Terça-feira, 18 de Setembro de 2007

COMO COMPRAR UM CAPACETE

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A. Como saber a medida do seu capacete.
1. Meça a circunferência da sua cabeça com uma fita métrica horizontalmente sobre sua sobrancelha e orelhas, o resultado da sua medida será em centímetros, escolha a numeração mais próxima da sua.

55/56 - S 

57/58 - M

59/60 - L

61/62 - XL

63/64 - XXL

2. Algumas vezes dependendo do modelo do capacete pode não servir exactamente em caso de dúvida escolha o tamanho menor.

B. Experimentando o seu capacete.
1. Para vestir seu capacete segure as cintas laterais com as mãos, e coloque o capacete na cabeça, puxe as cintas laterais e ajuste-o em sua cabeça (observe figura A). Se você não estiver acostumado poderá sentir um desconforto quando vestir o capacete, pois este deverá estar justo no seu rosto, é normal que fique "um pouco" apertado.
NÃO COMPRE OU USE UM CAPACETE EM TAMANHO MAIOR.
C. Verificando se o capacete é do tamanho correcto para você.
1. Verifique se o capacete está justo em sua cabeça.
2. Verifique se as almofadas superiores do capacete estão encostando
Na parte superior de sua cabeça.
3. Verifique se as almofadas laterais estão encostadas nas bochechas.
4. Verifique-se de que não há espaço entre o capacete e sua cabeça.
5. Segure o capacete com as mãos e tente movê-lo sem mexer a cabeça, faça movimentos laterais e para cima e para baixo. Você deve sentir que o capacete está encostado na sua pele e em toda a área de sua cabeça. Se por acaso você conseguir mover o capacete facilmente e ele está muito grande, experimente um capacete um tamanho menor.
D. Verifique o sistema de fechamento.
1. Aperte a cinta e deixe-a bem justa no seu queixo, sem que você sinta dor.
2. Com a cinta de segurança fechada e ajustada tente movimentar o capacete para frente e para trás, colocando as mãos na parte frontal do capacete. Se o capacete sair em qualquer situação acima não use o capacete, pois este está muito grande ou a cinta não está afixada correctamente.
3. Todas as vezes que você for trocar ou usar um capacete, siga correctamente as instruções, pois um capacete que não esteja correcto, não pode protegê-lo.
D Ring (anéis de fechamento): Não esqueça de apertar o "D RING" o mais apertado possível no seu pescoço, após este processo encaixe o "D RING" como mostrado na figura acima. Isto serve para que a sobra da cinta após fixada não fique solta com o seu passeio.
10 Recomendações de Segurança
1) Nenhum capacete pode proteger contra todos os tipos de impacto em alta ou baixa velocidade.
Por mais que a tecnologia e o nosso objectivo seja de protecção máxima, o capacete deverá estar sempre confortável mas justo e firme na cabeça e seguramente fixado no queixo.
O capacete deverá permitir visão periférica quando colocado em sua cabeça. Se seu capacete estiver com folga ou grande, ele pode escorregar ou mover-se em sua cabeça podendo causar um acidente, pois você poderá ficar sem visão enquanto pilota. No primeiro caso, seu capacete não vai proteger sua cabeça e em caso de acidente podendo resultar em grandes ferimentos ou morte. E no segundo caso, se você não pode enxergar satisfatoriamente você poderá sofrer um acidente.
2) Somente utilize um capacete que fique justo envolta de toda sua cabeça e a cinta de segurança seguramente fixada em baixo do seu queixo.
Abra o capacete utilizando as cintas de segurança com as mãos, e escorregue sua cabeça para dentro do capacete. Por favor verifique se o capacete se ajusta correctamente, de acordo com as recomendações acima. Puxe somente as cintas de segurança e não as cintas protectoras.
Puxando as cintas protectoras você poderá rasgá-las. Se o capacete não estiver justo, ele é muito grande para você. Para apertar seguramente o sistema de retenção anel em D passe o final da cinta de segurança somente pelos anéis D e puxe a cinta com força para cima em direcção da sua garganta, se a cinta de segurança ficar folgada, em caso impacto o seu capacete poderá ser arrancado, deixando sua cabeça completamente desprotegida resultando em sérios ferimentos ou morte.
3) Capacetes são desenhados para ajudar na absorção de UM impacto.
Em um acidente depois de seu capacete Ter-lhe protegido contra o primeiro impacto, você com certeza receberá mais um.
Capacetes são desenhados para distribuir a força ocorrida durante um impacto por toda sua área.
Mesmo que o capacete pareça inteiro externamente, sua vida útil acaba depois de receber um Impacto, por exemplo: quando você e seu capacete batem no chão ou em algum objecto. Com um impacto, as áreas de absorção de impactos ficam compactadas. Quando isso já aconteceu o capacete não terá como absorver os próximos impactos.
O capacete pode parecer o mesmo, ou seja sem rachaduras, riscos e etc., mas não irá mais Oferecer protecção em caso de acidente, por isso um capacete que já recebeu um impacto deve Ser destruído e trocado. Se você tiver alguma dúvida, se deixou o capacete cair no chão ou se ele recebeu um impacto de alguma coisa e você não tem certeza de que pode ter ocorrido alguma das recomendações acima, entre em contacto com o fabricante do produto para saber se ele faz inspecções.
4) Limpe o capacete com cuidado.
Nunca utilize água salgada, água quente, benzina, gasolina, limpador de vidro ou qualquer outro tipo de solvente. Seu capacete pode ficar seriamente danificado por estas substâncias causando problemas invisíveis a olho nu. O capacete danificado ou enfraquecido por um agente de limpeza pode não oferecer protecção a cabeça num acidente, resultando em sérios ferimentos ou morte. A maneira correcta de limpar o capacete é misturar de 5 a 6 gotas de detergente neutro em 1/4 de água morna. Humedeça uma flanela bem macia com esta solução e passe no capacete. Retire e seque o excesso com uma flanela macia e seca.
5) Nunca modifique o capacete.
É muito perigoso furar o casco e ou a camada de absorção de impactos. Modificações podem enfraquecer seriamente o capacete. Modificar o sistema de fixação deixa-o mais fraco e as cintas podem partir-se com o impacto. Remover partes como as almofadas ou os frisos de borracha da queixeira podem deixar expostos superfícies cortantes as quais podem machuca-lo em um acidente. Sempre utilize peças de reposição originais quando for substituir, viseiras, parafusos ou qualquer outra peça. Um capacete enfraquecido não oferece protecção a sua cabeça.
6) Não maltrate o capacete.
Nunca pilote sua moto com o capacete pendurado na trava de capacete e ou colocado em suportes como espelho retrovisor, guiador, etc.
Não sente no seu capacete. Você não deve deixar o interior do capacete exposto a luz solar ou a calor excessivo como perto de aquecedores ou qualquer local onde temperatura ultrapasse 50 graus centígrados. Evite utilizar insecticidas ou qualquer outro repelente químico como naftalina perto ou dentro do capacete Maltratar seu capacete irá danificar o casco e a camada de absorção de impactos e reduzir a capacidade do capacete em protege-lo em caso de acidente.
7) Verifique sempre o capacete antes de utiliza-lo.
(1) Verifique a viseira e seus parafusos de fixação, reaperte-os se necessário.
(2) Verifique rachaduras no capacete. Ácidos fortes como por exemplo solução de bateria podem danificar a base da viseira. Se você encontrar uma rachadura ou qualquer outro dano, pare de usar o capacete imediatamente.
(3) Componentes plásticos têm a vida útil de aproximadamente 5 anos após sua fabricação. Se você encontrar deterioração em qualquer parte de um componente, substitua-o ou compre um novo capacete
Se algumas destas partes se soltar e ou cair enquanto você dirige, sua visão poderá ser bloqueada o que pode causar um acidente, resultando em sérios ferimentos ou mortes.
(4) Verifique a segurança das cintas de fixação.
8) Mantenha a viseira do capacete em boas condições.
Se a viseira ficar muito arranhada ou impossível de limpa-la troque-a por uma nova. Má visibilidade causa acidentes.
Lave sua viseira com sabão neutro e retire o excesso com água limpa e seque-a com pano macio.
Nunca utilize (benzina, gasolina, limpadores de vidro ou qualquer outro tipo de solvente.
Não coloque fita adesiva ou adesivos na viseira, isso poderá enfraquecer o verniz de protecção. Os adesivos podem danificar a viseira.
Não dirija com a viseira embaçada, a má visibilidade pode causar um acidente resultando em sérios ferimentos ou morte.
9) Não repinte o capacete.
Nós não recomendamos que você pinte o capacete, a tinta e o verniz podem danificar os materiais utilizados na construção do capacete. Um capacete danificado ou enfraquecido por um produto de pintura pode não oferecer protecção a cabeça em caso de acidente resultando em sérios ferimentos ou morte. Se você realmente quiser pintar seu capacete, por favor consulte o revendedor.
10) Lembre -se:
Capacetes bloqueiam ruídos importantes e reduzem a sua capacidade de resposta a mudanças no ambiente.
Quando você utiliza um capacete, principalmente um modelo fechado você está de certa forma isolado do ambiente a sua volta.
Mudanças de tempo podem apanha-lo desprevenido: chuvas repentinas ou variações de temperatura, assim como entrar ou sair de túneis e subir estradas montanhosas podem causar um inesperado embaçiamento da viseira e a perda de visibilidade.
Não dirija com a viseira embaciada.
Utilizar um capacete também reduz a sua habilidade de ouvir sons do tráfego, especialmente em alta velocidade.
Com um capacete modelo fechado, abrir e fechar a viseira fazem uma enorme diferença da quantidade de ruídos que você pode ouvir.
Para dirigir com segurança certifique-se de quanto a sua percepção das condições da estrada são afectadas pelo capacete, principalmente em alta velocidade, mesmo com a viseira fechada.
Fonte: Shoei Capacetes

publicado por Cavalo Alado às 00:52
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1 comentário:
De Cármen Pereira a 12 de Setembro de 2008 às 18:11
Gostaria que me indicassem o nome de algumas lojas no Montijo onde eu podesse ver alguns capacetes, sff.

Caso hája alguma informaçao contactem-me através do mail: carmen605f@hotmail.com

Obrigada


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