Terça-feira, 29 de Janeiro de 2008

opinião CONCENTRAÇÕES...

car chase animated divider

Concentrações…Convívios…

Encontros de Motociclistas, etc.…


As Concentrações de motos em Portugal começaram a ter importância somente a partir da liberalização da importação de motos nos anos 90. Estes eventos oferecem uma óptima oportunidade para rever amigos e fazer novas amizades o que é muito fácil pois todos possuem os mesmos sentimentos em qualquer parte do planeta. Onde encontrarmos um motociclista, a solidariedade é sempre a mesma, pois todos "falam a mesma linguagem".

Quase todos os encontros de motociclismo se realizam nos fins-de-semana. Geralmente começam na sexta-feira, e estendem-se pelo sábado e domingo. Alguns eventos de vulto já começam na quarta-feira, como a Concentração Internacional de Motos de Faro e outros mais importantes chegam a durar semana como acontece no Daytona Bike Week (Florida).

No domingo pela manhã a maioria dos motociclistas já começam a regressar a casa, ficando o maior movimento por conta dos motociclistas locais.

Geralmente, nos melhores encontros, no valor da inscrição (que varia entre os 20 a 40 Euros) estão incluídos: - T-Shirts (por favor senhores organizadores, comecem a distribuir camisolas de manga comprida sempre úteis em viagens - pois nas minhas gavetas já não cabem mais camisolas de manga curta), distintivo alusivo ao encontro, lenço, pin, porta-chaves, autocolantes, esferográficas, preservativos e outros brindes, acesso a discotecas, descontos em gasolineiras (nestas alturas geralmente não exigem que se retire o capacete) e até três refeições (geralmente jantar de sexta-feira, almoço e jantar no sábado, que podem ser realizadas no local ou em localidades próximas). Actualmente, em muitos encontros, infelizmente, não há nenhuma preocupação em reunir os motociclistas em torno de uma só mesa…

Antes do almoço de domingo, são realizados sorteios de brindes que podem ir desde T-Shirts, capacetes até inscrições e estadia para eventos de motociclismo cá ou até noutros países. Também são entregues prémios de presença para o motociclista mais velho, o primeiro inscrever-se, o motociclista que percorreu mais quilómetros, a moto mais original, a moto mais antiga, a moto de maior potência, o motociclista mais autêntico e o grupo mais representado.

No programa do evento deve sempre que possível ser incluída a realização de uma feira a qual deve ser publicitada em conjunto com o evento. Cada sito e cada Grupo têm um estilo próprio, caracterizado pelos hábitos e tradições do local. Vemos com facilidade diferenças entre eventos organizados no litoral ou no interior do país, e ultimamente a vinda de espanhóis até às nossas terras é cada vez maior. Em Espanha os eventos, em regra, não possuem a qualidade visível em Portugal, muito embora os “nuestros hemanos” sejam bastante alegres, divertidos e bastante prestáveis e organizados, de resto como todos aqueles que amam de verdade as duas rodas.

O sucesso de uma concentração depende de vários factores:

Local – deve ser realizado numa área próxima da localidade, num parque de lazer ou de campismo, por exemplo, numa área com acesso próprio, de forma a não perturbar a população local e de preferência coberta no Inverno.

Divulgação – deve ser divulgada de imediato com panfletos noutros eventos de motociclistas, com alguma antecedência (um mês) afim de permitir aos interessados programar as suas deslocações a estes eventos.

Programação – Uma concentração deve ser programada com pelo menos um anos de antecedência para não haver colisões de datas e proporcionar uma melhor programação dos participantes deste futuro evento. De seguida devem ser contactados outros grupos que já façam eventos há mais tempo. Da informação a transmitir devem constar todos os detalhes do programa, preço, mapa do local e de como chegar ao local, incluindo distâncias das principais cidades e de localidades próximas, lista de estabelecimentos hoteleiros com o endereço, telefone e preço das estadias.  

Organização – O Grupo organizador do evento não pode perder o controle do evento. Deve haver uma integração entre os órgãos de segurança, municípios e organizadores. Os locais destinados a exibições acrobáticas devem ser isolados. Infelizmente por falta deste isolamento já assisti à morte de um motociclista que sofreu um acidente, na minha frente. Temos uma cultura de encontros em Portugal que nem sempre prima pela segurança que não primam pela segurança, pois muitas vezes não existe uma organização mais séria, uma fiscalização adequada e medidas punitivas... Não sou de todo contra as manifestações acrobáticas de alguns motociclistas, entendo é que tal só deve ser permitido em locais devidamente reservados para o efeito e com todas as condições de segurança previstas, sob pena de poderem suceder situações de controlo e de caos, não desejáveis ao nosso bom nome. Um eficaz equipamento sonoro, não só para passar música mas sobretudo para a enviar alertas e recomendações é imprescindível.

000gapq0

Alimentação – As concentrações normais oferecem três refeições incluídas no preço da inscrição. O jantar de sexta-feira é fundamental (deve existir nem que seja algo de menos sofisticado e de forma a ser servido durante o máximo de tempo possível, grelhados são sempre uma boa opção), ao garantir-se esta refeição, consegue-se obter a vinda de mais motociclistas logo nesse dia e sobretudo companheiros vindos de mais longe. Outro detalhe importante e que a maioria dos encontros não atentam é que as refeições devem ser feitas em locais diferentes (restaurantes ou colectividades) para não haver reaproveitamento de restos). Também tornam o evento mais dinâmico com possibilidade de se servirem pratos mais variados. A tendência actual das organizações é a de evitar o fornecimento de refeições ou deixar somente incluído na inscrição as refeições de sábado e de domingo, penso que dessa forma o encontro se resume em vários mini encontros em restaurantes espalhados pelas redondezas.  A mesa continua a ser um óptimo local para se reunirem motociclistas., infelizmente esta situação só já quase se verifica em eventos de menor dimensão.  

Alojamentos – Deve existir sempre bem definido um local destinado a acampamento. Sempre que possível o acampamento deve ser instalado em torno dos equipamentos balneares, os quais devem, para além de manter as condições mínimas de higiene, fornecer água quente e fria e possibilidade de tomar banhos a qualquer hora do dia. Deve ser deixada uma faixa isolada para rápido acesso a veículos de emergência em caso de necessidade. Devem ainda as organizações destinar locais para acampamento “com moto ao lado” e zonas interdita a motos, afim de evitar ao máximo situações de risco. Os acampamentos devem ser bem vigiados por elementos da segurança, tanto de noite como de dia e situações de barulhos indesejáveis e evitáveis devem ser de imediato punidas se necessário com expulsão. A hotelaria local ou em locais próximos é muito importante. Os hotéis devem oferecer descontos nas estadias para os inscritos no evento. Ao contrário disto estamos actualmente a verificar que os estabelecimentos aumentam os preços, ou em casos mais radicais, barram o acesso a motociclistas.

Valor das inscrições - Actualmente o valor de 30 euros, incluindo as três refeições, brindes e acesso a espectáculos é um preço aceitável. Se o preço for superior, corre o risco de haver poucos inscritos. Se o Grupo organizador pensar em lucros no primeiro encontro, está fadado ao insucesso, pois haverá poucas inscrições: o encontro tende a voltar-se para a rua. No ano seguinte, por ocasião do mesmo encontro, poucos voltarão, pois a notícia de uma má concentração passará de boca em boca rapidamente. Também aqui o sucesso do primeiro encontro é fundamental para a credibilidade e realização dos próximos eventos.

Espectáculos – Os espectáculos devem ser apropriados ao tipo de gostos dos motociclistas presentes. É claro que se torne extremamente difícil saber aquilo de que todos gostam ainda para mais com tanto tempo de antecedência, e quantas vezes sem a capacidade financeira para se trazerem os grupos desejados. Contudo, é quase do senso comum saber-se quais os grupos que estão mais em voga e que mais agradam à maioria dos motociclistas. Não se deve excluir nunca a hipótese de se introduzirem novas manifestações, um espectáculo de qualidade nem sempre tem que ser caro. Há sempre a hipótese de se dar a conhecer grupos e artistas locais, fazendo bons contratos com os mesmos.

Segurança - A segurança num evento motociclistico pode marcar a diferença entre o sucesso ou a ruina do mesmo. Para além daquilo a que poderemos chamar a segurança activa, ou seja aquela que é feita no local de forma preventiva ou interventiva e que tende a dirimir ou afastar possivéis focos ou situações de insegurança. Existe também todo um trabalho de informação à priori que pode ajudar no sentido de ser feita uma antevisão de possivéis "ataques" à realização do evento. Devem ter-se em conta nestes casos incidentes anteriores e estar mais atento a grupos que sejam menos conhecidos pela organização. Para este efeito existem grupos dispostos a ajudar as organizações, fornecendo informações que se revelam muitas vezes fundamentais para a tranquilidade dos eventos a realizar.

Alfredo Nobre, Grupo 000ft1tr

publicado por Cavalo Alado às 22:21
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps