Segunda-feira, 19 de Novembro de 2007

Manu Chau-Rainin' in Paradize

 

Manu Chao nasceu em Paris no dia 26 de junho de 1961, com o nome Jose-Manuel Thomas Arthur Chao; algumas vezes usou o pseudônimo Oscar Tramor. Seu pai é um conhecido escritor galego, Ramon Chao. Manu cresceu bilíngue, influenciado pela crescente cena punk que se desenvolvia na França.Na adolescência, chegou a tocar em algumas formações, incluindo o grupo rockabilly Les Hot Pants, que foi bem recebido pela crítica, mas não teve muita repercussão.

Após desistir do Les Hot Pants, Manu montou o Mano Negra, uma banda eclética com influências de música francesa, espanhola, além da forte presença do punk via The Clash.

Sem banda, Manu voltou para a América do Sul em 1996 e passou os anos que se seguiram viajando com seu violão e gravando apenas ocasionalmente, sem compromisso. O resultado musical de suas viagens, o disco Clandestino, foi lançado em 1998.

Uma fusão intemporal e irreverente de estilos e fronteiras culturais - é assim que a música de Manu Chao pode ser descrita. Ele próprio é, aliás, um cidadão do mundo, nascido em França a 26 de Junho de 1961, filho de pais espanhóis, e crescendo bilingue nos arredores de Paris.
Chao, cujo verdadeiro nome é Oscar Tramor, começou por ser influenciado pela onda de punk britânico na adolescência, algo que se reflectiu nas suas primeiras incursões no mundo da música, nomeadamente através do colectivo de rockabilly Les Hot Pants.
Depois disso, em 1987, criou com o seu primo os Mano Negra, uma banda cujo nome é inspirado numa organização anarquista de Espanha. O sucesso do primeiro single 'Mala Vida', sobretudo em território francês, lançou-os para um contrato com a Virgin e, apesar de continuarem sem manager, os fãs acusaram-nos de se venderem. Ainda assim, o colectivo permaneceu fiel a si próprio e embarcou, em 1992, numa digressão que os levou a alargar horizontes e a alertar consciências. Isto porque percorreram de barco toda a América Latina, acompanhados por actores, artistas circences e grupos políticos de guerrilha, com espectáculos em várias cidades costeiras.
Em 1995, os Mano Negra mudam-se para Espanha e Chao aproveita para formar um novo projecto, os Radio Bemba Sound System. Esta banda reune também elementos dos Negra mas cria algumas divergências que conduzem ao fim dos Mano Negra.
A partir daqui, Chao está por sua conta e ocupa os anos seguintes a viajar pelas Américas Central e do Sul, acompanhado da sua guitarra. O resultado destas viagens reflecte-se numa colecção de canções gravadas durante esta altura, que chega aos mercados em 1998 com 'Clandestino'. O álbum de estreia de Manu Chao a solo inclui uma nova versão de 'King Of Bongo', original dos Mano Negra, que fez parte da banda sonora do filme 'Ligações Imprevistas', com Madonna e Ruper Everett no elenco. No total, são 16 as faixas que apresentam uma multiplicidade de estilos e de línguas - uma das canções é cantada em brasileiro, mas há também temas em francês, inglês e espanhol.
Em 2001, é lançado o verdadeiro "álbum revelação" de Manu Chao, 'Proxima Estacion: Esperanza', que ganha projecção devido ao single 'Me Gustas Tu'. Mais uma vez, trata-se de uma amostra de músicas do mundo que foge às fórmulas desgastadas da indústria discográfica - um pouco como uma lufada de ar fresco que combina os sons quentes do Verão, marcantes na carreira de Manu Chao.

Ana Martins

http://cotonete.clix.pt/

RAININ IN PARADIZE

Welcome to paradise (2x)
Today it's raining (4x) (Welcome to paradise)
Today It's raining (Welcome to paradise) (4x)

In Zaire, Was no good place to be
Free world go crazy, it's an atrocity

In Congo, Still no good place to be
They killed Mibali, it's a calamity

Go Maasai go Maasai be mellow, Go Maasai go Maasai be sharp (2x)

In Monrovia, this no good place to be
Weapon go crazy, it's an atrocity

In Palestina, too much hypocricy
This world go crazy, it's no fatality

Go Maasai go Maasai be mellow, Go Maasai go Maasai be sharp (2x)

Today it’s raining (4x), in paradise
Today it’s raining (4x)

In Baghdad, it's no democracy
That’s just because, it's a US Country

In Fallujah, too much calamity
This world go crazy, it's no fatality

Go Maasai go Maasai be mellow, Go Maasai go Maasai be sharp (2x)

Today it's raining (4x)

In Jerusalem, in Monrovia, Guinea-Bissau, today it's raining (3x)

Welcome to paradise, Come to the fairy lies
Welcome to paradise
Today it's raining (4x)

tags:

publicado por Cavalo Alado às 00:00
link do post | comentar | favorito

Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30