Segunda-feira, 10 de Setembro de 2007

ENTRONCAMENTO

Desta vez o Moto Clube eleito para figurar nesta rúbrica são os Fenómenos, sediados no Concelho do Entroncamento, os quais irão organizar pela 3ª vez a sua Concentração durante os dias 14, 15 e 16 de Setembro. A envolvente do Parque de lazer do Bonito, será assim mais uma vez o palco escolhido para a realização deste evento, o que já por si constitui uma mais valia para o sucesso previsivél desta concentração. A todos os que se desloquem ao Entroncamento desejos de boas curvas...aos Fenómenos votos de muito exito para a realização da vossa 3ª Concentração de Motos!!

 

 

ENTRONCAMENTO

Imagem:ENT1.png

Actividades económicas: Comércio, construção civil, transportes, transformação de mármores, mobiliário, cerâmica e serviços

Património: Igreja matriz, mirante e coreto do jardim, capela de S. João, Igreja de N. Sra. de Fátima, Chafariz do Largo das Vaginhas, edifício da Escola do Bairro Camões, locomotivas a vapor, cruzeiro no Largo da Igreja e Chafariz no Largo do Ti Alfredo


Outros Locais: Jardim da zona verde, Albufeira de Banito, piscinas municipais e Jardim José Pereira Caldas

Artesanato: Painéis de azulejo, louças decorativas, miniaturas em madeira, bonecas de trapos, trabalhos em estanho, bordados, violas, guitarras e cavaquinhos, vitrais, bonecos pintados à mão e trabalhos em ferro forjado

CARACTERIZAÇÃO

O Entroncamento é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e subregião do Médio Tejo. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.

É sede do segundo mais pequeno município do País, com apenas 13,71 km² de área e 18 173 habitantes (2001), o que corresponde a uma densidade demográfica de 1 325,6 h/km². O município é limitado a leste pelos municípios de Vila Nova da Barquinha e Golegã, e a sul, oeste e norte por Torres Novas.

O Entroncamento tem três oragos padroeiros: a Sagrada Família, São João Baptista e Nossa Senhora de Fátima.

HISTÓRIA

O Entroncamento deve o seu nome ao facto de aqui entroncarem duas linhas de comboio: a que liga Lisboa ao Porto, e a que liga a Linha do Norte a Espanha. O que antes era um espaço ermo desenvolveu-se, em grande medida, devido à passagem do comboio. Dessa forma, o Entroncamento acabou por se tornar uma freguesia autónoma, sendo desanexada de Vila Nova da Barquinha em 24

de Agosto de 1926. Mais tarde (24 de Novembro de 1945), devido ao continuado progresso aí verificado, foi elevado a vila e tornou-se, ele mesmo, sede de município independente; por fim, foi elevado à condição de cidade (em 20 de Junho de 1991).

FENÓMENOS

O Entroncamento é vulgarmente conhecido em Portugal como sendo 'a terra dos fenómenos'. De acordo com relatos populares, passam-se desde a sua incepção eventos curiosos, extraordinários ou mesmo fantásticos, que recebem ainda hoje alguma cobertura dos media.

Uma origem plausível para esta denominação remonta à década de 50, altura em que um comerciante local colocou na montra do seu estabelecimento uma abóbora gigante, ou 'fenomenal', de modo a atrair a atenção dos transeuntes. A abóbora, adquirida a um agricultor da vizinha vila da Golegã, teria cerca de 50 kg. Durante os anos seguintes foram sendo expostos na dita montra outros legumes e frutos ditos 'fenomenais', fosse pelo tamanho ou por sua formas sugestivas, frequentemente antropomórficas, vindo a história a propagar-se e adquirir as dimensões actuais.

Na realidade, os acontecimentos tidos como fenomenais, confirmados ou não, têm sido registados por todo o mundo.

ANMP

Parque do Bonito

000cap7g

Slideshow

GASTRONOMIA

O Entroncamento tem uma história curiosa, pois nasceu em meados do século XIX, nos alvores da construção ferroviária, em consequência da criação da linha do Norte e da respectiva bifurcação com a linha do Leste; daí o nome da povoação, que cresceu em redor de uma simples estação de comboios.

Foi preciso trazer para o local os ferroviários e as respectivas famílias, que se estabeleceram em dois lugarejos da zona; depois, com a vinda de cada vez mais trabalhadores, estrangeiros ou provenientes da Beira Baixa e do Alentejo, surgiram os «bairros ferroviários», caracterizados pelas casas enfeitadas com cortinas de renda nas janelas, canteiros de flores e, por vezes, azulejos nas fachadas, que ainda hoje se podem ver.

A vila do Entroncamento é, pois, uma espécie de museu vivo dos comboios (pelo menos enquanto aguarda a construção do Museu Nacional Ferroviário), com antigas máquinas e carruagens a decorar os jardins e praças e o belo edifício da antiga Escola do Caminho-de-Ferro, do arquitecto Cottinelli Telmo (1897-1948).

Devido à sua história especifíca, a gastronomia do Entroncamento reúne sabores que foram trazidos pelos habitantes de outras terras, como é o caso do bacalhau no forno, do pato com arroz ou das empadas de carne, típicas da Beira Baixa, do peixe grelhado, das feijoadas, do arroz-doce ou do pão-de-ló, da Estremadura e Beira Litoral, ou das açordas e têmperos tradicionais do Alentejo.

No campo das artes e ofícios, o concelho possui uma surpreendente reputação no fabrico artesanal de instrumentos de música, como guitarras, violas, violinos e harpas.

000axwx6

MENU

Entradas: Empadas de Carne

Sopas: Sopa de Favas com Arroz

Peixes: Bacalhau no Forno, Bacalhau assado com Batatas a Murro

Carnes: Pato com Arroz

Sobremesas: Tigeladas, Arroz Doce e "ferroviários"

Empadas de Carne

Ingredientes:

Para a Massa:

  • 500 gr de farinha
  • 50 gr de banha ou margarina
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sobremesa de salsa picada
  • 1 colher de chá de cebola picada
  • 2 ovos
  • sal

Para o Recheio:

  • 1 kg de carne limpa (vitela ou lombo de porco) 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1,5 dl de azeite
  • 1 folha de louro
  • 1 ramo de salsa
  • 1 ramo (pequeno) de manjerona
  • 1,5 dl de vinho branco
  • sal
  • noz-moscada

Confecção:

Peneira-se a farinha para uma tigela e faz-se uma cova no meio. Aquece-se o azeite com a banha sem deixar ferver, e deita-se essa mistura, morna, no meio da farinha.
Mexe-se, juntam-se os ovos e começa a trabalhar-se a massa com um pouco de água morna temperada com sal.
Depois de bem amassada, deixa-se repousar, tapada, durante uma hora.
Entretanto, corta-se a carne em bocadinhos.
Faz-se um refogado com a cebola picada, o azeite, os dentes de alho e a salsa.
Junta-se a carne, rega-se com o vinho branco e tempera-se com o sal, noz-moscada e manjerona.
Deixa-se apurar.
Untam-se as forminhas de empada com margarina.
Estende-se a massa bastante fina e forram-se com elas as forminhas.
Recheiam-se com um pouco do preparado anterior, a que se retirou o louro, a salsa e a manjerona.
Corta-se uma rodela de massa e coloca-se a fechar as empadas.
Fazem-se unir as duas partes da massa e enfeitam-se com um rolinho fino da mesma massa.
Este rolinho pode ser moldado em coroa, em letra, etc.
Pincela-se a tampa das empadas com ovo batido e levam-se a cozer em forno médio.

 Tijeladas
Ingredientes
  • 8 Ovos
  • 360 g de açucar
  • 7 dl de leite
  • 20 g de farinha
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • limão

Preparação

Aqueça o forno e duas caçoilas de barro. Dentro de tigela, bata os ovos com o açúcar. Junte-lhe depois a farinha e gradualmente acrescente o leite e misture muito bem.
Deite o preparado dentro das caçoilas sem as tirar do forno. Cozinhe durante cerca de 30 minutos ou até o doce ficar firme e levemente tosado.

VINHO

CASALEIRO

2004 Vinho Regional Ribatejano-Rosé

Castas
Castelão
Origem, Producção e Engarrafamento

Produzido na região do Ribatejo, vinificado na Quinta de S. João Batista. Engarrafamento e estágio na garrafa em Rio Maior.


Volume de Producção
25 000 garrafas


Método de Vinificação e Estágio 

Após o processo de maceração e corte da uva, segue-se a fermentação em cubas de aço com controle da temperatura da fermentação.


Estágio

Repousa nas cubas de aço até ser engarrafado e permanece em garrafa pelo menos um mês antes de ser consumido.


Degustação (a nossa opinião)

É um vinho de aspecto limpo, de côr rosada, aroma com notas de frutos vermelhos jovens.

No inicio tem um sabor vivo e fresco, muito agradável ao paladar e no final sente-se a sua permanência na boca.

 

A Nossa Sugestão

Aconselhamos este vinho como aperitivo, excelente com entradas e como complemento de sopas, pratos de peixe e marisco e pratos leves de carnes brancas bem acondimentados. Também é optimo para acompanhar queijos frescos, pizas e comida chinesa.

Deve servir-se à temperatura de 6º a 8º em recepiuente de vidro fino, ou melhor ainda em decânter de gargalo alto com copo delgado e com pé.

Guardar a garrafa protejendo-a da luz intensa ou da lauz solar, de vibrações, de mudanças bruscas de temperatura e de cheiros intensos e presistentes. Sugere-se que se guarde em local fresco e arejado a uma temperatura entre os 12 a 16º e humidade entre 75 a 95%.

(Se pilotar...beba com moderação)                                     

RESTAURANTES

 

Alfredo Rodrigues Silva Lda

R Fialho Almeida 10, Entroncamento

2330-059 ENTRONCAMENTO

Cervejaria e Restaurante Pouseiro Lda

2330-517 ENTRONCAMENTO

Cafetaria Chamel

R Engenheiro Mário Costa 5-r/c

2330-153 ENTRONCAMENTO

Restaurante Prontus

R Fernando Pessoa 15

2330-156 ENTRONCAMENTO

Restaurante Residencial Terminal

Actividade: Restaurantes

R Latino Coelho 201/3, Entroncamento

2330-174 ENTRONCAMENTO

Restaurante Terminal Lda

R Latino Coelho 201/3

2330-174 ENTRONCAMENTO

Restaurante O Ribeiro

R Maruja 67

2330-116 ENTRONCAMENTO

A Marisqueira

R Elias Garcia 56, Entroncamento

2330-151 ENTRONCAMENTO

Restaurante Churrascão

2330-515 ENTRONCAMENTO

Extrabom-Restauração Lda

R 1º Dezembro 5-r/c

2330-084 ENTRONCAMENTO

Restaurante O Barrigas

R Fernando Pessoa Lote 89-r/c, Entroncamento

2330 ENTRONCAMENTO

A Petisca-Casa de Petiscos Lda

Mercado Municipal Loja 44, Entroncamento

2330-101 ENTRONCAMENTO

Frango Real

R Inf Sagres 1

2330-165 ENTRONCAMENTO

Pizzaria Catita

R D. João Castro 73,1º, Entroncamento

2330-138 ENTRONCAMENTO

Restaurante A Tasquinha da Tijuca

R Latino Coelho 169-lj 4

2330-174 ENTRONCAMENTO

Jorge E Costa Pereira

R Fernando Pessoa Lote 8

2330-157 ENTRONCAMENTO

Restaurante O Retornado

R Fialho Almeida 10, Entroncamento

2330-059 ENTRONCAMENTO

Restaurante Dose e Meia Lda

R Alves Roçadas , Entroncamento

2330-100 ENTRONCAMENTO


publicado por Cavalo Alado às 20:01
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps