Quarta-feira, 26 de Março de 2008

DIA DO MOTOCICLISTA

30 de Março, Fundão

DIA NACIONAL

DO MOTOCICLISTA

 

É já no próximo domingo que vão realizar-se as cerimónias oficiais do Dia Nacional do Motociclista. Este ano estas celebrações vão decorrer no Fundão, terra natal do Padre Zé Fernando.

O Padre Zé Fernando (o Padre Motard, como ele próprio gosta de ser conhecido) tem sido um dos grandes mentores destas celebrações e já deixou aqui uma mensagem de boas vindas á sua terra, dirigida a todos os motociclistas. Como todos sabem, ele continua a viver o seu drama (luta contra terrível doença) nos Estados Unidos, mas contrariando todas as indicações médicas acabou por reunir forças e meter-se num avião para estar presente nas celebrações daquele que é também o seu dia.


Dia que terá como ponto alto a celebração de uma missa solene que irá decorrer no centro do Fundão, na Praça Amália Rodrigues, a partir das 15 horas. As motos, como habitualmente, entram no recinto das cerimónias. Se estiver a chover as cerimónias decorrerão dentro do enorme Pavilhão Multiusos existente nesta praça. Perspectiva-se que as cerimónias terminem cerca das 17 horas.


Os clubes e grupos motards são convidados a participar na procissão com as suas bandeiras e estandartes; procissão esta que terá á sua frente a ‘Charanga a Cavalo’ da GNR que uma vez mais também se alia a estas cerimónias. Os preparativos para a procissão, com o andor de S. Rafael, nosso Padroeiro, começam ás 14 horas junto da Capela de Santo António, de onde partirá percorrendo toda a Av. da Liberdade até á Praça Amália Rodrigues.


Aqueles que já participaram nas cerimónias do Dia Nacional do Motociclista conhecem bem toda a carga emocional que estas acabam por representar, nomeadamente em momentos bem específicos como é aquele em que se recordam todos os companheiros e amigos que já não nos acompanham na estrada.


Independentemente da crença ou fervor religioso de cada um, as cerimónias do Dia Nacional do Motociclista acabam por tocar profundamente em todos os que nelas participam, muito por efeito da forma tão particular como estas decorrem. Não se trata de simplesmente mais uma missa. Trata-se sim de uma cerimónia feita á medida dos motociclistas; onde se vão buscar os valores mais profundos, do que significa verdadeiramente fazer parte da família motociclista. As cerimónias são dirigidas essencialmente no sentido de fazer passar uma mensagem de fraternidade, solidariedade e mesmo irmandade. Palavras que tantas vezes são usadas para caracterizar o mundo daqueles que povoam o universo motociclista.


Estas cerimónias contam com o apoio da Câmara Municipal do Fundão e da Diocese da Guarda, entidades que apoiam a FNM-Federação Nacional de Motociclismo, responsável por esta iniciativa.


PARTICIPE!

A ‘Charanga a Cavalo’ da GNR uma vez mais irá participar nas celebrações do ‘Dia Nacional do motociclista’ que este ano decorrerão no Fundão já no próximo domingo

PARA O FUNDÃO

No próximo domingo, dia 30, todos os caminhos vão dar ao Fundão.

Hoje é fácil chegar á Cova da Beira vindo de qualquer ponto do país, fruto da rede rodoviária que temos actualmente. Circula-se melhor e mais rápido mas a rapidez nunca foi a melhor parceira da segurança, pelo que, aconselhamos a todos os que rumarem no dia 30 ao Fundão, que o façam sem pressas saindo de casa o mais cedo possível ou, ainda melhor, na véspera.


Servindo como simples referência podemos dizer que em cerca de duas horas e meia chega-se ao Fundão partindo de Lisboa e saindo do Porto será talvez ainda um pouco menos de tempo. Se viaja inserido num grupo de amigos, já sabe que acaba sempre por perder mais tempo nas paragens, pelo que, faça as contas ao tempo de modo a estar no Fundão ás 14 horas de modo a participar nas cerimónias desde o início.


Almoçar no Fundão só mesmo se chegar bem cedo, porque a procura de mesas neste dia vai ser muita.

Segundo os serviços de meteorologia o clima vai estar bom. Faça uma boa viagem e lembre-se que tudo termina apenas quando voltar a colocar a chave na fechadura de casa.


Mensagem que o Padre Zé Fernando enviou dos Estados Unidos para todos os motociclistas portugueses.

Meus caros companheiros Motards.


Mais um Dia do Motociclista se aproxima.


No presente ano, a celebração do nosso Dia do Motociclista, a 30 de Março e na linda e acolhedora cidade do Fundão, em plena Cova da Beira, reveste-se de características muito especiais.


É a nossa Festa Motociclista! É nosso reencontro de Amizade, de Alegria, de Vida! Sinto-me lisonjeado e ao mesmo tempo honrado em vos receber neste espaço entre a Serra da Estrela e Serra da Gardunha, em pleno coração das Beiras. Num espaço, que me é tão querido, onde alimentei sonhos de criança, entre os quais, ser Motard, que pautaram a minha vida, me ajudaram a entender, por entre a dureza do granito e das serranias rainhas, quão maravilhoso é comportar-nos com coragem, dignidade, generosidade, humor, amor, abertura de coração, paciência e respeito próprio, que se se tornaram em Aventura, em Fé e em Motard nos tempos presentes!... Imaginais, meus queridos companheiros Motards, a alegria que sinto em vos receber ai nesse dia, no meu torrão natal. Aí vos espero com um coração grande de ternura e de agradecimento a todos vós, pelo carinho e incentivos de coragem, nesta minha "derrapagem", que perdura há três anos, mas que fazendo jus a todos os motards, me mantenho orgulhosamente em equilíbrio emocional, de Fé e de coragem, pois, os obstáculos são oportunidades que temos para crescer e de mostrar a nossa perícia em conduzir com perspicácia nas estradas e caminhos mais agrestes e insinuosos da nossa viagem, mesmo com o risco da vida, vencer todos os limites. Nesta curva da minha vida, que graças ao vosso apoio solidário, vou estar presente, se Deus quiser, pois para isso adiei tratamentos, uma vez que em Portugal durante a minha permanência, as "reformas de saúde" não me dão acesso a eles... mas sempre a "acelerar de punho a fundo", como é bom timbre de todo e qualquer Motard que se preze.

Caros Motards, vamos fazer a festa das Motas, da Vida e da Sã Convivência. Vamos compartilhar nesse fim de semana os valores que nos unem como uma autêntica comunidade motociclista que acredita e vive Algo Superior.


Há muito que vimos preparando com esmero, dedicação e empenho este nosso encontro anual para todos os motociclistas, sem excepção. Reunirei todas as forças e irei estar presente, acompanhado de amigos muito especiais que daqui desde Los Angeles, Califórnia, que comigo se deslocam. Vou estar presente, ainda que isso exija riscos de vida! Mas vós, caros Motards, mereceis isto da minha parte e muito mais!... Sei que todos os organismos do concelho do Fundão, há muito vêm preparando com todo o esmero e empenho, este dia. As gentes deste recanto da Beira, são gente boa e de coração grande em acolher e de bem receber.

A celebracão da "Missa Motard", símbolo da nossa Unidade Motociclista, será um momento que nos encherá a alma e o coração, ao mesmo tempo que honraremos todos aqueles que já passaram nas nossas vidas e os lembraremos porque já mais morreram na nossa memória e gratidão. Nesse dia, o Fundão, nos acolherá. A nossa postura cívica e crente, ficará gravada no coração de todos aqueles que anseiam nesta Beira Interior, receber os Motards e as suas inseparáveis Motos.

...E já agora, sejam prudentes na vossa condução, porque até 100 Deus protege-nos.... a partir de 100 pode acolher-nos!... Até lá, desejo-vos BOAS CURVAS... SE DEUS QUISER!...

Zé Fernando ( O Padre Motard)

Extraido na integra de: http://www.fnm.pt/fnm/artigo.asp?cod_artigo=156234


publicado por Cavalo Alado às 20:05
link do post | comentar | favorito
|


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


CALENDARIO DE EVENTOS

BLACK SABBATH 1ª Parte

BLACK SABBATH 2ª Parte

CALENDÁRIO DE EVENTOS

FREEBIRD

CALENDÁRIO DE EVENTOS

MISSA

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ESTAMOS DE LUTO

CONCENTRAÇÃO FARO 2011

ambiente(4)

as dez melhores motos de sempre(10)

biker lady accessories(1)

breve história dos motociclos(6)

calendário(103)

campeões de motociclismo(2)

cavalo alado saloon(4)

cavalo de ferro (opinião)(10)

choque(1)

choque!(6)

comemorações(23)

concentrações(11)

dakar teck(17)

destinos(2)

ética(10)

galeria de arte(11)

gastronomia e culinária(11)

histórias de motociclistas(17)

humor(23)

jogos(2)

legislação(5)

lendas do motociclismo(7)

lêr(10)

lisboa-dakar 2008(2)

loja das motos do cavalo alado(3)

luis torres 006(11)

marcas(35)

mecânica(5)

modalidades(1)

modelos(18)

moto gp 2007(30)

moto gp 2008-equipas e pilotos(8)

moto gp 2008-provas(16)

o grupo dog(2)

opinião(42)

os anjos(2)

os nossos panos(12)

ouvir(29)

poesia(22)

r.i.p.(2)

recados(132)

sabia que...(9)

segurânça(16)

spain tour(4)

tipos de motos(6)

vêr(22)

todas as tags

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Abril 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Weather Forecast | Weather Maps