Domingo, 25 de Novembro de 2007

As 10 Melhores Motos de Sempre-3

000cehrz

FOUR

História da Honda CB 750 Four

Tudo começa em meados dos anos de 1967,1968. A fábrica da Honda já era conhecida mundialmente, por suas motocicletas de baixa cilindrada e de custo relativamente baixo. Mas ‘seu’ Soichiro Honda não estava satisfeito, e um belo dia resolveu chamar sua equipe de engenheiros propôs à eles uma motocicleta de grande cilindrada, tamanho, imponente, com grande potência e conforto, um novo conceito de motocicleta. Então um dos seus engenheiros, respeitosamente ergueu a mão, e indagou o Sr. Honda:“ - Mas Sr. Honda, quem irá querer ter uma motocicleta desse tipo? “

E Honda respondeu, com toda a sua ‘sabedoria oriental’ :

“ - Todos.”

Estava criado o mito.

Lançada então oficialmente em Tokyo no ano de 1969, a CB 750 Four iniciou uma nova fase no motociclismo mundial, a das SuperBikes.

Seu motor era um quatro cilindros em linha, com comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC), conceito amplamente copiado por todos e que sobrevive até hoje. Sua potência de 67cv à 8.000 rpm alimentados por 4 carburadores Keihin e 736 cc assustava a todos que à conheciam.

As primeiras 750 Four começaram a chegar no Brasil a partir de 1969/1970, com o modelo K0. Foram trazidas até a proibição das importações no final da década de 70 (o que não impediu que muitas fossem trazidas ‘ilegalmente’, pois conhecemos várias Four’s mais novas (80,81) com documentação das mais antigas (73,74), uma saída ‘meio ilegal’ utilizada para que as mesmas pudessem andar nas ruas sem problemas de documentação.)

Porque Sete-Galo?

Muitos chamam a 750 da Honda de ‘sete-galo’, mas a maioria não sabe porque. O mito ‘sete-galo’ nasceu aqui mesmo no Brasil, devido ao nosso conhecido ‘jogo do bicho’ , onde o número 50 corresponde ao galo, fazendo com que essa fosse carinhosamente chamada de 7Galo.

Muitos aficcionados por motos chamam também a 750 Four de ‘Vovó’ , apelido carinhoso dado devido à mesma ser a fundadora das SuperBikes, como já dito acima.

Nos anos 70, a ‘jogada’ das galo era ter uma meio ‘bandidona’, com 4x1, guidon tomazelli, banco rabeta, rodas palito (e claro, uma bela companhia na carona).

Teve grande história também nas pistas, onde ‘papava’ as concorrentes.

Numa pesquisa realizada recentemente com jornalistas e pessoas ligadas ao motociclismo, ela foi eleita a Motocicleta do Século, com ampla vantagem.

Seu mercado ainda continua muito bom, com ‘doentes’ procurando Four’s em todo canto. Também pudera, quem foi priveligiado de ter uma , ou o simples prazer de cambiar uma, sabe porque a mesma ainda é tão procurada e cobiçada por quem gosta do ramo. Mas tudo isso tem explicação (donos de superesportivas em geral que me perdoem) :

Outra Moto do Século, só daqui a 100 anos !!!

Especificações Técnicas


CB 750 K (1969 à 1976) 


      DIMENSÕES:  PERFORMANCE:
      Comprimento:2160 mmVelocidade Máxima:194 km/h
      Largura:885 mmPotência Máxima:67 hp at 8000 rpm
      Altura:1120 mmTorque Máximo:6.1 kgm at 7000 rpm
      Distância Entre-Eixos:1450 mmAceleração 0-100 km:
      Altura do Banco: Curva de Torque:
      Largura Banco:160 mmFreagem:
      Peso (Seco):218 kg 
      Aro Dianteiro:3.25-19 (1.8 bar) 
      Aro Traseiro:4.00-18 (2.0 bar)  
         
      COMB. E LUBRIF.: GERAL: 
      Carburadores:Keihin ÿ28 mm (4)Suspensão Dianteira:Garfos telescópicos
      hidráulicos
      Capacidade Tanque:17 litrosSuspensão Traseira:Braço Oscilante Hidráulico
      Reserva: Freio Dianteiro:Disco Simples ÿ29.6 cm
      Óleo da Caixa: Freio Traseiro:Tambor ÿ18 cm
      Sistema de Lubrif.Dry Sump 56.9psi @ 4000 rpm (T> 80ƒC)Tipo de Roda:
      Tanque de Óleo3 liter 
      Tipo de Óleo da CaixaSAE 10W40  
         
      IGNIÇÃO: EQUIP. ELÉTRICO:
      Ignição:BateriaBateria:Yuasa B64-12 (12V-14Ah)
      Ponto:6ƒ BTDC @ 1000 rpm
      40ƒ BTDC @ 4000 rpmFusível:15 A
      Velas:NGK D-8ESAlternador:Hitachi 12V , 12A, AC
         
      MOTOR:   
      Tipo:4-Tempos 4-Cilindros, SOHC 
      Cilindro:Refrigeração a ar  
      Cilindrada:736ccm 
      Curso do Pistão:61 x 63 mm 
      Compressão:9 : 1 
      Embreagem:Multi-discos em óleo 
      Marchas:5-velocidades 
      Relações:2.50 1.708 1.333 1.097 0.939:1 
      Partida:Pedal & Elétrica 

 CB 750 F1 (1976 - 1978) 


      DIMENSÕES:  PERFORMANCE:
      Comprimento:2190 mmVelocidade Máxima:200 km/h
      Largura:860 mmPotência Máxima:67 hp at 8500 rpm
      Altura:1160 mmTorque Máximo:6.1 kgm at 7500 rpm
      Distância Entre-Eixos:1470 mmAceleração 0-100 km:
      Altura do Banco: Curva de Torque:
      Largura Banco:140 mmFreagem:
      Peso (Seco):226 kg 
      Aro Dianteiro:3.25-19 (2.2 bar) 
      Aro Traseiro:4.00-18 (2.8 bar)  
         
      COMB. E LUBRIF.: GERAL: 
      Carburadores:Keihin ÿ28 mm (4 pcs)Suspensão Dianteira:Garfo Telescópico
      Hidráulico
      Capacidade Tanque:17 litrosSuspensão Traseira:Braço Oscilante Hidráulico
      Reserva: Freio Dianteiro:Disco Simples
      Óleo da Caixa: Freio Traseiro:Disco Simples
      Sistema de Lubrif.Dry SumpTipo de Roda:
      Tanque de Óleo3,5 liter 
      Tipo de Óleo da CaixaSAE 10W40  
         
      IGNIÇÃO: EQUIP. ELÉTRICO:
      Ignição:BateriaBateria:12V-14Ah
      Ponto: Fusível:15 A
      Velas:NGK D-8ES LAlternador:AC
         
      MOTOR:   
      Tipo:4-Tempos 4-cilindros, SOHC 
      Cilindro:Refrigeração a ar  
      Cilindrada:736ccm 
      Curso do Pistão:61 x 63 mm 
      Compressão:9 : 1 
      Embreagem:Multi-Discos no óleo 
      Marchas:5-velocidades 
      Relações:  
      Partida:Pedal & Elétrico 


CB 750 F2 (1978 - 1980)


      DIMENSÕES:  PERFORMANCE:
      Comprimento:2260 mmVelocidade Máxima:195 km/h
      Largura:740 mmPotência Máxima:73 hp at 9000 rpm
      Altura:1130 mmTorque Máximo:6.4 kgm at 7500 rpm
      Distância Entre-Eixos:1495 mmAceleração 0-100 km:
      Altura do Banco: Curva de Torque:
      Largura Banco:135 mmFreagem:
      Peso (Seco):233 kg 
      Aro Dianteiro:325 H17 
      Aro Traseiro:400 H18   
         
      COMB. E LUBRIF.: GERAL: 
      Carburadores:Keihin ÿ28 mm (4)Suspensão Dianteira:Garfos Telescópicos
      Hidráulicos
      Capacidade Tanque:17 litrosSuspensão Traseira:Braço Oscilante Hidráulico
      Reserva: Freio Dianteiro:Disco Duplo
      Óleo da Caixa: Freio Traseiro:Disco Simples
      Sistema de Lubrif.Dry SumpTipo de Roda:Comstar
      Tanque de Óleo3,5 litros Double Cradle
      Tipo de Óleo da CaixaSAE 10W40 
      Consumo: 1:29 @ 60 km/h


     
IGNIÇÃO: EQUIP. ELÉTRICO:
      Ignição:BateriaBateria:
      Ponto: Fusível:12V-14Ah
      Velas: Alternador:15 A
      200W


      MOTOR:   
      Tipo:4-Tempos 4-Cilindros, SOHC 
      Cilindro:Refrigerado à Ar  
      Cilindrada:736 ccm 
      Curso do Pistão:61 x 63 mm 
      Compressão:9 : 1 
      Embreagem:Multi-Disco no óleo 
      Marchas:5-velocidades 
      Relações:2.5 / 1.7 / 1.3 / 1.1 / 1.0 : 1 
      Partida:Pedal & Elétrica   
         

Modelos cb 750 four
        Vários modelos de 750 foram lançados ao longo de sua história, conforme o
gráfico:


K0  - K1  - K2  - K3  - K4 - K5 - K6 - K7 - F1 - F2 - Automatic

Extraido de: http://www.falcoesnegros.com.br/historiadahonda750.htm


publicado por Cavalo Alado às 19:54
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps