Quinta-feira, 4 de Outubro de 2007

SAROLÉA

É em 1850 que começa a história da Saroléa. Joseph Saroléa arranja um pequeno atelier em Herstal na região de Liége. No início, este atelier servia para o fabrico de armas mas estas armas não eram vendidas com o nome de Saroléa. É só em 1892 que graças a Joseph Saroléa, vemos o surgimento de bicicletas "Royale Saroléa". Após o desaparecimento do fundador em 1894, serão os seus filhos (Joseph, Léonie, Emile e Laure) que continuarão a obra de seu pai. Em 1895, a casa contratará Martin Fagard que durante 50 anos e até à sua morte, será o verdadeiro cérebro da casa. Este inicia em 1898 a produção de uma pequena série de triciclos com motor a petróleo fornecido pela "de Dion-Bouton" mas que não obtiveram grande sucesso. Em 1901 a Saroléa faz ensaios com vista a aplicar motores a petroleo nos seus modelos de bicicletas. De facto estes veiculos não passavam disso mesmo, apenas bicicletas movidas com motor monocilindrico auxiliar de quatro tempos de 1 1/2 H.P de 247 cc (65x72). A partir de 1901 o negócio toma folego com a encomenda de 1000 motores de origem londrina. Em 1902 a Saroléa comercializa o seu primeiro modelo de velomotor com motor de  381cc (76x84). A partir dai a Saroléa estava destinada a um futuro promissor. Durante a I Guerra Mundial várias foram as Saroléas que se dirigiram para a frente de combate. Na verdade o primeiro motociclo abatido em combate foi o modelo 23G em 1923. Este modelo vocacionado para Super desporto tinha a capacidade de atingir com facilidade os 120 km/h. A firma consolidou-se a partir daqui e foi construindo uma imensidão de modelos, até que em 1960 Léon Gillet e os seus filhos assumem o comando efectivo da empresa. A Saroléa passa então a construir até 1963 ciclomotores de 50cc com motores ILO e válomotores com motor Sachs de 100 e 200cc. Mas é aqui que a Saroléa se começa a confundir com a Gillet e portanto avizinha-se o seu fim...

Chaves Saroléa.

Afbeelding:Sarolea 25 H 350 cc 1925.jpg

Saroléa 25 H (350 cc) uit 1925

Afbeelding:Sarolea 1925 OHV 500 cc Supersport 1925.jpg

Saroléa 500 cc kopklepper uit 1925

 Saroléa 500cc-23K de 1924-1925

Saroléa 350cc-25K de 1927

Saroléa 500cc-OHV de 1927

 

Saroléa 500cc-23S de 1928

saroléa 350cc-25O de 1929

  Sarolea Modelo 25.O 350cc ano 1929


- Motor:................................ 4 tempos monocilíndrico, válvula laterais
- Deslocamento do pistão:..... 350cc
- Lubrificação:........................óleo SAE 50 perdido (bomba externa com visor sem retorno)
- Diâmetro e curso:.................75 x 79mm
- Potência:............................ 8.5hp a 4000rpm
- Marchas:.............................3
- Consumo por 100km:............2.75 l gasolina e 0.25 l óleo
- Peso:................................. 125kg

Saroléa 500cc-23U de 1928-1929

 

Saroléa 500cc-24T de 1929

 

Saroléa 350cc-31B de 1931

 

Afbeelding:Sarolea B 31 350 cc 1931.jpg

Saroléa 350cc-31B de 1931

 

Saroléas 500cc-31S et 31R de 1931

 

Saroléa 350cc-32A de 1932

 

Saroléa175cc-33UL de 1933

 

Afbeelding:Sarolea 46 AS 350 cc SV 1946.jpg

Saroléa 46 AS (350 cc) uit 1936

Afbeelding:Sarolea 36 S 6 600 cc 1936.jpg

Saroléa 36 S (600 cc) uit 1936

Saroléa 125cc-39L de 1939

 

 

 

Afbeelding:Sarolea Model BL 350 cc 1949.jpg

Saroléa BL (350 cc) uit 1949

Afbeelding:Sarolea 51 A4 400 cc 1951.jpg

Saroléa 51 A4 (400 cc) uit 1951

A fundação da fábrica Sarolea (a mais inglesa das belgas) data de 1898, compondo o trio de marcas de motocicletas belgas ao lado da FN e da Minerva. Construiu conceituadas motos monocilíndricas e bicicíndricas em V, além de vender seus motores para outras montadoras, prática muito comum por toda Europa. Registra-se que várias fábricas de motocicletas inglesas tiveram suas primeiras motocicletas montadas com motores belgas.
Saroléa 1000 en tous-terrains , aux mains de l'armée Belge .As motocicletas Sarolea dos anos 20 assemelhavam-se muito aos modelos ingleses e foram muito utilizadas em competições registrando inúmeras vitórias.
Estiveram presentes na II Guerra Mundial ao lado das FN. Após 1945, terminado o conflito, retomou sua produção com versões monocilíndricas de 400cc e dois cilindros paralelos de 500cc e 600cc, além de um modelo de 500cc para a prática do motocross.
A crise que se abateu por toda a Europa nos anos 50, também atingiu a fábrica que passou a produzir modelos de menores cilindradas (de 50cc até 250cc) com motores comprados da Ilo, Sachs e outras.

O arranque de uma Sarolea 1-cilindro 400cc de 1951
tags:

publicado por Cavalo Alado às 00:38
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De joao a 3 de Dezembro de 2007 às 02:32
boa noite,
finalmente alguem a falar sobre a Sarolea.
Parabens
39BSupersport
jptelou@gmail.com


Comentar post


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps