Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2007

BSA

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The   Most   Popular   Motor   Cycles   in   the   World

 

Anos antes de a BSA (Birmingham Small Arms) produzir motos completas, fornecia peças de bicicleta da melhor qualidade à maioria das fábricas estrangeiras. As primeiras máquinas completas foram bicicletas motorizadas; depois seguiram-se modelos de um cilindro válvulas laterais com motores próprios de 498cc (85mm x 88mm de diâmetro//curso e 3,5 hp) e 555cc (85mm x 98mm de 4,5 hp). A primeira bicilíndrica em V com válvulas laterais tinha 720cc e foi feita em 1921. No ano seguinte, outra bicilíndrica em V de 986cc fez a sua primeira aparição. Outros modelos, feitos durante os anos 20 e início dos 30, incluíam as famosas versões Roundtank (depósito redondo) de 249cc, monocilíndricas de 349cc com válvulas laterais e válvulas à cabeça e modelos semelhantes com 498cc. Havia também uma de 174cc a dois tempos e, no final dos anos 20, monocilíndricas de 493cc, incluindo a famosa Slopers com motores com válvulas laterais e especialmente válvulas à cabeça. A gama de 1930 incluía monocilíndricas de 249cc e de 349cc e ainda versões de 493cc com (como sempre) motores BSA com válvulas laterais e à cabeça.

B.S.A. Motor Bicycles Art Print

A maioria dos modelos vinha com motores verticais ou inclinados e as versões válvulas à cabeça com um ou, se solicitado, dois tubos de escape. As bicilíndricas em V tinham motores de 770cc e 986cc. A dois tempos de 174cc foi substituída por uma monocilíndrica válvulas à cabeça durante os anos 30. Nestes tempos pré-guerra, outros modelos tinham motores de um cilindro de 249cc com válvulas laterais e à cabeça e 348cc e 499cc semelhantes. Vieram então bicilíndricas em V de 498cc e 748cc e uma monocilíndrica de 595cc. Preços em 1936: 149cc válvulas à cabeça £31.7s.6d; 499cc válvulas à cabeça £56.10s; bicilíndrica em V 748cc válvulas à cabeça £75 e o mesmo para a bicilíndrica em V 986cc. Embora a BSA nunca tenha competido oficialmente, nos finais dos anos 30 produziu monocilíndricas muito desportivas.

British BSA Motorcycle Show Report Giclee Print

 

Walter Handley ganhou um Gold Star em Junho de 1937 em Brooklands (numa Empire Star 493cc válvulas à cabeça afinada), um prémio feito para todos os pilotos que fizessem uma volta a mais de 160km/h. Isto conduzia, em 1938, ao primeiro modelo BSA “Gold Star”, o qual, também com motor de 348cc, foi fabricado durante muitos anos e, depois da Segunda Guerra, uma das desportivas mais populares já construídas na Inglaterra, em especial nos motoclubes, já que estas motos não só eram rápidas e fiáveis como comparativamente baratas e de design simples. Entre muitas outras, venceram provas TT de motoclube, mostrando ainda grande confiança e velocidade nos TT normais. Novos modelos de 123cc, 148cc e 174cc a dois tempos, os Bantam, foram lançados depois da guerra, durante a qual as monocilíndricas de 493cc estavam entre as melhores do exército. Como muitas motos do tipo, a Bantam era uma cópia da DKW RT 125, o design considerado “saque de guerra”.


Entre os modelos BSA do pós-guerra estavam as versões monocilíndricas de 249cc e 343cc válvulas à cabeça da Star, novas bicilíndricas verticais válvulas à cabeça de 646cc e ainda modelos diferentes de monocilíndricas para trial e escalada.

Bsa Art Print

Durante o final dos anos 60 produziu as versões monocilíndrica de 441cc Victor e bicilíndrica Royal Star com motores de 499cc (65,5mm x 74mm) assim como bicilíndricas de 654cc (75mm x 74mm) que incluíam os modelos Trunderbolt, Lightning, Hornet e Spitfire. No início dos anos 70, a BSA fez Bantams de 173cc a dois tempos, Starfires e Shooting Stars de 247cc e 441cc com motores monocilíndricos com válvulas à cabeça, bicilíndricas válvulas à cabeça Thunderbolt de 654cc, a muito popular bicilíndrica válvulas à cabeça Lightning e a Firebird, uma bicilíndrica válvulas à cabeça de 654cc e 55hp. Novidade foi a Rocket de 740cc, uma três cilindros válvulas á cabeça com motor transverso.

BSA Bantam Tin Sign

Esta máquina debitava 58hp a 7250rpm e tinha uma velocidade de ponta superior a 190 km/h. Além disso, havia também uma nova Gold Star, a 500SS, com motor de 499cc e um cilindro válvulas á cabeça. Outrora líder no fabrico de motocicletas na Inglaterra, a BSA parou a produção em 1972.

O pessoal da BSA continuou a fazer as Triumph T150 e T160 nos três anos que se seguiram, sob a nova liderança da Norton Villiers Triumph, um consórcio co-fundado pelo governo britânico. No entanto, a NVT entrou em recessão e a fábrica de Small Heath foi fechada e depois demolida. Porém, a história continuou, já que cerca de uma dúzia de funcionários da NVT reformaram a firma em Shenstone com o intuito de terminar o desenvolvimento e produzir a máquina com motor rotativo Wankel que fora trabalhada pelo departamento de investigação e desenvolvimento da BSA/Triumph. O nome foi mudado para Norton Motors mas o grupo ainda controlava a designação BSA, bem como outras marcas britânicas antigas, e muitas centenas de motos trail com motor Yamaha de 125cc e 175cc foram feitas para o crescente mercado africano para máquinas de baixa cilindrada e não declaradamente de estrada, todas vendidas com o emblema da BSA ainda conhecido e de confiança em muitos países de África.

British BSA Manx 30 40 Motorcycle Giclee Print


Em 1979, dois empregados da NVT, Bertie Goodman (ex-Velocettte) e Bill Colquhoun, formaram uma firma BSA independente para permitir à Norton Motors dedicar-se às Norton e mudaram-se para um novo local em Coventry, onde forneceram motos militares inspiradas nas Canadian Bombadiers ao exército britânico.  


Em 1990, a BSA juntou-se à Andover Norton Internacional (firma montada para fornecer peças para antigas bicilíndricas Norton) para formar o Grupo BSA que importava motocicletas MZ da Alemanha, para além de continuar a fornecer BSA Bushmans para África. Em 1994, a firma foi adquirida pela Regal Engineerinf, que apresentou recentemente um novo modelo chamado BSA SR, com um visual tipo Gold Star e motor Yamaha de um cilindro.

 

Modelos de Motos BSA

Antes da II Guerra Mundial

  • G14 1000 cc V-twin

  • Empire Star

  • Blue Star

  • Silver Star

  • Gold Star

  • Sloper

  • M20

  • WD M20

Depois da II Guerra Mundial

 

Série A Twins (4 tempos e boxer)

 

A7

 

A7 Shooting Star

 

 

A10

 

  • A10 Golden Flash
  • A10 Road Rocket
  • A10 Super Rocket
  • A10 Super Flash

  • A10 Rocket Gold Star

 

  • A50

A50R Royal Star

A50C Cyclone

A50W Wasp

 

  • A65

 

A65 Star Twin

A65L Lightning

A65R Rocket

A65T Thunderbolt

A65H Hornet

A65S Spitfire

A65F Firebird Scrambler

  • A70L Lightning 750

 

  • Triples

A75R Rocket3 750

A75RV Rocket3 750 - 5 speed

A75V Rocket3 750 - 5 speed

  • Série B (4 tempos e um cilindro)
    • B25 Fleet Star
    • B25 Starfire
    • B25 Barracuda
    • B25 SS Gold Star
    • B31
    • B32 Gold Star
    • B33
    • B34 Gold Star
    • B40 350 Star
    • B40 SS90
    • B44 Victor
    • B44
      • B44SS Shooting Star
      • B44VS Victor Special
    • B50
      • B50SS Gold Star 500
      • B50T Victor Trials
      • B50MX Motocross

 

  • Série C (4 tempos um cilindro).
  • C10
  • C11/C11G: 12 hp (9 kW) - 70 mph (110 km/h) - 85mpg - weight 250 lb (113 kg).
  • C12
  • C15 Star
  • C15T Trials
  • C15S Scrambler
  • C15SS80 Sports Star 80
  • C15 Sportsman

 

  • Série D (2 tempos e um cilindro)
    • D1
    • D3
    • D5
    • D7
    • D10
    • D13
    • D14/4
    • B175

 

  • Outros Modelos
    • BSA Barracuda
    • BSA Beagle
    • BSA Brigand
    • BSA Dandy 70
    • BSA Sunbeam (Scooters)
      • 175B1
      • 250B2
    • BSA Starfire
    • BSA Rocket Scrambler
    • BSA Rocket Gold Star
    • BSA Fury
    • BSA Hornet
    • Winged Wheel (motor auxiliar para bicicletas)
    • T65 Thunderbolt

 

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publicado por Cavalo Alado às 00:16
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