Quarta-feira, 9 de Janeiro de 2008

Sigue Sigue Sputnik-Love Missile F1-11

SIGUE SIGUE SPUTNIK

Você conhece os Sigue Sigue Sputnik? Não? Tony James? Piorou? E Billy Idol? Agora acho que melhorou um pouco... Mas o que Billy Idol tem a ver com esta história. Ele, diretamente nada, mas Tony James, sim... Os dois, lá nos idos dos anos 70, tinham uma banda chamada Generation X, que chegou a fazer um certo sucesso no circuito punk inglês da época.

No começo dos anos 80, a banda desfez-se. Billy Idol foi colher os seus frutos na América, recebendo o rótulo de “punk de boutique”, enquanto Tony James pensava em formar uma banda imaginária perfeita. Passou meses vagueando por lugares exóticos à procura de sangue novo, rostos diferentes e pessoas que não soubessem nenhuma nota musical e que tivessem apenas vontade de tocar.

Através de um amigo, conheceu Neal X, guitarrista. Foi o primeiro membro do grupo, usava uma enorme cabeleira oxigenada e compartilhava dos mesmos gostos musicais de Tony James (Eddie Cochrane, Gene Vincent, Elvis Presley, etc...). Juntos, continuaram a sua peregrinação atrás de outros membros para a banda. Conheceram Martin Degville e Yana Ya-Ya, que eram donos de uma loja de roupas em Kensington Market. Os dois tornar-se-iam o futuro cantor e a futura teclista do grupo, respectivamente.

Martin Degville era um sujeito extravagante, o que era perfeito para as pretensões de Tony James. Já Yana Ya-Ya fazia o estilo “loura platinada”. Para completar a loucura total, entraram dois bateristas (!?); Ray Mayhew e Chris Cavanaugh. O termo exato não é bem loucura e sim autopromoção. Tony James era responsável pelo forte visual e pelo marketing do grupo.

Após reunir todo o pessoal, agora só estava faltando um nome para a banda. Tony James tinha lido no International Herald Tribune algo sobre uma gangue de rua em Moscovo, chamada Sigue Sigue Sputnik (“Queime, Queime, Sputnik”, em russo). E também se lembrou do facto de que Little Richards não quis cantar após o feito do satélite Sputnik, primeiro a completar a órbita terrestre. Estava definido, então. O nome seria Sigue Sigue Sputnik.

Com Tony James e Neal X tocando guitarras, eles passariam dois anos tocando clássicos dos anos 50 e 60 até que cada um descobrisse o seu potencial. Mesmo sem terem ainda composições próprias, autodenominavam-se “a quinta geração do rock” e já chamavam a atenção por toda a Londres. Foram capas de algumas publicações e receberam até uma proposta da CBS para gravar uma demo tape, recusada pela banda por “ainda não estar nos seus planos”.

Em meados de 85, fizeram seu o primeiro show multimídia no Electric Screen de Londres. Com letras evocando sexo e tecnologia, tocaram todas as suas musicas que soavam como uma só. Mesmo assim os jovens da platéia divertiram-se muito, o que atraiu a atenção dos agentes de editoras. Assinaram, então, com a EMI e lançaram o primeiro single, “Love Missile F1-11”, produzido por Giogio Moroder (produtor e criador da disco music eletrônica). A música era bastante dançante, com guitarras espaciais e recheada de efeitos especiais e samples. De imediato, foi um sucesso na Europa e Japão.

Para conquistar o mercado americano fizeram um clip utilizando imagens de filmes como o Exterminador do Futuro e Apocalypse Now. Continuaram a fazer shows, muitos com incidentes violentos. Em junho de 86, saía o LP Flaunt It, gravado em apenas quatro dias e todo produzido por Moroder. O disco era interessante, apesar de quase todas as músicas se parecerem com “Love Missile F1-11”.

Lançaram um segundo single intitulado “21st Century Boy” e sofreram duras críticas. Mas as vendas do disco iam bem.

Parecia que algo não ia bem na carreira do grupo. Dress For Excess, que trazia na capa a frase “This time it’s music (“Desta vez é música”), foi ignorado pela crítica e não alcançou sucesso perante ao público.

No ano seguinte, lançaram The First Generation, LP que conta com versões demo de faixas do primeiro disco, três inéditas e mais uma cover ao vivo da música “Rebel Rebel”, de David Bowie. Era o último lançamento do grupo, que se separou neste mesmo ano com a saída de Tony James, convidado para tocar nos Syster Of Mercy.

A idéia de juntar música, moda, cultura jovem e estratégia de marketing durou o quanto deveria durar, como disse Tony James “ficamos desiludidos com o fracasso inesperado do segundo disco”. Em 2000, a banda regressou com Tony James, Martin Degville e Neal X, fazendo alguns shows. Mas a “piada” contada pela segunda vez já não era a mesma coisa...

 

 

FAIXAS

1. Love Missile F1-11 (Re-recording Part II)   

2. Atari Baby    

3. Sex-Bomb Boogie    

4. Rockit Miss USA      

5. 21st Century Boy     

6. Massive Retaliation (MAD!)   

7. Teenage Thunder      

8. She's My Man (She Talks Like A Woman But She Shakes Like A Man)          

9. Unknown

LOVE MISSILE F1-11

US bombs crusin' overhead
There goes my love rocket red
Shoot it up
Shoot it up

Blaster bomb bomb bomb ahead
Multi Millions still unfed
A mondo teeno givin' head
Shoot it up
Shoot it up

Hold Me shake me, I'm all shook up
Psycho Maniac, interbred, shoot it up Now shoot it up Shoot it up

Shoot it up
Shoot it up

Teenage crime now fashion's dead
Shoot it up
There goes my love rocket red
Shoot it up
Shoot it up
Shoot it up
Shoot it up
Shoot it up

 

TRADUÇÃO

Míssel do Amor F1-11

Bombas americanas cruzam o espaço aéreo
Lá se vai meu foguetão vermelho do amor
Dispara para cima
Dispara para cima

Explosivos bombeiam, à frente
Multi milhões continuam com fome
Um jovem dá cabeçadas
Dispara para cima
Dispara para cima


Abraça-me, abana-me, estou abatido
Maníaco psíquico, inter racial, dispara para cima, já! dispara para cima


Dispara para cima
Dispara para cima

Crime adolescente já passou de moda
Atire para cima
Lá se vai meu foguetão vermelho do amor
Dispara para cima
Dispara para cima

Dispara para cima
Dispara para cima

Dispara para cima


tags:

publicado por Cavalo Alado às 23:36
link do post | favorito
Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30