Segunda-feira, 3 de Dezembro de 2007

Motos Custom

Motos Custom

Nascido e criado nos Estados Unidos, o estilo Custom conta a própria história dos motociclos. Com a sua estrutura longa e baixa e grande distância entre eixos, eram excelentes para as longas rectas americanas, durante muitos anos não possuíam suspensão traseira, tinham apenas molas nos bancos. Na frente, incipientes molas faziam o papel de amortecimento, e assim também são as customs. Trata-se basicamente da primeira criação do estilo europeu, no qual se adianta as pedaleiras do condutor, posicionando o seu assento mais perto do chão e o guiador mais alto e largo.
BMW R 32 1923
Foi nas motos Custom que surgiu o Side Car, que consiste numa cabine fixada na lateral da Moto e com uma terceira roda, muito comum nas duas guerras mundiais.
Como variante da moto com Side Car surgiu o Triciclo, com motor e mecânica de automóvel ou com mecânica de Moto, no Peru este veículo é chamado de Motokar e é muito utilizado no serviço de táxi, levando o piloto a frente sentado sobre o motor, 2 passageiros num cadeirão logo atrás e as malas numa bagageira sobre as rodas.
Motokar
Com o tempo as motos europeias foram avançando tecnologicamente, com duplo amortecedor traseiro e garfos mecânicos na frente, ambos assistidos hidraulicamente, actuando tanto na compressão quanto na distensão do sistema de amortecimento.
Paralelamente, os americanos foram desenvolvendo as suas Harleys e Indians, mas, após a Segunda Guerra o país, já como super potência, fez crescer em tamanho e principalmente em qualidade a sua rede viária, ocasionando um fenómeno próprio no qual as suspensões das motos, naqueles tapetes asfálticos, não necessitavam de um grande conforto permanecendo o “Rabo Duro” ou os cursos do amortecimento muito diminuto.
Harley-Davidson 1952
Este movimento foi fortalecido pelo facto dos Estados Unidos se terem tornado o maior mercado comprador do planeta, que tanto a Europa como o Japão (líder na fabricação de motocicletas), de olho nos moto-dólares, passaram a fabricar verdadeiros clones ‘harlísticos’, superiores em desempenho e qualidade, além de mais baratos. Com isso, àquelas características, tanto de “design” como mecânicas (grande peso, motores mosculados mas de baixa potência específica e pouco conforto), foram mantidas, agradando aos motociclistas que preferem fazer distâncias a velocidade moderada, sem desconforto aerodinâmico pelo posicionamento contraditório, aos altos desempenhos.
YAMAHA XVS 1100 A Drag Star
Transportando tudo isso para Portugal, teria sido preponderante um aporteguesamento, por parte dos importadores, no sentido de as adequar ao nosso piso irregular cheio de crateras lunares. Quando até motos desportivas apresentam 13cm de curso no amortecedor, as customs possuem 8cm em média, muito pouco para neutralizar as pancadas.
Melhor numa Trial, não?
Isto agrava-se mais pela posição adiantada dos pés e elevada das mãos, por não permitir a divisão dos impactos entre esses citados membros, e a coluna vertebral que, desse modo, os recebe com exclusividade, encurtando a sua vida útil, principalmente do penduraa, e alegrando a vida dos ortopedistas.

Daelim Daystar 125cc

Apesar disto, trata-se de um estilo que tem crescido bastante no mundo e também por aqui, conferindo bastante “status” ao dono. Vale a pena referir que recentemente toda a alta tecnologia, antes exclusiva das desportivas, começou a ser empregada nas “customs” como: suspensão dianteira invertida e mono choque traseiro para uma melhor estabilidade, maior potência e consequente desempenho, conjunto de travagem poderoso, o que satisfaz aqueles pilotos mais dados à adrenalina.
Honda VTX 1300 S
Como variante do estilo Custom o filme Easy Rider lançou a moto Capitão América, com a suspensão dianteira alongada, e sistema de molas expostas, uma moto especializada em longas estradas rectas, mas isso será tema para futura conversa…

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Harley Davidson Road King C


publicado por Cavalo Alado às 01:34
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