Quarta-feira, 24 de Dezembro de 2008

ARIEL 2

(logotipo do modelo de 1904)

 

AS MOTOS
 
Um Quadriciclo Ariel. Foram construidos entre 1898 e 1902
 
Numa exposição no inicio de 1902, segundo a edição de Fevereiro desse ano da então recente e agora centenária revista “The Motorcycle”, a Ariel dispunha da mais vasta gama de veículos do mercado, automóvel, quadriciclo, triciclo e uma bicicleta equipada com um motor de 1,5 cv. Esta máquina como muitas outras por esse mundo fora era baseada no popular Kit “Minerva” que consistia num sistema de válvulas para entrada de ar colocado na frente do motociclo e conduzido para um carburador colocado dentro do depósito de combustível. O Depósito tinha acabamento prateado com linhas brancas. Na falta de uma foto deste modelo, deduzimos que seria muito parecido com outros modelos de construtores da época como a contemporânea Bradbury
 
Bradbury Minerva de 1902
 
A primeira imagem de que dispomos actualmente chega-nos através da sexta edição de 1903 de Motor Cycles and How to Manage Them. Claro que esta era uma moto primitiva ainda equipada com o carburador de válvulas atmosférico de superfície e ignição a frio. Chegou-nos informação de que o motor utilizado seria um Kerry, esta informação não é fidedigna, mas de uma coisa temos a certeza, este não era um motor Minerva.
De qualquer dos modos este modelo não iria durar muito, ao ser substituído em 1904 por uma moto de estranho visual. O modelo de 1904 possuía as válvulas ao longo do cilindro. Este é um modelo inconfundível.
 
Ariel, 1903 
Ariel 1903
 
 
 
Ariel 1904
 
Em meados de 1908 era anunciada na revista The Cycle & Motor Trades' Review. Um modelo Ariel com 2,5cv destinado à exportação. Vinha equipado com ignição por magneto e uma inovadora forquilha dianteira.
 
1908 Ariel 2.5 h.p.
Ariel 2,5cv 1908
 
White and Poppe engine 1917O Modelo de 1910 também anunciado para exportação pela revista The Cycle & Motor Trades, possuía agora 3,5cv e o seu motor era já construído pela própria ARIEL. O Motor assemelhava-se a um Whithe and Poppe (imagem à esquerda) que viria a ser construído apenas em meados dos anos 20. A forquilha Druid na frente e o renovado e mais comprido selim, fazem a Ariel dar um salto em frente no que toca a conforto. A Ariel era agora uma marca moderna.
 
 
 
 
 
 
 
Ariel 3.5 h.p., 1910
Ariel 3,5cv 1910
 
Ariel Brooklands 1910
 
Ariel 3,5cv 1913
 
   
(À esquerda) Len Newey (1913 Ariel 498cc) durante a Senior TT Race (foto da esquerda) Ariel 499cc White & Poppe SV 1914
 
Durante o período da Primeira Guerra Mundial a Ariel também contribuiu para o esforço de guerra, todavia ainda não estava preparada para produzir em grande escala. Os seus modelos foram sobretudo utilizados em missões de transporte de mensagens e também de apoio na frente de combate. As fotos sobre este período são escassas, contudo conseguimos descobrir duas onde estão representados modelos Ariel. A primeira mostra uma senhora pertencente ao corpo do exército na retaguarda, a segunda revela-nos um patrulhamento militar na frente de combate.
 
Ariel "em patrulha" durante a Primeira Guera Mundial (1914-1918)
 
Nesta altura a Ariel utiliza grandes e médios monociclindricos e igualmente para os V-Twins, comprados ou fabricados sob licença. Os V-Twins eram sobretudo originários da MAG, J.A.P. e AKD. Os Monocilindricos a partir de 1910 provinham quase em exclusivo da White & Poppe, inicialmente comprados de seguida fabricados sob licença até 1926.
 
Ariel 670cc de 1915
 

A Ariel foi construindo motos cada vez mais elaboradas e luxuosas, utilizando diversas marcas de motores (White and Poppe, Abingdon, MAG, JAP, Blackburne entre outros eventualmente). Em finais dos anos 20 passa a equipar os seus modelos exclusivamente com motores próprios.

 

Ovide Pazzi percorre 7 milhas em 8 minutos (média de 52 mph) numa corrida no Canadá com a sua Ariel Twin Port de finais dos anos 20. Repare no extranho escape da moto.
 

Ariel V-2 Sidecar 6,7cv e 3 velocidades de 1923

 
Ariel 250cc 3v, 2,5cv 1924
 
Ariel 3v, 2,5cv Sport 1924
 
Ariel 3v, 3,5cv 500cc sport 1924
 
Ariel 3v, 3,5cv 500cc sport 1924
 
Ariel 3v, 3,5cv 500cc touring 1924
 
Ariel MAG V-Twin 8cv 1000cc side-car 1924
 
Sistema Ariel de embraiagem em 1924
 
Pedal de arranque 1924
 
 Catálogo Ariel de 1924
 
 
 
 
 
 
 
Catálogo Ariel de 1924
 
Em 1925 a Ariel emprega um novo desenhador proveniente da J.A.P., um tal Val Page. A seguir a 1926 Val Page revoluciona a gama Ariel. Em primeiro lugar concebe um motor moderno e logo de seguida constata que os quadros existentes não eram compatíveis em qualidade com este novo motor.
 
Ariel Sports 500 1925
 
Ariel SV 557 1927
 
Linha de produção da Ariel em 1929
 
 Catálogo Ariel de 1929
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Em 1902 a Components Ltd, pertença de Charles Sangster compra a companhia e inicia a produção de motociclos, mas a empresa entra numa séria crise financeira, tendo mesmo chegado a sofrer execuções fiscais em 1911 e no início dos anos 30. A falência da Components Ltd chega em 1932 e Jack Sangster, filho de Charles Sangster compra as dividas da Ariel ao preço da chuva e retoma a produção com o nome de Ariel Motors (J.S.)
A Introdução do motor Square Four (Sq4) 500cc com ACT de Edward Turner, deu-se em 1931.
 
Ariel Square Four 500cc 1931
 
O Square Four cresceu para os 600cc em 1932 e destinava-se à utilização de side-car mas dentro em breve chegaria a falência e a mudança de proprietário em 1932.
 
 Catálogo Ariel 1932
 
 
 
  
 
 
Catálogo Ariel 1935
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Red Hunter engine text
 
Ariel Red Hunter 1935
 
Catálogo Ariel 1936
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Após esta catástrofe financeira a Ariel decide racionalizar a sua gama e conserva os modelos equipados com motores monocilindricos verticais e os 600cc Square Four com válvulas à cabeça, montados sobre uma plataforma igual. Nasce assim em 1937 uma linha de modelos designada por “Red Hunter” que durará até a Ariel terminar a produção de motores a 4 tempos em 1959.
A gama era vasta e com várias opções de motor. Os motores com válvulas laterais estavam disponíveis com as cilindradas de 250cc e 557cc, já os motores com válvulas à cabeça e que eram a maior fatia da produção, consistiam num Sloper inclinado a 30º com 250cc e 500cc, havendo ainda uma versão com quatro válvulas.Os seus monocilindrico e bicilindricos eram bastante convencionais, mas o modelo Square Four foi uma contribuição original para o motociclismo.A Ariel típica dos anos 30 é então a Red Hunter 500cc com o seu belo depósito cromado e os indicadores nele embutidos.
No final dos anos 30 o motor Square Four vem equipado com válvulas à cabeça e torna-se assim o primeiro motor do género no pós-guerra com estas características, primeiro com 600cc de seguida já com 1000cc.
 
 Catálogo Ariel 1937
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Catálogo Ariel 1939
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Catálogo Ariel 1939-1947
 
 
 
 
 
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publicado por Cavalo Alado às 02:48
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