Segunda-feira, 24 de Dezembro de 2007

DICAS ÚTEIS PARA PILOTAGEM 4

DICAS ÚTEIs

PARA PILOTAGEM

O MOMENTO DA DISTRACÇÃO

Parece incrível, mas é verdade: boa parte dos acidentes de moto acontece a menos de 10 minutos de distância do ponto de partida ou de chegada, devido a distracções na pilotagem. Em parte, isto explica-se pela excitação no momento da partida ou um certo relaxamento já próximo ao destino. Portanto, dentro de um território conhecido.

Uma das melhores maneiras de se concentrar é estar plenamente ciente de que a viagem realmente já começou. Mesmo que as ruas e avenidas ainda sejam familiares, procure imaginá-las como se fossem de uma localidade distante, observando toda a movimentação à sua volta constantemente. Dê especial atenção aos cruzamentos e semáforos. Problemas pessoais ou assuntos pendentes de resolução devem ser esquecidos durante a pilotagem. Procure "desligar-se" desses pensamentos, concentrando-se no caminho que terá pela frente. Disfrute do que está a fazer e esqueça os problemas…

 

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OUTRAS DICAS IMPORTANTES

Se necessário, leve mapas ou cópias de guias rodoviários com indicações de entroncamentos rodoviários e entradas e saídas das cidades desconhecidas. Procure decorá-los. Mas se precisar consultá-los durante a viagem, lembre-se de estacionar em local seguro. Geralmente, bombas de gasolina ou postos da Brigada de Trânsito são locais apropriados para essas paragens e os empregados poderão ajudar com informações.

Nos primeiros quilómetros, procure sentir as reacções da moto em travagens, curvas, acelerações, verifique se tudo funciona correctamente. Confira se a bagagem está bem acomodada e segura. Se alguma anormalidade for anotada, corrija antes de retomar a viagem. Não se arrisque a ter problemas na estrada.

As massas utilizadas nas extremidades do guiador, servem para aumentar a sensibilidade e o controle das oscilações e vibrações do guiador, beneficiando inclusivamente a maneabilidade da moto.

A velocidade de cruzeiro ideal de uma moto é entre 50 e 75% da sua velocidade real máxima.

Não ande em velocidades muito baixas, evitando muitos sustos e surpresas com os carros, porém não exagere, mantenha a velocidade compatível com seu conhecimento e experiência, procurando manter total segurança. Segurança sempre em primeiro lugar!

Mantenha o farol baixo sempre ligado, mesmo de dia, mas bem regulado, para não atrapalhar a visão dos outros veículos. Se andar muito rápido, ligue os máximos. Como a moto é um veículo pequeno, isso ajudará os outros veículos a reparar em si no trânsito, aumentando a sua segurança.

Quando começa a chover é quando dispara o número de acidentes, pois a quantidade de água ainda não foi suficiente para lavar a estrada, e ao misturar-se com resíduos de óleo e poeira forma-se uma " borra" muito escorregadia. NÃO TRAVE BRUSCAMENTE NA CHUVA e nunca trave só com o travão da frente se estiver em piso escorregadio.

Em caso de estrada molhada, utilize as marcas deixadas pelos pneus dos carros. Nessas marcas a quantidade de água no asfalto é menor e a aderência do pneu melhora.

Em chuva com a pista molhada, suspeita de areia ou óleo, ao fazer curvas evite deitar a moto. Saia levemente do banco, compensando a inclinação da moto. Cuidado com poças de água, pois podem esconder buracos ou pedras. Diminua a velocidade e evite passar sobre elas.

Quando o trânsito estiver parado, preste atenção aos peões que atravessam a via fora da passadeira.

Não fique muito perto de autocarros de turismo e expressos, porque pode ser vitima de uma descarga do WC.

Cuidado com o lixo que se acumula na berma da estrada. Pode-se escorregar ou levar uma pedrada de um veículo à sua frente que passe por cima desse lixo. Mantenha a distância.

Em engarrafamentos, é essencial manter a prudência e a velocidade baixa, circulando no máximo a 20 Km/h, pois a essa velocidade é possível ter reflexos mais rápidos para quaisquer imprevistos que possam surgir. No trânsito intenso redobre a atenção e diminua a velocidade, pois os automóveis podem mudar de faixa sem sinalização prévia.

O excesso de "confiança" pode levar a um acidente. Nunca deixe de estar atento ao pilotar a sua moto até chegar ao seu destino, mantendo a sua postura e memorizando o trajecto a seguir.

Quem erra mais facilmente é aquele que acha que já sabe pilotar muito bem. Um pouco de medo sempre ajuda muito.

Sempre permaneça em local visível para os automobilistas. Circule do lado esquerdo mantendo uma distância do automóvel da frente é o ideal.

Ao circular por vias onde os veículos estão estacionados ou autocarros imobilizados numa paragem de autocarros, diminua a velocidade prestando muita atenção, pois podem aparecer peões inesperadamente a atravessar a rua.

Nunca se envolva em discussões no trânsito, mesmo se estiver com 101% da razão. Já aconteceu pilotos pararem o outro veículo para reclamar da forma perigosa de conduzir de um automobilista e este sair do carro com uma arma na mão.

O capacete é um equipamento de uso obrigatório e muito importante para a sua segurança. Use sempre cores claras e nunca deixe de prendê-lo. Capacete aberto é só para usar na praia, rodando a menos de 60 km/h.

A moto deve estar sempre em boas condições para circular, preste atenção à parte eléctrica, mecânica e pneus. Faça uma inspecção periódica sempre que sair com a sua moto (óleo, pressão dos pneus, lubrificação da corrente, etc.)

Quando sair de moto, tenha sentido de responsabilidade e se levar pendura tenha o dobro de atenção, pois a vida da outra pessoa está nas suas mãos !

Ao deparar com um obstáculo (como buraco ou lombadas) a alta velocidade, procure travar até próximo do mesmo, mas transponha o obstáculo com os travões soltos, travando novamente após transpor o obstáculo. O impacto de obstáculos com as rodas presas é maior.

Alguns motoristas geralmente dão passagem às motos grandes. Agradeça sempre o gesto dando uma leve buzinada.

Quando cruzar com outros grupos ou companheiros de estrada, cumprimente-os, isso é importante!

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publicado por Cavalo Alado às 00:03
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