & Pontapés), João Gil (Ala dos Namorados), Jorge Palma e Vitorino, num estilo de música popular com influências alentejanas que alcançou uma considerável popularidade, gravando dois CDs: originais em 1996 e ao vivo em 1998. Mais tarde, em 2003 a mesma formação voltou a juntar-se, mas desta vez o projecto chamar-se-ia Cabeças no Ar e o estilo abandonaria o do primeiro para dar lugar a canções nostálgicas que remontam aos tempos da escola. Dali houve lugar a sucessos aclamados pelo público e que hoje Rui Veloso não deixa de cantar nos seus concertos, como é o caso de O Primeiro Beijo.

Em 2 de Junho de 2006 actuou no Rock in Rio em Lisboa, precedendo os concertos de Carlos Santana e de Roger Waters.

Ainda em 2006 cumpre os 25 Anos de Carreira, ocasião que brinda com três concertos, dois no Coliseu do Porto e um no Pavilhão Atlântico. Concerto em que apresentou novos e velhos êxitos de "cara lavada". Concertos que levam o público à apoteose total.

Recentemente cumpriu o sonho de abrir a sua própria editora o Estúdio de Vale de Lobos.

 

 

Pat Savage

 

000a62ch

Trata-se de um projecto bem conhecido do mundo das duas rodas. Em 2006 iniciou um périplo por toda a Europa que a levou a actuar nos mais famosos eventos motociclisticos, tais como:  O 4º Spirit Bike Week no Luxemburgo, HDC Super Rally 2006 na Noruega, Rally Nacional HOG da Noruega, Festa HOG do Oeste Selvagem na Polónia, HDC Arnhem Rally Day,

 Norwegian National, HOG Alpes Cucaracha Run, HOG Bergen Bike Week na Noruega e em muitos outros eventos promovidos pelo HOG e HDC.

Desta Feita chega a vez de ser Faro o local escolhido para receber este grupo dedicado à Musica Biker.

 

 

Os Orishas

 

000a62ch

Orishas é um grupo de rap originário de Cuba. Suas músicas retratam os problemas das periferias de Havana. É muito popular na Europa e na América Latina. Os membros do grupo, Yotuel, Flaco-Pro, Roldan e Ruzzo, conheceram-se em Paris e fundaram a banda, que sofreu influências do hip-hop e de ritmos cubanos e latinos. Integraram a banda sonora do filme "Dirty Dancing" com o single "Represent Cuba" ao qual juntaram a participação especial de Heather Headley. Actualmente contam com 4 álbuns:

 

- A Lo Cubano (1999)

- Emigrante (2002)

- El Kilo (2005)

- Antidiótico (2007)

 

O nome "Orishas" é uma alusão à crença dos integrantes nos orichás, entidades tidas como divindades pelos praticantes do candomblé e outras denominações de origem africanas. Isso é evidenciado em algumas de suas letras como "Nací Orichas" e "Canto Para Elewa y Changó".

Actualmente a banda não conta com Flaco-Pro, sendo apenas constituida pelos restantes 3 elementos.

 

 

Blasted Mechanism

000a62ch

 

000a62ch

Os Blasted Mechanism são uma banda portuguesa de rock alternativo, composta pelos membros Karkov (voz), Valdjiu (bambuleco, kalachakra), Ary (baixo electrico), Fred Stone (bateria), Winga (percursão) e Zymon (guitarra, cítara, teclas). Embora centrada no rock, a sua música recorre a vários elementos electrónicos. A banda foi formada em 1996 e ficou conhecida por se disfarçarem de extraterrestres nas suas actuações ao vivo.

Os Blasted Mechanism não foram “criados”, mas “inventados” em 1994, como uma banda diferente do espectro musical Português – a música era (como ainda é) o veículo principal, mas, imagem e atitude têm sido os factores favoritos de um projecto artístico que se autodefine como música do mundo tocada por seres de outro mundo. A imagem forte e extravagante, o conceito artístico e musical vincado e a proximidade ideológica com a vasta cultura oriental foram fundidas num caldeirão que atraiu e fidelizou público para os Blasted Mechanism. Se não são a melhor banda, com mais fãs, são, de certeza, a mais original dos últimos anos e chegam agora com o terceiro trabalho, «Avatara», celebrando mais de uma década de existência do “mais incrível projecto que já pisou os palcos portugueses”.

 

 

Forever KISS

 

000a62ch

Banda de origem Húngara, formada por Zoltán Váry no papel de Starchild (Paul Stanley), Pocky The Demon (Gene Simmons), "Space Ace" Zoltán Maróthy assume a imagem de Ace Frehley, no papel de "Catman" Tobola Csaba. Estes quatro músicos começaram por tocar por prazer a música dos seus ídolos, os “KISS”. O seu primeiro concerto deu-se no E-Klub em Budapeste. O seu sucesso nunca mais parou e são hoje uma banda internacional de peso. No inicio este grupo apresentava-se em palco apenas com metade da cara pintada ao jeito dos “KISS”, numa homenagem a esta banda de culto. Esta característica fazia com que as suas identidades pessoais fossem levadas a palco. Actualmente actuam com as pinturas da banda de origem, tal é a semelhança com o grupo original. Uma banda pouco conhecida, de facto, mas que promete aquecer uma noite em Faro!

 

 

Tocá Rufar

 

Orquestra de Percussão Tocá Rufar Galeria

000a62ch

No ano em que comemoram dez anos de existência, os Tocá Rufar – projecto social e artístico que visa o apoio a crianças em risco – inauguraram uma nova extensão no problemático bairro do Vale da Amoreira. O mentor Rui Júnior sonha com uma fundação que possa servir de tecto, escola e família.

 

http://www.tocarufar.com/exposicao/imprensa.php

 

 

O Tocá Rufar nasceu em 1996 a partir de um convite da Expo’98 dirigido a Rui Júnior para a concepção de um espectáculo de percussão baseado na rítmica tradicional Portuguesa que conseguiu emocionar um público de muitos milhares de pessoas. Ao seu criador juntam-se Mário Santos, Fernando Molina e Sandra Guerreiro que constituem o âmago do Projecto.

Dada a importância que adquiriu ao assumir-se como um projecto sem fins lucrativos e de inegável valor educativo foi-lhe atribuído pelo Ministério da Cultura o Estatuto de Projecto de Interesse Cultural e o mesmo foi escolhido para representar Lisboa no encontro das Cidades Educadoras em 1999 e galardoado com o prémio de Qualidade pelo Programa Educativo Nacional em 2001.

Em 1999 constitui-se como Associação – A.D.A.T. – Associação dos Amigos do Tocá Rufar devido à necessidade de disponibilizar aos inúmeros interessados a possibilidade de formação artística. Continuando até hoje a desenvolver o potencial artístico dos jovens inscritos, a A.D.A.T extravasa o seu propósito inicial como Associação, respondendo por uma orquestra de percussão, uma companhia de música e pelo desenvolvimento de oficinas de percussão em todo o país continuando a atrair crianças, jovens e adultos, realizando parcerias com diversas instituições públicas e privadas, companhias profissionais, artistas, grupos comunitários, crianças com necessidades especiais e escolas oficiais.

O inegável impacto que este Projecto tem tido a nível Nacional, com o nascimento de mais de 15 orquestras similares, levou à sua projecção a nível internacional tendo sido agraciado com o Visiting Arts and Calouste Gulbenkian Foundation’s Portuguese Performing Arts Awards em 2003, realizando intercâmbios juvenis e participando em inúmeros seminários e encontros internacionais. O seu reconhecimento a nível internacional passa igualmente por actuações e representações em países como a Alemanha, Brasil, Coreia do Sul, Espanha, E.U.A., França, Japão, Macau (China) e Reino Unido.

 O interesse pedagógico e cultural do Projecto Tocá Rufar revê-se igualmente nas oficinas de percussão ministradas a nível nacional e internacional e suportadas por uma estrutura quase auto-suficiente mas que já criou estruturas sólidas de ensino e divulgação da percussão portuguesa.

 O trabalho intenso, a disciplina e a motivação têm garantido a continuidade e o sucesso do Tocá Rufar uma vez que não existe qualquer tipo de apoio institucional salvo os Protocolos assinados com as Autarquias do Seixal e do Fundão para a realização regular de oficinas. A sustentação do Projecto assenta nas actuações da Orquestra e da Companhia de Música através da crescente notoriedade, mérito e consequente solicitação. Envolve uma equipa profissional e motivada de 10 elementos na gestão do Projecto, uma Orquestra de aproximadamente 150 elementos participantes e a Companhia de Música com 12 elementos activos.

 A manifesta simpatia que o Projecto despoleta tem levado à realização de reportagens de interesse cultural e pedagógico bem como à escolha do mesmo para a realização de estudos sociológicos e teses de mestrado em diversas áreas académicas.

Actualmente o Tocá Rufar conta com mais de 8000 associados das mais diversas áreas sociais, culturais e étnicas, realizou perto de 4000 oficinas de percussão e um número superior a 700 actuações. O motor do projecto é pois, uma ideologia baseada nos valores sociais de respeito pelo próximo que conduz inevitavelmente a uma melhor cidadania.

A Orquestra tem sido constantemente solicitada a colaborar com artistas, grupos e entidades de renome das mais diversas áreas musicais como Gilberto Gil, Fafá de Belém; na ante estreia dos ’Stomp’ no CCB; na gravação ao vivo do CD ‘Dança Chamas’ dos Gaiteiros de Lisboa; com José Mário Branco e Amélia Muge no espectáculo ‘Margens da Alegria’. Na área do bailado saliente-se a colaboração com o Ballet Gulbenkian interpretando ao vivo a peça ‘See Under X’ em estreia mundial (Portugal e E.U.A.).

 E o Tocá Rufar não deixa de olhar o futuro e de dar passos, pequenos mas seguros, para a criação de uma fundação com ensino profissional e de qualidade onde se valorize o crescimento de cada individuo para se tornar mais flexível, aberto e criativo num equilíbrio entre segurança e desafio, criando a consciência e o apreço pela diversidade cultural e individual.

 

http://www.tocarufar.com/espectaculos/orquestra/bio.php

000a62ch

000a62ch

Urbe

000a62ch

tags:

publicado por Cavalo Alado às 20:33
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps