Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2007

PRUDÊNCIA NA ESTRADA

SEGUARANÇA ACIMA DE TUDO!

Andar de moto pela estrada é um prazer inigualável. Parece que as motos foram feitas para isso mesmo. Todavia existem regras básicas que o ajudam a ir e voltar em segurança.

Mesmo não conhecendo nada de mecânica, convém levar as ferramentas básicas da sua moto sempre, além de velas, câmaras-de-ar e cabo de acelerador. Mesmo que não saiba compor, é sempre mais fácil encontrar alguém que saiba, tendo o material nas mãos.

Faça o seu roteiro, observando os locais de repouso, as cidades, os abastecimentos... Viajar no estilo "easy rider" é do tempo em que a gasolina era barata. O ideal é marcar as paragens para dormir no mapa, segundo a sua capacidade e a da moto.

Evite pilotar mais de 150 Km seguidos. Cansa muito e depressa se esgotará. O ideal é fazer paragens de 100 Km em 100 Km para descansar uns dez minutos (caminhar, esticar as pernas, ir ao WC, etc). De 200 Km em 200 Km, um abastecimento (dependendo da autonomia da moto). Em cada paragem para abastecimento descanse um pouco mais. 20 a 30 minutos.

Evite almoços pesados. Geralmente os almoços tiram muito tempo à viagem, além de que quando esta de barriga cheia, fica com sono e perde os reflexos. O ideal é fazer um lanche leve à hora do almoço, com frutas de rápida assimilação pelo organismo, líquidos e energéticos (chocolates, barras de cereal). Coma a sério quando parar para dormir.

Apesar do calor, não descure o blusão de couro, calças de ganga ou couro e botas, etc. As luvas são importantes para protecção e evitam que depois de um dia inteiro de viagem ao sol, descubra que ganhou um par de mãos vermelhas na extremidade dos braços brancos.

O Blusão de couro não protege muito do frio. Em caso de frio intenso, usar uma roupa quente por baixo. Em caso de emergência, jornal por dentro da jaqueta, luvas e botas faz milagres.

À noite procure usar algo colorido por cima do casaco, adesivos reflectores no capacete também ajudam. Lembre-se que tem que ser visto de longe.

Não beba nada alcoólico. Alguns dizem que pilotam melhor sob o efeito do álcool. Na verdade o que o álcool faz é deixá-los sem medo, prontos para cometerem alguma asneira por excesso de ousadia, ou por falta de coordenação. O álcool diminui a performance de um piloto.

Evite pilotar após as 18:00 horas. Além de perder a visão das paisagens da estrada, é o horário que cansa mais depressa. A esta hora é bom parar para jantar, dormir, beber uma cerveja e descansar... (se já não vai pilotar, pode beber moderadamente)

Rode dentro da velocidade estipulada pelo código da estrada.

Piadinha! Aliás as regras do código, em se tratando de uma moto, são uma grande piada de mau gosto. Pilote a uma velocidade que se sinta seguro, deixando sempre margem de potência para uma aceleradela de emergência. É claro que vai respeitar os limites nas zonas urbanas, é uma questão de bom senso.

Reduza a velocidade perto de postos de combustível. Além da possibilidade de haver um carro com um automobilista distraído a sair do posto, pode haver no asfalto um pouco de óleo ou gasóleo espalhado (proveniente das descargas dos caminhões cisterna).

Em regiões montanhosas, é comum terminar uma curva e encontrar uma árvore caída na pista, ou uma queda de talude. Todo cuidado é pouco. Mais um bom motivo para não pilotar à noite.


publicado por Cavalo Alado às 01:32
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps