Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2008

MONTEMOR-O-VELHO

Desta vez o Grupo Motard eleito para figurar nesta rúbrica é o Grupo Motard do Baixo Mondego (Site), sediado no Concelho de Montemor-o-Velho, o qul irá organizar pela 7ª vez a sua Concentração de Motos durante os dias 29 de Fevereiro e 1 e 2 de Março. O Pavilhão de Exposições da Carapinheira, será assim mais uma vez o palco escolhido para a realização deste evento, com uma superficie coberta de 10 000m2 este espaço constitui uma mais valia para o sucesso previsivél desta concentração. A todos os que se desloquem ao Baixo Mondego desejos de boas curvas...aos companheiros do Grupo Motard do Baixo Mondego votos de muito exito para a realização da vossa 7ª Concentração de Motos!!

 

 

 

MONTEMOR-O-VELHO

Imagem:MMV.png

Caracterização: Montemor-o-Velho é uma vila portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e subregião do Baixo Mondego, com cerca de 2 900 habitantes. Situa-se a uma altitude média de 5 m acima do nível médio do mar.

É sede de um município com 228,62 km² de área e 25 478 habitantes (2001), subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Cantanhede, a leste por Coimbra e por Condeixa-a-Nova, a sul por Soure e a oeste pela Figueira da Foz.

As freguesias de Montemor-o-Velho são as seguintes:

  • Carapinheira
  • Abrunheira
  • Arazede
  • Carapinheira
  • Ereira
  • Gatões
  • Liceia
  • Meãs do Campo
  • Montemor-o-Velho
  • Pereira
  • Santo Varão
  • Seixo de Gatões
  • Tentúgal
  • Verride
  • Vila Nova da Barca

História: Montemor-o-Velho é uma antiga vila cujos vestígios remontam à Pré-história, designadamente ao período Neolítico. Existem referências documentais ao seu castelo desde o século IX. Em 848, Ramiro I das Astúrias passou a dominar o castelo de Montemor, mas a reconquista definitiva do Mondego foi empreendida pelo Rei Fernando Magno de Leão, que entregou o castelo ao Conde Sesnando. Este castelo é bastante bonito de visitar, estando em bom estado de conservação. De lá se disfruta de uma bela vista sobre os arrozais do rio Mondego e restantes terrenos de cultivo.


Lenda das Arcas: Há muito, muito tempo os primeiros habitantes de Montemor-o-Velho enterraram dentro das muralhas do Castelo, duas arcas. A primeira arca continha a felicidade e a riqueza. Tinha tanto ouro que se aberta fartaria todo Portugal. A outra arca é a arca maldita que contém a peste. Uma vez aberta trará a desgraça, a febre, a miséria e a fome, não tendo dó nem piedade por ninguém. Muitos, movidos pela audácia ou pelo desespero de tempos dificeis, aproximaram-se das arcas. Em épocas de crise muitos se juntaram para abrir a arca da fortuna... Mas... logo paravam atónitos e perplexos petrificados com o medo de abrir a arca da peste pois esta se aberta traria ainda mais desgraça e miséria... E as arcas lá continuam à espera de um dia alguém ter a ousadia de as procurar e a imprudência de as abrir....

Economia: Montemor-o-Velho, que em tempos foi terra de agricultores, está hoje virada para as actividades do sector terciário, em parte devido à instalação das repartições da administração, instituições financeiras e de serviços; o pequeno comércio é variado. A indústria está representada com vários estabelecimentos fabris de pequena e média dimensão.

Ver slideshow

GASTRONOMIA

A lampreia come-se de Janeiro a Abril. Não menos apreciada é a caldeirada e o ensopaso de enguias também muito típicos da região. no campo da doçaria a tradição é bem mais antiga. As Espigas Doces de Montemor, as Barrigas de Freira e as Queijadas de Pereira e de Tentúgal os Pastéis de massa folhada recheados com ovos moles.

Outra iguaria imperdível é a Queijada de Pereira. Todos os anos, esta freguesia tem realizado a Festa da Queijada!

000axwx6

MENU

 

Entradas: Ovas de bacalhau avinagradas

Sopas: Sopa da Aldeia

Peixes: Arroz de Lampreia

Carnes: Sarrabulho

Sobremesas: Passtéis de Tentugal, Queijadas, Papas de Moado

 

Aroz de Lampreia

 

Ingredientes:

          1 lampreia de 1,5 kg
          2 cebolas grandes
          3 dentes de alho
          4 dl de azeite
          1 colher de sopa de manteiga
          1 ramo de salsa
          1 cálice de vinho do Porto seco
          1 dl de vinho branco
          sal, pimenta
          500 gr de arroz
          2 colheres de sopa de azeite.

Confecção:

Amanhe a lampreia e junte o vinho branco ao sangue do animal para impedir que coalhe. Faça um refogado com as cebolas bem picadas, os alhos cortados aos bocadinhos, os 4 dl de azeite, a manteiga, o ramo de salsa, sal e pimenta. Quando alourar, introduza os pedacos da lampreia juntamente com o sangue, deixando ferver em lume muito baixo até apurar. Nessa altura adicione o vinho do Porto e o arroz.

 Pastéis de Tentugal
Ingredientes

 


Massa:
          500 gr de farinha
          2 colheres de sopa de manteiga
          2 dl de água
          Sal q.b.
          200 gr de manteiga
          Açúcar em pó

Recheio:
          250 g de açúcar
          12 gemas de ovos
 

Preparação:

Massa:

Peneire a farinha várias vezes para dentro de um alguidar. Faça uma cova ao centro e deite a manteiga (2 colheres de sopa) derretida. Misture bem.Tempere a água com sal e aqueça-a. Adicione, pouco a pouco, à farinha amassando bem até que a massa obtida se despregue das mãos.Molde a massa em bola e coloque-a num prato previamente polvilhado com farinha, e polvilhe-a também com um pouco de farinha. Cubra-a com uma tigela aquecida e deixe repousar durante cerca de 30 minutos.

Recheio:
Leve o açúcar ao lume com as gemas, até obter uns ovos moles bastante espessos

Montagem

Estenda um pano sobre a mesa.Pincele a superfície da massa com um pouco de manteiga derretida e comece a retirar-lhe bocadinhos, que se estendem, primeiro, com o rolo, e, depois, se esticam com os dedos, tendo o cuidado de não a romper. Esta deve ficar tão fina como uma folha de papel de seda. Corte esta massa em rectângulos com 14 cm por 10 cm. Não deve de aproveitar as bordas espessas de massa espessas.Derreta manteiga (200 gr) em banho-maria. Depois sobreponha quatro folhas de massa, pincelando-as com manteiga derretida à medida que as vá sobrepondo. Coloque duas colheres de sopa de ovos-moles sobre o rectângulo de massa (com quatro folhas) e enrole o pastel. Dobre as pontas para cima e leve-os a cozer rapidamente em forno forte. Polvilhe com açúcar em pó..

VINHO

CONDE de CANTANHEDE 1991

Adega Cooperativa De Cantanhede, Crl. 1991

Adega Cooperativa De Cantanhede, Crl. Conde de Cantanhede 1991 (1991) (Vinhos)
  Identificação   Região    Bairrada (DOC)   Tipo de vinho    Tinto Reserva   Ano de colheita    1991   Castas    Baga, Donzelinho, Mourisco, Tinta...
Identificação   
Região    Bairrada (DOC)   
Tipo de vinho    Tinto Reserva   Ano de colheita    1991   
Castas    Baga, Donzelinho, Mourisco, Tinta Pinheira e Barroca.   
Capacidade    0, 75 l   
Produção Produtor    Adega Cooperativa de Cantanhede, CRL.   
Caracteristicas gerais   Longevidade prevista    10 anos ou mais   
Temperatura de degustação    18 ºC   
Análise físico-quimica   Teor alcoólico    12 %   pH    3, 4

(Se pilotar...beba com moderação)      

RESTAURANTES

 RAMALHÃO
R. Ten. Valadim Montemor
Tel.: 239 689435

MARINHEIRO
Casal Novo do Rio Montemor
Tel.:239 680137

A MOAGEM
Ponte da Lagoa Montemor
Tel.: 239 689752

CASTEL DOS CAIADOS
Montemor
Tel.: 239 689497

A POUSADINHA - Café - Pastelaria
Doces Regionais: Pastel e queijada de Tentúgal, Pousadinhas, Natividades, Biejos de Frade, Arrofadas de Coimbra, Broa de Milho, etc... Fabrico caseiro

CASA ARMÉNIO (O PATO)
Cozinha regional, pato assado no forno, borrachinhos e arroz malandro são as especialidades da casa. Situado no centro da freguesia de Tentúgal, próximo da Igreja. Recomendamos!

Tentúgal
3140 Montemor-o-Velho
Tel.: 239 951175

O AFONSO
Tentúgal
Tel.: 239 951140


publicado por Cavalo Alado às 01:19
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De António Ribeiro a 9 de Junho de 2008 às 14:33
Ex. Mos Srs. (as)

Teria imenso prazer em vos apresentar os meus serviços de Karaoke ( Karaoke do To ) , DJ e música ao vivo.
O Karaoke do To , como e conhecido , apresenta uma vasta variedade de músicas , um bom ambiente de trabalho e uma boa qualidade de som.
A musica ao vivo , trabalhamos com diversos grupos para todos os gotos e para todas as idades.
O serviço de DJ apresenta uma grande selecção musical e pretendemos com isto proporcionar um excelente espectáculo.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Ex. Mos Srs. (as) <BR><BR>Teria imenso prazer em vos apresentar os meus serviços de Karaoke ( Karaoke do To ) , DJ e música ao vivo. <BR>O Karaoke do To , como e conhecido , apresenta uma vasta variedade de músicas , um bom ambiente de trabalho e uma boa qualidade de som. <BR>A musica ao vivo , trabalhamos com diversos grupos para todos os gotos e para todas as idades. <BR>O serviço de DJ apresenta uma grande selecção musical e pretendemos com isto proporcionar um excelente espectáculo. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Poderam-me</A> contactar pelo 919358392 / 969337233, karaokedoto@blogspot.com ou pelo hi5 karaokedoto@live.com , onde estarão fotografias de vários espectáculos. <BR>Sem mais de momento <BR><BR>Com os melhores cumprimentos <BR>António Ribeiro


De isabel daniel a 26 de Julho de 2009 às 22:14
Hoje dia 26-07-09 por volta das 17h estive na esplanada da Pousadinha e solicitei um sumo de laranja natural, depois de ter bebido um pouco verifico que este tinha algo mais que o sumo da laranja e o gelo, pois tinha alguns aditivos (larvas), solicitei a presença de um funcionário, após aguardar cerca de 10 minutos pela sua presença, decidi deslocar-me ao interior do estabelecimento para efectuar o pagamento dos restantes serviços e reclamar o sucedido, aguardei a minha vez para ser atendida e solicitei a pessoa da caixa a presença da gerência, fui informada por essa pessoa, que não sabia se estaria alguém da gerência no momento. Solicitei então o livro de reclamações, eis senão quando aparecem 2 pessoas da gerência, que para além de pouco simpáticas ainda se atreveram a por em causa o facto do dito sumo conter larvas, quando estas estavam bem visíveis. Para alem disto, 2 semanas antes tinha ido lá almoçar e tinha pedido uma salada fria de queijo fresco, e essa salada estava completamente deteriorada, nem a consegui comer, (facto que reclamei na altura junto da funcionaria) decidi aproveitar também para transmitir isso a gerência. Qual não foi o meu espanto quando do outro lado (a gerência) me pergunta, mas comeu a salada? Bem isto foi demais para além de terem questionado a existência das larvas, quando elas flutuavam no copo, ainda me diziam se tinha comido a salada como se eu estivesse ali a fazer uma acusação sem fundamento.
Bom resta-me dizer que fui cliente desta casa durante vários anos, a apesar de o atendimento não ser nada de especial, quanto a qualidade nunca tive nada a apontar, mas verifico que ultimamente a qualidade deixou de ser um dos princípios desta casa, já que, esta se encontra num estado pouco simpático, o chão sujo, a casa de banho a merecer a visita de uma funcionaria para efectuar a merecida limpeza, o funcionário da caixa a mexer em dinheiro e comida ao mesmo tempo

Acima de tudo quem esta a frente de um balcão deve saber gerir este tipo de situações, e não se dirigir aos clientes com arrogância, pois sem eles a casa deixa de existir, e o mais ridículo é que no final ainda me disseram que mesmo assim a casa estava cheia.

Mas talvez se mantiverem esta postura não seja por muito tempo, o que é uma pena.


Comentar post


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps