Terça-feira, 18 de Março de 2008

BMW-O Terceiro Milénio

O FUTURO É HOJE!

2000     Quatro pilotos profissionais da BMW terminam nos quatro primeiros lugares no Rally Dakar Cairo. As novas F650 GS e a altamente inovadora C1 entram no mercado. A BMW converte-se no único fabricante de motos do mundo a equipar todos os seus modelos com ABS e catalisador tipo G, como equipamentos de série. Schorsch Meier, o lendário piloto de competição da BMW morre aos 90 anos.

Schorsch Meier

A Equipa BMW em 2001

Grandes surpresas no Rally Paris-Dakar
BMW R900RR e F650 Dakar 2000-2001
A Funduro não era uma moto todo-o-terreno construída para competição e isso ficou patente numa prova realizada ao longo do deserto em 1998. Todavia isso não fez com que quatro pilotos profissionais da BMW integrassem no Rally em 1999. Após 18 dias e 9 022 Km, o vencedor foi Richard Sainct, um piloto francês de St Affrique, aos comandos de uma versão Rallye da BMW F650.
Em 2000 a BMW participa novamente neste Rallye que desta feita se desloca para o Cairo no Egipto. A marca apresentou quatro F650 RR transformadas, mas também incluiu uma surpresa ao enviar dois modelos R900 RR. A nova versão para Rallyes com motor Boxer de oito válvulas cruzou a meta em terceiro lugar sob os comandos de Jimmy Lewis também ele debutante nesta competição. A prova foi concluída no meio de um grupo de pilotos de F650 RR e asseguraram os quatro primeiros lugares para a BMW. Richard Sainct conseguiu a sua segunda vitória consecutiva ficando Óscar Gallardo em segundo e Jean Brucy em quarto.
A equpa BMW Triunfante!
Esta dupla vitória das motos monociclindricas BMW foi o prelúdio perfeito para o lançamento no mercado da F650 GS, a qual chega dois meses depois. O novo modelo manteve o padrão de qualidade da sua antecessora e foi complementada com uma maior aptidão para a prática de todo-o-terreno. Os resultados do primeiro ao quarto lugares nas pirâmides do Egipto não se voltariam a repetir em 2001.
A Sorte abandonara os pilotos da BMW e uma série de acidentes destruíram as aspirações da BMW a uma série de vitórias sucessivas da R900 RR. Todavia Andrea Mayer, uma vez mais numa F650 RR concluiu a prova e venceu o Rallye Paris-Dakar pelo terceiro ano consecutivo.
 
Andrea Mayer
Entrar no novo milénio com um novo nome

BMW Motorrad

O ano de 2000 representou não só a vitória no Paris-dakar, como o surgimento de novos modelos e inovações durante todo o ano. Este foi também um ano de mudanças para toda a Divisão de Motos da BMW, a Sparte Motorrad. Esta Divisão foi renomeada a nível mundial como “BMW Motorrad”. O novo nome da companhia viria a oferecer não só motos e equipamentos para o piloto, como um vasto leque de serviços, formações e planificações para os clientes da marca.
  
  
Uma vásta gama de acessórios...
A BMW C1, Um conceito verdadeiramente inovador
BMW C1
A ideia era combinar os benefícios de uma moto com a segurança de um automóvel: agilidade, dimensões compactas (na estrada e ao estacionar), carroçaria desenhada com cuidado incluindo unidades deformáveis, barras protectoras á altura dos ombros e duplo cinto de segurança. Tudo isto reflectiu-se na nova filosofia do que pode ser um motociclo: a C1.
Mais do que uma moto com tejadilho, a BMW C1 é um biciclo altamente desenvolvido e realmente sofisticado possuindo tecnologia que permite ao piloto dirigir sem capacete ou vestuário apropriado. O desenho começa por um poderoso motor de 125cc a quatro tempos com sincronização electrónica, injecção electrónica de combustível e um catalisador de três vias. O elevado design tecnológico incluía uma suspensão Telelever na forquilha dianteira, travões ABS, configuração de segurança em relação ao quadro e carroceria e uma vasta gama de acessórios.
Quadro ou Carroceria?
A BMW C1 entrou no mercado na primavera de 2000 e rapidamente começou a fazer parte da paisagem urbana diária das cidades europeias, afirmando-se como um transporte urbano rápido e como um modelo para iniciar os motociclistas mais jovens.
C1 200 "Executive", C1 200 "Family Friend", C1 125 base, C1 125 "Executive"
C1 200 "Executive", C1 200 "Family Friend",
C1 125 base, C1 125 "Executive"
Berlim a todo o gás!
As motos BMW são mais populares que nunca e a sua capacidade de produção expande-se a todo o momento. Para além das Boxer e das Tetracilindricas, as Monocilindricas são também agora produzidas em Berlim.
A fábrica da BMW em Berlim
A nova F650 GS entrou no mercado na primavera de 2000 como sucessora da BMW Funduro. A primeira versão da F650 GS obteve uma produção de nada menos que 64 339 unidades.
Este modelo integrava uma potência de 50hp com um motor monocilindrico de injecção electrónica, qualidades nunca antes vistas dentro da sua categoria. Uma característica complementar denominada BMS-C, foi o BMW Compact Engine Management, sistema desenvolvido no motor de compartimento único. Um sensor lambda para o ar e um catalizador tipo G resultaram num enorme avanço em termos de equipamento standard.
A F650 GS foi redesenhada, não só em termos estéticos, como de forma a se adaptar melhor ao todo-o-terreno. Os travões ABS foram incluídos como opção. Paralelamente existia uma versão Paris-Dakar com maior curso de suspensão, jantes de todo-o-terreno e a mesma decoração das BMW vencedoras.
A F650 é construída em Berlim e numa nova linha de montagem. A expansão da capacidade da fábrica de motos BMW apenas foi possível graças a uma estreita colaboração entre as empresas envolvidas no projecto, a qual fez aumentar a produção diária em 2001 para as 440 unidades. Nesse mesmo ano a produção anual da BMW foi de 90 478 motos.
2001     O novo e único sistema integral ABS da BMW enaltece a reputação da marca ao fabricar produtos de máxima segurança. A produção em Berlim desenvolveu-se de tal forma que 117 milhões de Euros são investidos para aumentar as instalações de forma significativa. A Turing, Sport Turing e a nova Roadster contam com motores de 1150cc. Entra no mercado a ágil F650 CS Scraver.
Todos os modelos com catalisador e ABS
Motor com Catalisador da BMW R1200 C
As máquinas Boxer da BMW têm grande procura. Os diversos modelos marcaram novos parâmetros nos respectivos segmentos de mercado. Mas mesmo assim isto tudo não basta aos engenheiros da BMW responsáveis pela investigação, não parando de criar novas variantes e inovações sobre os modelos actualmente comercializados.
Ajudada pelo considerável aumento da potência do motor, a R1150 GS oferece uma melhor curva de potência e a nova caixa de velocidades oferece uma sexta mudança afim de reduzir as rotações do motor quando levado ao extremo. A gama Cruiser é complementada pela R850 C, que possui um motor um pouco mais pequeno e pelas novas versões da R12000 C Avantgarde e R1200 C Independent.
Outro novo modelo que fez a sua aparição em 2001 foi a R1150 R, uma moto “Naked” definiida pela BMW Motorrad como “Roadster” pelo seu novo e inovador desenho e a sua fantástica posição de pilotagem.
A Boxer de Turismo também se converteu na R1150 RT ao aumentar a sua cilindrada para os 1130cc e oferecer uma sexta mudança na caixa de velocidades.
Estas mesmas melhorias foram introduzidas na 1150 RS.
A robusta e versátil R 1150 GS foi também completada com a introdução de uma variante denominada Adventure a qual foi equipada com um vasto leque de equipamento destinado às grandes viagens.
Por fim, todas as motos BMW, incluindo a C1 possuem injecção electrónica, catalisador tipo G e travões ABS como equipamento de série, características que mais nenhum outro fabricante consegue oferecer.
Em 2001 a BMW Motorrad introduziu a tecnologia ABS de terceira geração denominada BMW Integral ABS com duas importantes funções adicionais. Em primeiro lugar utilizou um novo travão hidráulico integral completamente novo. A manete do travão dianteiro e o pedal do travão de pé actuam simultaneamente nos discos dianteiros e traseiros, permitindo uma distribuição da travagem mais repartida em função do peso que a moto carrega na ocasião. Os grandes benefícios em segurança
Oferecidos por esta inovação são a redução das forças de travagem e um menor espaço de travagem.
Sistema ABS na BMW K 100RT
2002     Devido ao seu êxito anterior, a segunda temporada internacional da BMW Motorrad Boxer Cup tem lugar com um programa mais alargado. A R1100 S Boxer Cup Replica para uso em estrada é apresentada ao público, bem como as K1200 GT (com vocação turística) e a R1200 CL (como uma cruiser de luxo) no Intermot Show.
A BMW converte-se na primeira marca europeia construtora de motociclos, ao bater o recorde de 93 010 unidades produzidas por ano.
BMW Motorrad Boxer Cup
BMW Boxer Cup motorcycle racingA ideia de realizar corridas de série com BMW’s R1100 S surgiu em França. Após duas temporadas na França e Bélgica a BMW Motorrad Boxer Cup converteu-se num evento internacional em 2001. Trinta pilotos de toda a Europa competiram em sete corridas anexadas ao campeonato Mundial de Resistência para motos de 500cc, com modelos baseados na R1100 S de produção.
A participação de pilotos consagrados deu um novo sabor a estas peculiares corridas. O Ex piloto de 500cc, Randy Mamola foi contratado como embaixador da Boxer Cup ao mesmo tempo que competiu em várias corridas.
Embaixador do BMW Boxer Cup
Por seu lado o piloto Stéphane Mertens da Bélgica foi o primeiro a conseguir o título neste troféu.
Stéphane Mertens
Um número ainda maior e pilotos (32) e de países (10) organizaram-se afim de realizarem oito corridas na temporada de 2002, garantindo assim um interesse e espírito competitivo por toda a Europa. Este facto verificou-se não só pelo interesse demonstrado pelo público, como pelas performances obtidas. Uma ou outra vez foram sendo vistas algumas cara novas nos pódios, mantendo-se sempre o interesse de todos os pilotos na luta pelo titulo até ao final da temporada. A glória do triunfo foi uma vez mais para Stéphane Mertens, o qual levou para casa como prémio um BMW Sport Cupe. Em 2003 no seu terceiro ano de internacionalização a BMW Motorrad Boxer Cup estreou-se nos Estados Unidos, onde foi realizada a primeira de nove corridas do campeonato em Daytona no dia 9 de Março.
De seguida as outras provas realizaram-se em Oulton Park (Inglaterra), Le Mans (França), Mugello (Italia), Barcelona (Espanha), Assen (Holanda), Spa-Francorchamps (Bélgica), Sachsenring (Alemanha), e finalmente, Brno (República Checa).
2003     Respondendo à grande procura a BMW introduz a versão de produção da R1150 R Rockster, após ter sido apresentada apenas como um exercício de design. Esta moto com motor Boxer está equipada com dupla ignição. Ao mesmo tempo a BMW Motorrad Boxer Cup transfere-se para os Estados Unidos como a primeira corrida da temporada em Daytona.
Uma gama de modelos maior que nunca
Quando a F650 CS foi lançada a BMW introduzuiu um novo tipo de moto destinada ao asfalto que seguia os passos da F650 GS mas partilhava apenas a unidade motriz monocilindrica da sua irmã. O modelo denominado Scraver oferecia um fácil manuseamento e boas características dinâmicas do motor. Um detalhe técnico de baixa manutenção foi a correia dentada de transmissão à roda traseira. Com os seus acessórios, a Scraver destaca-se deliberadamente dos conceitos tradicionais.
A gama das Cruiser também se alargou. A R1200 CL apresentou-se como uma Cruiser de luxo, apresentando uma inconfundível frente que incluía quatro faróis e uma carenagem ao estilo Turing. Recebeu um sistema de malas integrais como equipamento de série e o seu desenho ergonómico foi adaptado de forma a permitir uma mesma posição relaxada tanto para piloto como para passageiro, tal como acontecia na R1200 C.
O conforto foi a característica principal da nova K 1200 GT, uma versão desenvolvida a partir da tetracilindrica Sport-Turing com carenagem transformada, para brisas redesenhado e muitos outros detalles de interesse.
A BMW R1100 S Boxer Cup Replica apontava outra direcção. A atraente versão de rua da máquina original moto de competição partilhava mais do que o design e a pintura, como por exemplo a suspensão desportiva de maior curso a qual permitia ao piloto um ângulo de inclinação maior; também apresentava “plásticos” em fibra de carbono e um pneu de maior largura.
A R1150 Rockster provou ser um desenho de muita aceitação ao ser apresentada no Munich Intermot Show em Setembro de 2002 de forma que a BMW foi levada a iniciar a sua produção. O modelo resultante caracterizou-se pela sua particular aparência desportiva. Tal como todos os modelos Boxer de 2003, a Rockster contava com a dupla ignição servindo para melhorar o controle de emissões nas motos BMW.
A BMW Torna-se no maior construtor de motos Europeu.
A BMW Motorrad converteu-se, na última década, no maior fabricante de motos no continente europeu. A produção de motos na unidade de Berlim aumentou uma vez mais em 2002 desta feita em cerca de 2,8 por cento. Um total de 93 010 confirmam claramente a superioridade da BMW no espaço europeu.
2004
 
 
 
 
 
 
 
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publicado por Cavalo Alado às 23:43
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