Quinta-feira, 6 de Setembro de 2007

Pré Pagamento em Gasolineiras

000cbqf4

O Cavalo Alado garante que este post foi devidamente pré-pago antes de ser públicado

O assunto que me leva a escrever estas linhas é já sobejamente conhecido de muitos, e prende-se precisamente com a exigência que algumas gasolineiras impõem aos motociclistas em que seja feito pré pagamento. A ideia de pagar antes ou depois é no fundo irrelevante em termos de beneficio ou prejuízo para o cliente, só que no nosso caso é sempre difícil controlar que quantidade de combustível que colocamos no depósito. Se faltar um pouco vemo-nos obrigados a parar mais depressa noutra bomba e repetir o ritual, se sobrar o que fazemos ao resto? Será que nos devolvem a diferença? isso é óptimo, pois assim vou passar a pré pagar 50 euros de combustível e como não cabem no depósito peço o reembolso de seguida, só para xatear, eh eh! pelo menos numa marca que eu cá sei.

Desde que me lembro sempre foi minha prática encostar a moto à bomba, desligar o motor, tirar o capacete e luvas, dirigir-me à caixa e perguntar se se pode atestar. Nunca recebi de qualquer funcionário, gerente ou empregado de estação de serviço qualquer entrave ao solicitado, chegando por vezes a notar algum ar de surpresa em determinados postos quando sigo esta prática. Ontem mesmo (dia 4), quando regressava a casa ao fim de quatros dias a rodar por terras do Oeste e de quase 1000 km percorridos, já a uns escassos 40 km de casa, resolvi parar na estação de serviço Elf TOTAL da Covilhã na A 23 e desta feita não segui esta prática, optando logo por atestar o depósito, desviar a moto e ficar um pouco por ali a descansar, pelo menos pensava eu...

O insólito acontece com uma chamada de atenção ao funcionário de serviço para a ausência de gasolina na bomba, ao que me foi respondido que era necessário fazer o "famoso pré-pagamento". Já com a carteira na mão para fazer o dito cujo, ousei perguntar se a bizarra prática se aplicava apenas a motociclistas, pois verifiquei que aos automobilistas não lhe era exigida a mesma distinção. A resposta...já adivinham, foi que sim senhor, só era aplicada esta regra aos motociclistas. Agradeci na mesma desisti de abastecer e abandonei o local. lamentando que no nosso país e numa das mais concorridas vias PÚBLICAS do mesmo, se tenha instalado com o beneplácito Governamental uma entidade que em vez de cumprir com os propósitos a que se destina e que é o de fornecer serviços com qualidade a TODOS os condutores que ai se desloquem, aproveita a situação privilegiada em que se encontra para fazer negócio e apenas isso, impondo a quem bem entende e como bem entende como deve faze-lo. Ora como desde pequenino que sou português e com muito orgulho, e penso viver num estado de direito democrático, onde ainda há leis do Estado as quais são para cumprir, quer se goste ou não, resolvi indagar sobre a legitimidade deste senhores que ganham a vida à beira das estradas, para o acto que praticaram. Sei que quanto a mim não me voltam a apanhar por lá tão cedo nem voltarei a adquirir produtos destas marcas, afinal se não precisam de mim para abastecer, também me dispensarão o fornecimento de outros produtos, quer para a moto, quer para o carro.

Quanto a vós, façam como entenderem, mas para que conste aqui vos deixo um texto extraído do fórum dos Star Raiders Portugal em:

http://www.makephpbb.com/phpbb/viewtopic.php?mforum=starridersportu&p=42647

Para que fique claro, aqui fica o que deve ser redigido no livro de reclamações caso se sinta lesado:

Aconselho a imprimir em tamanho pequeno e ter o texto na carteira de documentos.·

Artigo 13º da Constituição da Republica Portuguesa - estabelece que todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei não podendo ninguém ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito.

Artigo 60º da Constituição da Republica Portuguesa – direitos do consumidor – Os cidadãos têm direito à qualidade dos bens e serviços consumidos, e sobretudo à protecção dos seus interesses económicos (que estão em risco com o pré-pagamento).


Lei da Defesa do Consumidor (lei 24/96 de 31 de Julho) Artº 3, alínea a)
Que defende igualmente o direito do consumidor à qualidade dos bens e serviços.

Decreto lei 370/93 de 29 de Outubro, artigo primeiro

"É proibido ao mesmo agente económico praticar preços ou condições de venda discriminatórias relativamente a prestações equivalentes, nomeadamente quando tal prática se traduza na aplicação de diferentes prazos de execução das encomendas ou de diferentes modalidades de embalamento, entrega, transporte e pagamento, não justificadas por diferenças correspondentes no custo de fornecimento ou do serviço".

A colocação de um cartaz, pré-pagamento a motos, ou o anúncio ao som da mesma norma, pode configurar crime se interpretado como uma difamação, ou seja, estarem a chamar-nos

ladrões, ofensa à nossa honra e consideração:

Artigo 180º do Código Penal

Difamação: punível com pena de prisão até 6 meses ou pena de multa até 240 dias.

Já agora um conselho "amigo" a alguns proprietários de gasolineiras; leiam mais jornais em vez de passarem a vida a escrever cartazes idiotas:

2007-08-24


Combustíveis: Abastecimentos não pagos

Postos perdem milhões

Todos os meses, os postos de combustível perdem uma média de 440 mil euros em abastecimentos não pagos. Esta é a estimativa do presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC). Augusto Cymbron disse ao Correio da Manhã que o abastecimento e fuga causa, em cada uma das 2200 bombas de gasolina, um prejuízo de cerca de 200 euros por mês.

Ao fim de um ano, o conjunto dos postos de gasolina perde mais de 5,2 milhões de euros. Prejuízo que é descontado directamente nas contas de cada estação de serviço e ao qual se junta o agravamento dos prémios de seguros decorrente da participação de assaltos e actos de vandalismo.

Para aumentar a segurança nestes locais, o Ministério da Administração Interna (MAI) e a ANAREC desenvolveram o programa Abastecimento Seguro, que, no próximo mês de Setembro, entrará na sua segunda fase. Depois de um projecto-piloto em dez postos de combustível espalhados pelo País, este programa será agora alargado a outros cem postos.

O sistema funciona como detector de alarme que, após accionado pelo funcionário, emite um sinal para a central da polícia. A partir desse momento, os agentes da PSP e GNR sabem que houve um assalto naquele local e podem ouvir o que está a acontecer.

“Este programa é um primo do Táxi Seguro”, explicou ao CM o secretário de Estado adjunto e da Administração Interna, José Magalhães.

O equipamento, opcional e pago pelo proprietário do posto, custa cerca de 600 euros. Além da instalação do detector de alarme, o programa ‘Abastecimento Seguro’ conta com formação de pessoal e reforço das condições de segurança. “O novo sistema vai tornar a identificação e detenção dos assaltantes mais rápida”, concluiu Augusto Cymbron.

"HOUVE MENOS ROUBOS"

Desde o início do ano registaram-se 106 “episódios críticos”, que vão desde os assaltos à mão armada até aos pequenos furtos. Os dados são de José Magalhães, secretário de Estado adjunto e da Administração Interna. “Houve menos roubos neste ano”, concluiu o governante, que, por isso, “quer continuar a lutar contra estes crimes”. Com o programa Abastecimento Seguro “vamos lançar a todos os que querem roubar a ideia de que esse gesto terá consequências rápidas e eficazes”, explicou José Magalhães.

O secretário de Estado, que ontem reuniu com a ANAREC para avaliar os progressos do projecto-piloto do programa de segurança para as gasolineiras, mostrou-se confiante quanto ao plano. “Os testes correram bem, com todos os postos de abastecimento satisfeitos com este sistema”, disse.

Quanto ao futuro, José Magalhães explicou: “Vamos continuar a alargar o projecto. Agora a cem postos e depois mais cem”, sendo o objectivo chegar, pelo menos, aos mil. “Mesmo sendo um instrumento opcional, mais vale gastar 600 euros a ser vítima de violência”, concluiu.

SAIBA MAIS

200 000 automobilistas portugueses preferem abastecer em Espanha, onde tanto a gasolina como o gasóleo são mais baratos.

4,2% Foi quanto caiu o consumo de combustíveis em Portugal entre 2005 e 2006. A gasolina sem chumbo de 98 octanas, por ser a mais cara, foi a que mais sofreu com esta quebra.

TAXAS

A rede de estradas nacionais vai passar a ser financiada por uma nova taxa sobre os combustíveis – 6,4 cêntimos por cada litro de gasolina e 8,6 cêntimos por cada litro de gasóleo.

IMPOSTO

O único imposto que o Governo pondera aumentar em 2008 é o Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos. Este ano o ISP deve render ao Estado 3,3 mil milhões de euros

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=255155&idselect=11&idCanal=11&p=200


publicado por Cavalo Alado às 00:03
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Detector de alarme a 13 de Maio de 2008 às 15:39
Todas as iniciativas para melhorar a segurança nos podtos de combustíveis, seja com detector de alarme, camaras de video, ou outras soluções, são sempre benvindas.


Comentar post


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps