Sábado, 10 de Novembro de 2007

Como funcionam as motos?

Introdução

Com os preços da gasolina a disparar, as motos, que podem rodar até 40 quilômetros com 1 litro de gasolina, são uma alternativa aos carros. E em cidades de trânsito lento como Lisboa e Porto as motos ajudam muito na entrega de cargas de pequeno porte. 

Neste artigo, aprenderemos como as modernas motos operam, como o desenho evoluiu durante os anos e como as motos podem mudar no futuro próximo.

Fundamentos da moto
As motos são veículos motorizados para transportar um ou dois passageiros. Geralmente, uma moto tem apenas duas rodas, mas qualquer veículo com menos de quatro rodas em contato com o chão pode ser classificado como moto. As variações de três rodas  incluem o "hack" (moto com sidecar ou carro lateral) e o "trike" (abreviação para triciclo).

Moto com sidecar ou carro lateral

"Trike"

A configuração das motocicletas modernas foi estabelecida em 1914 e permaneceu fundamentalmente inalterada desde então. A estrutura e função geral de uma moto é bem simples. Ela inclui um motor a gasolina, que converte o movimento alternativo dos pistões em movimento rotativo, exatamente como o motor de um carro. Um sistema de transmissão emite esse movimento para a roda traseira. Conforme a roda traseira gira, impulsiona a moto para frente. A direção é realizada girando-se a roda dianteira por meio do guiador e inclinando a moto para o lado da curva. Duas alavancas manuais permitem que o piloto opere a embreagem e o freio dianteiro, enquanto dois pedais permitem que engrene as mudanças e controle o travão traseiro.

Indian V-Twin 1914

Motores de motos
Os motores de motocicletas funcionam do mesmo modo que os motores de carros. Eles consistem em pistões, um bloco de cilindros e um cabeçote, que contém o trem de válvulas. Os pistões se movem para cima e para baixo no bloco de cilindros, acionados por explosões de uma mistura de ar-combustível que foi inflamada por uma centelha. As válvulas abrem e fecham para permitirem que a mistura ar-combustível entre na câmara de combustão. Conforme os pistões se movem para cima e para baixo, eles fazem o virabrequim girar, o qual transforma a energia aplicada sobre os pistões em movimento rotativo. A força rotativa do virabrequim é transmitida, por meio da transmissão, para a roda traseira da moto.

Dentro de um  motor

Os motores de motos são geralmente classificados por uma das três características: o número de cilindros que possuem, a capacidade volumétrica (ou cilindrada) ou seu ciclo de funcionamento.

Cilindros
Os motores de motos podem ter entre um e seis cilindros. Durante anos, o design de dois cilindros em "V" foi o motor escolhido pelos engenheiros na América, Europa e Japão. Os dois cilindros em "V" têm esse nome pelo fato de os dois cilindros formarem a figura de um "V", como o clássico V2 da Harley-Davidson mostrado abaixo. Observe o ângulo de 45° do "V" da Harley-Davidson - outros fabricantes podem variar este ângulo para reduzir a vibração.

O RevolutionTM, um motor V2 da Harley-Davidson

O V2 é apenas um meio de dispor dois cilindros. Quando os cilindros são orientados de modo que os pistões se opõem entre si, o resultado é um horizontal oposto bicilíndrico. Os motores duplos-paralelos têm seus pistões posicionados lado a lado verticalmente.

Actualmente, os desenhos mais populares são os quatro-cilindros, que funcionam mais suavemente e em rotações mais altas do que um dois-cilindros comparável. Os quatro cilindros podem ser posicionados em linha, ou podem ser dispostos em "V", com dois cilindros em cada lado do "V".

Capacidade
O volume deslocado pelo pistão do cilindro num motor de moto está directamente relacionado com a sua potência. O limite superior é cerca de 2.300 cm3 (Triumph Rocket III) enquanto o limite inferior é cerca de 50 cm3. Esses são normalmente encontrados em ciclomotores que oferecem o baixo consumo de 40 km/l, mas alcançam velocidades máximas de 50 a 55 km/h.

Na próxima edição desta rúbrica, examinaremos a transmissão das motos.

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publicado por Cavalo Alado às 01:46
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