Segunda-feira, 1 de Outubro de 2007

Motos Ecológicas

Com as reservas de petróleo a diminuir e leis ambientais mais rígidas, as fábricas apostam em alternativas de combustível para as motos do futuro

Os combustíveis fósseis, como o petróleo e o gás natural para veiculos, estão, definitivamente, com os dias contados. Com leis ambientais muito mais rigorosas e reservas naturais à beira da “extinção”, muitas empresas do sector automóvel viram-se sem saída e, nos últimos anos, iniciaram o desenvolvimento de tecnologias alternativas ao uso do petróleo como fonte de energia para carros e motociclos.

Há dois anos a Honda apresentou no Japão dois modelos-conceito de scooters. Eles demonstram bem os esforços em pesquisas para a produção de outros tipos de fonte de energia: o Honda Numo, um híbrido de 50 cm3, e o Honda FCMC, movido pelo sistema de célula a combustível.

  

        Honda FCMC                               Honda Numo


Desenvolvidos para oferecer baixos níveis de emissões de poluentes (ou nenhum) e consumo no mesmo patamar, estes modelos empregam a mais alta tecnologia. O híbrido Numo usa dois motores, um de combustão interna, dotado com sistema de injecção eletrônica programada; e um outro, eléctrico, localizado na parte dianteira do veículo.

Todo o funcionamento do sistema é extremamente simples. Para fazer uso eficiente da energia, o Numo carrega a bateria durante paragens e utiliza toda a força armazenada nas acelerações.

Já o projeto FCMC da montadora japonesa foi produzido sobre a plataforma de um scooter de 125 cm³ com adaptação especial para receber a tecnologia de célula de combustível. O veículo utiliza um sistema que armazena hidrogênio, sua única fonte de energia, em um ultracapacitador sob alta pressão. Sem previsão de comercialização, o FCMC foi mostrado pela primeira vez no Salão de Tóquio, em 2004, e causou enorme curiosidade.

Outro projeto a utilizar o mesmo sistema é a pequena ENV (Emissions Neutral Vehicle – veículo com emissões neutras). A motoneta é uma criação da Intelligent Energy, empresa britânica de soluções energéticas, e resultado de anos de pesquisas no desenvolvimento de novas tecnologias em combustíveis, com índice zero de poluentes.

the core


Sua autonomia é superior a quatro horas, e, segundo o fabricante, ela pode atingir mais de 90 km/h. Não há barulho de motor, tampouco poluição. O que se vê deixaria qualquer ambientalista rindo à toa. No lugar de substâncias tóxicas, nocivas à saúde, veículos como o FCMC e o ENV emitem apenas partículas de vapor d’água pelos escapamentos.

Outra fonte alternativa de combustível mais conhecida e acessível é a eletricidade. Uma das empresas a apostar nessa nova “mania” foi a EVT 4000e. O seu motor elétrico gerava 6 cv e levava a scooter a quase 60 km/h.

EVT 4000E

Segundo especialistas, modelos elétricos, além de serem extremamente eficientes no que se refere à emissão de poluição, necessitam de fontes muito simples de alimentação: no caso, apenas energia elétrica de tomadas de 110/220 volts.

Entretanto, ainda existem algumas desvantagens em seu uso. A principal delas é o desempenho do veículo. Na maioria das scooters elétricas vendidas actualmente, dependendo da forma de utilização, autonomia e velocidade não passam dos 100 km e 60 km/h, respectivamente. O tratamento de baterias em mau estado também é problemático, devido aos metais pesados usados para construí-las.

Mesmo que essas inovações demorem a tomar conta das nossas ruas, a boa notícia é saber que muitos fabricantes já investem tempo e dinheiro no aperfeiçoamento de alternativas para o futuro. Os primeiros passos mal foram dados e já mostram resultados. De acordo com dados da Associação das Indústrias Automotivas da Alemanha (VDA - Verband der Automobilindustrie), o consumo de combustíveis fósseis na Europa foi reduzido em 25%, em média, desde os anos 90.



Isso aconteceu graças ao desenvolvimento de novas tecnologias. Se os estudos continuarem a esse ritmo, em pouco tempo teremos cidades menos barulhentas e ar menos poluído. É a tecnologia agindo a serviço da vida e do ambiente.

tags:

publicado por Cavalo Alado às 00:08
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps