Domingo, 10 de Junho de 2007

Os "12 Mandamentos" do Motociclista

 

00043yts

 

Algumas dicas básicas – e de conhecimento de grande parte da categoria – devem ser seguidas por aqueles que não querem fazer parte das estatísticas de mortes nas estradas.

 

1 – Mantenha a motocicleta sempre em ordem

Verifique a calibragem e o estado geral dos pneus; observe o funcionamento do farol, piscas, lanterna e luz do travão; verifique os cabos, discos, ou pastilhas, fluido e a regulagem se for travão hidráulico; confira o cabo, e a regulagem da folga ideal do sistema hidráulico; verifique os amortecedores traseiros e as bainhas dianteiras quanto a fugas de liquido; verifique as velas, cachimbos e cabos; troque periodicamente o conjunto de cremalheira, corrente e pinhão; tenha sempre a mão a carta de condução, livrete e registo de propriedade e o seguro obrigatório.

2 – Pilote utilizando equipamentos de segurança

Capacete aprovado pela DGV; calças e blusão de tecido resistente (preferencialmente de couro); botas ou sapados reforçados e luvas (de preferência de couro).

3 – Reduza a velocidade

Quanto menor a velocidade, maior será o tempo disponível para lidar com o perigo de uma condição adversa ou situações inesperadas, como mudança súbita de trajetória de outro veículo.

4 – Atenção e concentração

O acto de pilotar motociclos exige muita atenção do motociclista, por isso evite distrair-se.

5 – Respeite a sinalização de trânsito

Conheça e respeite os sinais e as placas de trânsito.

6 – Cuidado nos cruzamentos

Os cruzamentos são os locais de maior incidência de acidentes de trânsito, então redobre a atenção e reduza a velocidade ao aproximar-se dos mesmos, principalmente nos cruzamentos sem sinalização de semáforos.

7 – Cuidado nas ultrapassagens

Sinalize as manobras com antecedência e certifique-se de que realmente foi visto pelo motorista a ser ultrapassado. Tenha cuidado ao passar entre veículos, principalmente ônibus e caminhões.

8 – Cuidado com os peões.

Lembre-se de que os peões têm prioridade no trânsito urbano. Seja cordial e fique alerta com os peões desatentos, principalmente crianças e idosos.

9 – Seja visto

Ao pilotar à noite, use roupas claras e com materiais reflectores.

10 – Alcoolismo

Está comprovado que bebida e condução não combinam. Então, se beber, não conduza. Mantenha-se vivo no trânsito.

11 – Mantenha distância

É imprescindível manter uma distância segura dos veículos da frente (cerca de cinco metros), principalmente em avenidas e estradas.

12 – Cuidado com a chuva

Redobre a atenção, reduza a velocidade e evite travagens bruscas; lembre-se de que nestas condições o tempo de travagem é duas vezes maior que o normal.


publicado por Cavalo Alado às 23:03
link do post | comentar | favorito

Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30