Quinta-feira, 24 de Maio de 2007

AMBIENTE MOTARD

MOTARDS PELO AMBIENTE

 

 

Este mês pauta-se pelo arranque em força de uma série de actividades motociclisticas um pouco por todo o pais, com a chegada do calor, aumenta o número e a variedade de eventos ligados ao mundo das duas rodas e se todos ansiamos pela chegada dessas condições meteorológicas, outros cidadãos há que vêm nesta época um chegar de preocupações acrescidas. Falamos da infelizmente denominada ‘’época de incêndios’’! Na verdade, muitos são os portugueses que são confrontados com este drama concreto, que tem destruído uma parte significativa do nosso património Ecológico, Ambiental e Económico. Uns carregando nas costas prejuízos directos pela perca de um património que, em muitos casos, demorou gerações a constituir-se, outros sentindo na pele a fadiga, a responsabilidade e por vezes a impotência para lidar com este flagelo. Falamos dos Bombeiros! Esses heróis anónimos, cujo nobre lema que os norteia é: ‘’vida por vida’’ (que mais podemos dizer?). seja como for é sempre Portugal quem perde e mais que isso todos os portugueses.

Muitos têm sido os motoclubes por esse pais fora que apesar de se depararem com tantras dificuldades sabem organizar-se de forma a ter em conta as necessidades destas corporações que tanto tem feito pelo bem estar dos cidadãos. Muitas vezes foram dados donativos a estas corporações, na forma e dimensão das possibilidades das diferentes organizações intervenientes. Assim achámos por bem nesta edição lembrar, a todos os motociclistas e a toda a gente em geral, que nunca é demais ajudar quem ajuda. Por isso apela-se a todos os motociclistas que nesta época, bem como no ano inteiro, venha ao de cima aquilo porque mais somos conhecidos, a SOLIDARIEDADE E FIRMEZA DE PRINCIPIOS!  Assim sejamos elementos activos e colaborantes, mesmo de forma gratuita, no combate aos atentados ambientais que são os incêndios.

De resto, a Federação Nacional de Motociclismo, cumprindo à risca o que foi determinado pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) elaborou já no ano de 2001 o Regulamento de Ambiente, o qual tem por fim harmonizar as actividades motociclisticas oficiais de acordo com o máximo respeito pela conservação e preservação do AMBIENTE. Infeliz…mas curiosamente, as organizações que mais têm cumprido com este regulamento, têm sido as que maior dimensão e sucesso também têm tido junto dos motociclistas, destacando-se, para além das provas desportivas realizadas pela FNM, as concentrações moto turísticas de Faro e Góis., esperando-se a todo o momento que esta consciencialização e o cumprimento das regras estabelecidas chegue a muitas outras iniciativas que podem e devem exigir das entidades reguladoras desta matéria o máximo apoio na preservação de tudo o que ao Ambiente diz respeito.

Mas neste nosso pequeno mundo nem tudo são insucessos e é urgente lembrara aqui o papel que algumas autarquias e entidades nacionais já tiveram, no sentido de conciliar a prática do motociclismo, com a defesa do património florestal nacional. Por isso deixamos os nossos parabéns à Câmara Municipal de Setúbal, bem como ao ICN e Ministério da Administração Interna, pelo programa que em tempos levaram a cabo e que consistia, basicamente, em coordenar e aproveitar os tempos livres de todos aqueles que de moto usufruíam uns momentos de lazer na Serra da Arrábida, aproveitando a presença destes motards para que fosse feita uma vigilância mais eficaz desse património natural classificado pela UNESCO! Esta acção concreta teve como resultado uma diminuição nesse ano em cerca de 70% no número de incêndios deflagrados.

Porque somos cidadãos conscientes e participativos, fica aqui o apelo!...

A todos nós no sentido de sermos colaborantes,

Às entidades responsáveis para que se lembrem deste potencial ‘’surdo’’’ que somos todos nós…

 

UM VERÃO QUENTE MAS NÂO ARDENTE PARA TODOS E…

TUDO PELO MOTOCICLISMO!!!

 

Alfredo Nobre in ‘’Cavalo de Ferro’’ Jornal Cinco Quinas, Sabugal Junho de 2007

 

 

Nos Estados Unidos é comum encontrarem-se motos ao serviço de diversas instituições publicas, tais como os Bombeiros, como é o caso deste modelo Harley-Davidson Firefighter Special Edition FLHTCIFF


publicado por Cavalo Alado às 18:50
link do post | comentar | favorito

Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30