Segunda-feira, 24 de Dezembro de 2007

Motos de Neve

snowmob-a.gif (42129 bytes)

Moto de neve (também chamada de motoneve ou mota de neve) é um veículo terrestre concebido especificamente para andar sobre neve ou gelo, consistindo num selim e guiador (e respectivos acessórios) montados sobre um sistema propulsor (em geral um motor a dois tempos alimentado a gasolina) que faz mover uma ou duas bandas de borracha (lagartas) para impulsionar o veículo, sendo a direcção imposta por um par de esquis ligados ao guiador. Apesar de não serem concebidas para isso, as motos de neve podem, desde que tenha velociddade suficiente, atravessar superfícies de água, e movimentar-se sobre relva ou outras superfície relativamente escorregadia.

A moto de neve é essencialmente um modo de transporte e os Sámi usam-na para recolher renas.

Photo: Terje Rakke/Nordic Life/Innovation Norway

 

Contudo, mais recentemente, tornou-se num veículo rápido e emocionante para deslocações pelo campo, como puro entretenimento e como forma de explorar as vastas regiões cobertas de neve na Noruega.

Joseph-Armand Bombardier foi um mecânico que sonhava construir um veículo que pudesse "flutuar sobre a neve." Em 1937 projectou e produziu o seu primeiro snowmobile na sua pequena oficina de reparações em Valcourt, Quebec.

A criatividade técnica de Joseph-Armand Bombardier na execução de projectos de veículos surgiu nos idos de 1930 quando desenvolveu um mecanismo de direcção que revolucionou as viagens na neve e em condições pantanosas. Em 1937, Armand vendeu 12 snowmobiles— chamados de B7 e, em 1942, criou a empresa l'Auto-Neige Bombardier Limitée.

Joseph-Armand Bombardier

Os primeiros snowmobiles eram enormes, veículos para múltiplos-passageiros projectados para auxiliar pessoas a viajar durante os meses de longos Invernos no Canadá. Os Snowmobiles eram usados nas regiões rurais do Quebec para levar crianças para a escola, transportar fretes, entregar o correio, e como ambulâncias. A sua invenção preencheu uma necessidade muito particular na região edepressa o negócio floresceu. Em 1941, Armand abriu uma nova fábrica em Valcourt. Então um empecilho surgiu no negócio em desenvolvimento crescente: a segunda guerra mundial foi uma época sombria e o governo canadiano emitiu durante a guerra regras de racionamento. Os clientes de Bombardier tiveram que provar que os snowmobiles eram essenciais aos seus meios de subsistência para comprar um. Para manter o seu negócio, Armand construiu as engrenagens comutadas Armand e veículos desenvolvidos para as forças armadas. Após a guerra, Armand experimentou um outro revés no seu negócio snowmobile. Em 1948, o governo do Quebeque aprovou uma lei que requer todas as estradas nacionais locais ser cancelaram com neve; As vendas do Bombardier caíram para metade num só ano. Armand decidiu-se consequentemente diversificar o seu negócio e fazer veículos para todos os tipos de terrenos, para a mineração, e as indústrias de óleo e madeireiras.

Detalhe, as máquinas tiveram os esquis dianteiros removíveis que poderiam ser substituídos por rodas dianteiras para o uso nas superfícies pavimentadas ou duras fornecendo assim uma utilidade maior aos seus grandes snowmobiles. A produção destas máquinas evoluiu com o tempo. Durante 1951, os modelos de madeira foram substituídos por folhas de aço e estes veículos passaram a ter motores Chrysler.

Armand sonhou desenvolver o mais rapido, leve snowmobile que carregaria uma ou duas pessoas. No início de 1950, Armand deixou de lado o seu sonho para se focar no desenvolvimento de sua empresa e de outros veículos de tracção. Mas no final da década, menores, e mais eficiente maquinas foram desenvolvidas e começaram a surgir no mercado. Armand recomeçou seus esforços para construir um snowmobile “diminuto”. Trabalhou ao lado de seu filho mais velho Germain, que compartilhou os talentos mecânicos do seu pai. Armand e Germain desenvolveram diversos protótipos do snowmobile de pouco peso e finalmente, o primeiro Bombardier snowmobile foi posto a venda em 1959.

Capture1019200494821_am

Bombardier BR100+ Groomer, motor central, modelo táxi

O Ski-doo foi chamado originalmente de “Cão de Esqui” porque para Bombardier significou um veículo prático para substituir os trenó puxado por cães para caçadores. Por um acidente, um pintor interpretou mal o nome e pintou “Esqui-Doo” no primeiro protótipo. O público descobriu logo que os veículos eram rápidos podem deslizar sobre a neve eram muito divertidos. Um novo esporte de inverno surgiu de repente, centrado em Quebeque. No primeiro ano, a Bombardier vendeu 225 Esqui-Doos; quatro anos mais tarde, 8.210 foram vendidos. Mas Armand era relutante em focalizar demasiado no Esqui-Doo e moveu recursos para seus veículos para todos os tipos de terrenos. Recordou vivimente seus empecilhos no negócio que o forçaram a diversificar. Armand retardou a promoção da linha do Esqui-Doo para impedir que ele domina-se os outros produtos da companhia mas para manter o dominio da indústria de snowmobiles. Os snowmobiles produzidos eram de qualidade e desempenho excepcionais, ganhando uma reputação melhor do que o Polaris e gato ártico o modelo rival de treno motorizado. Em 1975 a Bombardier acabou por comprar o Moto-Esqui da companhia.

Em 18 de Fevereiro de 1964, J. Armand Bombardier morreu de cancro aos 56 anos de idade. Deixou para tras um negocio prospero. Armand dominou a sua companhia, fiscalizando todas as áreas de operação. Controlou o pequeno departamento de pesquisa, fazendo todos os desenhos ele mesmo. Na altura da sua morte as vendas da companhia tinham alcançado os 20 milhões de dolares canadianos, que é o equivalente a US$160 milhões de dólares.

A geração mais nova tomou conta do negocio, conduzida pelos filhos de Armand e pelos seus sogros. A nova equipa reorganizou e descentralizou a companhia, adoptando táticas modernas de negócio. A companhia adoptou o inovação&mdash tecnológica; o computador— para gerir o seu inventário, os clientes e o faturamento. As redes de distribuição foram melhoradas e aumentadas, e um programa de incentivos foi desenvolvido para a equipe de funcionários de vendas.

Em 1967, a L'Auto-Neige Bombardier Limitée foi rebatizada para Bombardier ltda e em 23 de janeiro de 1969, a companhia tornou-se pública, e cotou-se na bolsa de ações.

Capture1019200490009_am

Este jogo pode demorar alguns segundos a carregar!

Por favor, aguarde.

000kqqaq

publicado por Cavalo Alado às 00:04
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Bombardier a 11 de Abril de 2008 às 21:39
Impressionante o percurso desde mecânico até uma empresa cotada em bolsa, Bombardier soube gerir os maus e os bonstempos.


Comentar post


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps