Domingo, 13 de Janeiro de 2008

SOLEX

Mr Bean Pilotando uma Solex em França

Maurice Goudard e Marcel Mennesson, ambos formados numa faculdade pública de engenharia, são os criadores da empresa Solex em 1905, com o intuito produzir carburadores para a industria automóvel.

Em 1916 Marcel e Mennesson solicitam uma patente para produzir um motor auxiliar que se posicionasse no centro da roda traseira; em 31 de Dezembro de 1917 obtêm a mesma.
Em 31 de Dezembro de 1918 solicitam uma segunda patente, que é dada em 26 de Maio de 1919; sendo a mesma relativa a um veículo de duas rodas composto por um quadro tubular que faz a ligação do assento à forqueta, fazendo também de pousa pés, similar a um “U”, incluindo também uma suspensão dianteira pendular.
Mesmo dispondo das duas patentes os dois engenheiros não seguiram a produção das mesmas, investiram sim no nascimento de um mito…

Em 1940 Marcel Mennesson tinha o protótipo de um motor de 38cc com algumas das actuais características da Solex , entre as quais uma transmissão com um cilindro rotativo e uma bomba de gasolina (que ia permitir a colocação de um depósito em qualquer ponto da bicicleta).
Em Dezembro de 1940 Mennesson adapta o motor a uma bicicleta preta, com um guarnição dourada e rodas de 700mm, nasce assim a primeira VeloSolex

Em 7 de Julho de 1943 é criada uma nova categoria de transportes, as bicicletas com motores de cilindrada inferior a 50cc, ou motores de emergência, (em Portugal são os chamados velocípedes); obviamente que esta alteração legislativa abre portas à produção em massa, o primeiro modelo da Solex fica pronto em 1942 e saem logo 700 unidades para distribuir pelos funcionários da companhia, com o fim de melhorar o veiculo.
A versão definitiva aparece então em meados de 1946.

A primeira Velosolex é vendida em Abril de 1946, são manufacturados em Courbevoie, França, a uma média de 15 bicicletas dia e vendidas a 13.600 francos cada (Actualmente são €2073).
Em 1947 são introduzidas as primeiras modificações, a BP (British Petroleum) inventa o "Solexine” gasolina com a dosagem necessária de óleo que reduzia de forma considerável os resíduos (também chamado "Calamine"), este combustível era comercializado pelas bombas de gasolina em latas de dois litros.

Em 1948 já com 25.000 bicicletas construídas, o seu preço aumentou até aos 19.418 francos; em 1949, existiam 36.000, estimando-se uma venda de 100 Solex por dia.

1951 a Solex custava já 32.500 francos, ou seja, mais do dobro do seu preço inicial; no mesmo ano, 1951, Gaston Chapelle estava no departamento de pós-venda da marca passou a controlar a construção de uma rede de quase 250 estações de gasolina para as Solex , estações essas que se elevaram a um total de 1.000 em 1962 por toda a França e países pertencentes união Francesa.

Em 1953, com um total de 100.000 bicicletas construídas vendiam-se em quantidades de 50 a cada um dos distribuidores, pagas em dinheiro “vivo”, o sucesso era de tal forma fenomenal que os pedidos estavam com uma média de espera de 3 meses, provocando até um “mercado negro” paralelo.
A produção era já assegurada por três unidades fabris.

Em 1954 é introduzido um novo modelo, o motor é modificado e o “tipo 330” custa cerca de 34.810 francos, em 1954 são vendidas 157.814 unidades e em 1955, 202.588 unidades.

O modelo 330

O 660 é introduzido em Outubro de 1955 numa apresentação de Paris, a bicicleta é modificada e são vendidas 228.183 unidades no ano de 1956 e 261.021 unidades em 1957, em 1958 o volume de vendas atinge as 274.261 unidades.

O modelo 660

Em 1957 aparece o modelo 1010 em que as principais mudanças são no motor.

Modelo 1010

O modelo 1400 apareçe em 1958 com rodas de 550mm e os pneus mais grossos, são vendidas 288.309 unidades a um preço de 32.800 francos com garantia de um ano.

Modelo 1400

Em 1960 é lançado o modelo 1700, uma óbvia resposta à concorrência da “Vélovap”; este novo modelo tem já uma embraiagem automática. São vendidas 288.194 unidades ao mesmo preço que o modelo 1400, nesse mesmo ano a produção é já assegurada por 5 fábricas da produção.

Modelo 1700

O modelo 2200 é lançado no Verão de 1961, as alterações são relativas ao design e potência do motor.
Em 1961, a produção alcança 300.070 unidades e cada bicicleta é vendida a 348 francos (alteração da moeda corrente) a produção aumenta para 311.076 bicicletas em 1963 e para 380.000 em 1964; estima-se até que nesse mesmo ano são vendidas 1.500 bicicletas por cada dia de trabalho.

Modelo 2200

Com o objectivo de melhorar a produção, o quadro é alterado para uma forma rectangular de aço, o modelo 3300 é introduzido em 1964 já com essa nova estrutura, o seu preço é de 373 francos.

Modelo 3300

A 3800 é lançada em 1966, daí as inscrições no motor da mesma, são melhorados os desempenhos e em 1968 este modelo está disponível em 2 cores distintas, o azul e vermelho por apenas 420francos e o modelo de luxo por 447francos.
Em 1967 a Solex 3800 tinha uma produção de 287.119 unidades e em 1968 de 286.431.

Modelo 3800

De 1968 a 1974 é produzido o "Mícron", é um transporte que mistura as rodas de uma scooter e o motor da 3800 no entanto sem pedais.
Para este modelo era obrigatório o uso de capacete, de matricula e licença, demasiadas obrigações para o que se queria prático.
Não foram produzidas mais de 4000 unidades deste modelo.

 

O Micron

Com intenção de triunfar no mercado clássico a Solex produziu o Flash, sem o motor na parte dianteira e em uma estrutura diferente das tradicionais Solex.
O Flash foi lançado em 1969 e dá origem ao modelo 6000 em 1972, em que se junta um travão de disco traseiro e um motor de 1.4cv capaz de alcançar os 40Km/h com consumos pouco superiores a 2litros/100Km. (contra os 1.2lts/100 e 30Km/h da 3800).
O 6000 era vendido a 559 francos, com forquilha telescópica e um guarda-lamas clássico, a produção atingiu as 100.000unidades.

Flash


6000

O 5000 aparece em 1971 e é comercializado ao mesmo tempo que o 3800, este é um modelo mais jovial e mais baixo, disponível em quatro cores, o amarelo, laranja, azul, e o branco, 529 francos e é produzido até 1980.


Em 1973, o 5000 é disponibilizado numa versão desmontável chamada de "PliSolex", este modelo custa 715 francos, o PliSolex foi produzido até 1978.


5000

PliSolex

Em 1973 a Solex lança uma motorizada sem o motor na parte dianteira e com um sistema de movimentação diferente, é o Tenor, é no fundo uma motorizada clássica com um motor Franco Morini, o modelo base é disponibilizado por 1060 francos (L) e o mais completo (S) por 1350 francos, tendo já incluídos piscas, um assento maior e com molas.
Seis meses depois o Tenor é remodelado ficando sem as molas na parte traseira e passa a ter guarda lamas de inox, os modelos L e S passam a ser GL e GS com cilindros inclinados 25º e com um motor Franco Morini de 4 mudanças com selector de pé e embraiagem manual, este modelo só está disponível em vermelho e são produzidas apenas 2000unidades.

 

Ténor

Em 1974 aparece o 4600 para exportação, este modelo mistura o 3800 e o 5000 para estar de acordo com as legislações locais, tem um farol dianteiro adequado aos EUA ou um farol da 5000 para o mercado inglês.
É lançada também uma 5000 específica para o mercado Holandês que com as suas rodas pequenas permitia que não fosse utilizado capacete.
Estes são os últimos modelos produzidos pela Solex.

O Modelo 4600

Em 29 de Janeiro de 1974, Félix Goudard morre com 86 anos, era nessa altura o responsável pela comercialização da Solex em todo o Mundo, nesse mesmo ano a Motobécane (Actual MBK) fica com a maioria das acções da VeloSolex e para de imediato a produção da 6000 e da Tenor, uma vez que são concorrentes das suas motorizadas, a 3800 passa a ser construída em Quentin, na fábrica da Motobecane, em 1977 é introduzido um novo farol neste modelo e em 1986 os punhos e manetes passam a ser “normais” e não invertidos.
A Motobecane passa a MBK em 1983, com o takeover da Yamaha, o modelo 3800 só é construído até 1988 mas com vendas muito reduzidas nesse período de tempo.
As ultimas 100 unidades são então vendidas em leilão para uma acção de caridade.

Fonte: http://solex.planetaclix.pt/main/index.htm

  

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publicado por Cavalo Alado às 01:48
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