Domingo, 17 de Junho de 2007

60 anos de LAMBRETTA ! ...

00070ccq

Ferdinando Innocenti nasceu em 1881 na Pescia em Itália. Proveniente de uma familia de sucesso na área do comércio foram obrigados a reeniciar a sua actividade depois da segunda guerra mundial iniciando-se no mundo das scooters  em 1946.

Após a II Guerra Mundial Ferdinando Innocenti, enfrentou o árduo trabalho de reconstruir a sua fábrica de tubos de aço sem costura situada em  Lambratte, Milão, que havia sido reduzida a escombros. Percebeu neste momento que as necessidades primárias do seu país eram duas: a primeira era a de começar a produção de equipamento industrial e maquinaria pesada; e a segunda prover de um método barato e seguro o transporte da população.   Ferdinando se uniu ao engenheiro Pierluigi Torre que idealizou um veículo de baixo custo de  produção,   barato de se manter, e com protecção melhor que uma motocicleta para as mudanças de tempo (chuva, frio, neve, etc.): a Lambretta. 

00074hxx

Nascia em 1947 um icone do motociclismo mundial, desta vez baseado numa Europa do pós guerra, totalmente sem recursos, para o transporte de um povo tambem totalmente sem dinheiro. Um marco vivo da capacidade inventiva e adaptativa do ser humano ...

A produção da Lambretta começou em 1947, depois de um ano gasto no desenvolvimento e testes do novo protótipo. A primeira Lambretta foi nomeada naturalmente de  Modelo A, que tinha como característica um motor de dois tempos com um único cilindro, e enfadonho, mas eficiente pistão de 52 a 58 mm de diâmetro. Isto dava ao novo modelo, 123 cc de potência e 4.2 bhp desenvolvidos a 4400 rpm. Operando com taxa de compressão na relação de 6:1 , o Modelo A desenvolvia até 33 quilómetros com 1 litro de gasolina, um ponto forte de venda, numa Itália escassa em combustível. O chassis no qual esta pequena máquina estava montada, era um tipo de painel tubular, com um plataforma, no qual o piloto colocava os pés.  

00073wb9

As primeiras Lambrettas devem ter chegado a Portugal - Lisboa, por volta de 1955 ou antes, e o primeiro importador foi a firma MOTO LAMBRETTA PORTUGUESA, na Av. de Roma (hoje um Banco), tendo acabado a empresa, na Avª. da República.


Obrigado Ferdinando Innocenti e por isso esta nossa pequena homenagem!!!


publicado por Cavalo Alado às 00:43
link do post | comentar | favorito

Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30