Terça-feira, 18 de Outubro de 2011

SIDECARCROSS

 

 

SIDECARCROSS

Sidecar-cross corridas, também conhecido como sidecar motocross, é muito semelhante ao regular, "solo" de motocross, mas com um tipo diferente de chassis de moto, e com uma equipe de duas pessoas correndo juntas em vez de um, um piloto e “pendura”.

Construtores europeus como a VMC e a EML, transformam o chassis completamente, à excepção do motor, rodas, plásticos e outros acessórios disponivéis no mercado, utilizando por base motos de grande cilindrada como a Honda CR500, Kawasaki KX500 e as KTM de alta coilindrada.

 

 

Também podemos encontrar modelos com motor a 2 tempos como o MTH 630 e o Zabel 700cc, de fabrico exclusivo para esta modalidade. Os motores Zabel e MTH são na actualidade os lideres no Campeonato do Mundo de Sidecarcross. Em 2007 foi atribuído pela FIM o galardão de melhor construtor de chassis ao fabricante HOCOB, pelos seus quadros VMC.

 

 

As provas de Sidecarcross são realizadas da mesma forma das do motocross normal e nas mesmas pistas. Contudo a técnica de condução é alterada devido à presença do sidecar. O piloto não pode executar curvas tão apertadas de forma a evitar um capotamento. Para equilibrar a pressão da força centrifuga, o “pendura” deve inclinar-se para fora do sidecar o mais possivél nas curvas. Desta forma é exigida ao “pendura” uma forma física superior à do piloto já que passa o tempo todo a movimentar-se ao redor da moto, recebendo a alcunha de “macaco”.

 

O pendura de Sidecarcross é protagonista de manobras espectaculares!
 

Um dos aspectos mais importantes das corridas com carro lateral é o trabalho em equipe; as melhores equipas de sidecar em todo o mundo têm corrido juntos durante muitos anos.
O campeonato Mundial é realizado em várias etapas em locais reconhecidos do motocross, por toda a Europa, terminando a temporada com a prova do Sidecarcross das Nações.

 
 

Este desporto é extremamente popular na Europa Oriental. Há uma tradição muito menor na América do Norte e na Austrália. O piloto de sidecarcross com maior sucesso na história da modalidade é o holandês Daniël Willemsen, que se tornou campeão do mundo por seis vezes até agora. A equipe de maior sucesso na história, porém, é composta pela dupla Kristers Sergis / Artis Rasmani

 

A dupla liderada por Daniël Willemsen, num salto espectacular,
que ficou para a história da modalidade!
 
A dupla Kristers Sergis / Artis Rasmani
 

Fontes:http://www.tribosetrilhas.com e Wikipédia


publicado por Cavalo Alado às 03:37
link do post | comentar | favorito


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30