Domingo, 18 de Novembro de 2007

OPINIÃO

Teóricos, Moralistas, Ditadores…

e outros artistas

"Tomai cuidado com os falsos profetas. São os que chegam perto de vós sob a aparência de ovelhas mas por dentro, de facto, são lobos vorazes" (Mateus 7:15-16).

"Pelo contrário, eis o fruto do espírito; caridade, alegria, paz, paciência, gentileza, bondade, fidelidade, doçura, auto-dominio, contra tais coisas não existe lei" (Gal.5:22-24).

Assusta-me pensar no rumo que alguns companheiros estão a ter na forma como se organizam em grupo. Conheço a História do Motociclismo, sei como começaram e onde terminaram alguns graves conflitos gerados por posturas intolerantes e motociclistas incapazes de aceitar as opiniões dos outros. Leio os jornais e as revistas das mais diferentes proveniências, ouço programas de rádio e vejo programas de televisão. E o que ando a ver e a ouvir preocupa-me. Demagogos entusiasmados e atarefados estão a criar falsas certezas, falsas promessas e falsas garantias, falsos sucessos, falsos anjos e falsos demónios. Longe de aproximar as pessoas, afastam-nas ainda mais em guetos dentro dos seus grupos ou clubes, ou em paliçadas numa guerra nem sempre declarada contra quem vive, pensa ou fala de modo diferente do deles. Os conflitos ideológicos no mundo das motos alastram, e os fundamentalistas andam a tomar de assalto muitos palcos, câmaras e microfones. Tem que ser à maneira deles. Diálogo, só se forem eles a levar a melhor. Não ouvem os outros. Preferem mais verberar do que ouvir, mais ensinar do que aprender. Estão convencidos que o futuro passa por eles. Só por eles. Não há outras portas, outras chaves, outras formas de viver o motociclismo.

Culpam-se os outros, sempre, por todos os erros, pecados, todos os desvios, todas as falhas e tudo o que é menos bom dentro do mundo das motos. Quando todos os seguirem tudo ficará miraculosa e angelicalmente resolvido. O triste é que muitos são os valores humanos que vão decaindo em conceitos destes, o mesmo discurso está a ser anunciado por outros responsáveis como eles.

Arvoram-se em donos da sabedoria total e propõem-se retirar da ignorância todos os companheiros que pelas mais diversas razões não conhecem este meio tão bem, mas para eles, ignorante é qualquer indivíduo que não concorde com eles. Plagiam pensamentos universais que outros antes já haviam enunciado como auxiliar da sua obscura campanha mas omitem os que poderiam ser contra eles. Existem para destruir os outros grupos e não para reflectir nos seus próprios erros... Como se consideram divindades, nunca erram. Quem tem que mudar são sempre os outros.

Verifico isto quase sempre que me desloco a eventos motociclisticos, e como se não bastasse entra-me pelos olhos dentro quando acedo a alguns conteúdos aqui na net.

Vejo isto junto dos meus amigos e companheiros. Gente dando testemunho de que ali naquele grupo tudo é absolutamente fantástico e puro. Raramente os vejo a elogiar outros grupos, aceitando opiniões de outros grupos, a não ser que os favoreça. Os Motociclistas e o Motociclismo estavam a precisar de elementos válidos e eles foram escolhidos como tal. Agora falam como se a luz do sol só brilhasse no telhado das suas sedes, dos seus grupos e concentrações; falam como se só eles conhecessem o que representa um motociclo, só respeitam a marca da sua moto, só convivem com quem prega como eles e só aceitam rodar de moto pela estrada do seu pensamento. De antemão rejeitam qualquer tentativa de olhar o asfalto pela viseira dos outros. Só o seu GPS marca a grande rota em que a vida se transforma. Têm tudo que precisam. marketing, escritos, doutrinas, ética, hinos, lugares e acessos. Por que não ouvir os outros? Por acaso já não fazem parte deste meio?

Alfredo-DOG000ft1tr

tags:

publicado por Cavalo Alado às 01:37
link do post | favorito
Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30