Quinta-feira, 18 de Outubro de 2007

COMO SE POSICIONAR NA ESTRADA

POSICIONAMENTO NA ESTRADA

QUANDO SOZINHO

Estradas de dois sentidos

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Ocupe a sua faixa posicionando-se no espaço correspondente a um carro, evitando assim a tentativa de um veículo de quatro rodas em se posicionar a seu lado. Só ultrapassar com segurança e quando houver espaço para voltar para sua mão. Certos automobilistas não gostam de dar espaço às motos e você acaba por ficar “preso” entre as duas faixas e em situação de muito perigo.

Estradas de dois sentidos com duas faixas de rodagem

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Da mesma maneira que acima, posicione-se ocupando o espaço correspondente a um carro. Circule normalmente pela faixa da direita usando a faixa da esquerda somente para as ultrapassagens. Nas mudanças de faixa use o retrovisor, mas dê uma rápida olhada antes, dependendo da posição, o seu retrovisor pode esconder um carro pequeno. Atenção especial para incidência de óleo na pista da direita (pista dos caminhões).

Auto-estradas com três faixas ou mais.

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Idem a duas pistas, mas dependendo do movimento do transito, pode-se circular pela faixa do meio, evitando assim o óleo da pista da direita. Porém redobrar a atenção com os retrovisores em relação aos carros que se aproximam, não é incomum automóveis ultrapassarem pela direita.

Velocidade

Respeite SEMPRE os limites de velocidade das estradas, em caso de chuva, reduzir os limites para velocidades em que se sinta seguro a pilotar. Nas curvas, inclinar a moto bem menos que o habitual e cuidado com o óleo. Se os seus pneus não estão em condições (sulcos com no mínimo 1,6 mm), não viaje com chuva, PARE e espere qu o piso seque.

POSICIONAMENTO NA ESTRADA

QUANDO EM GRUPO

Existem muitas teorias sobre o assunto, gostaria de lembrar que esta é apenas uma opinião baseada na experiência de motociclistas e colaboradores com anos de estrada.

Quando um grupo vai se juntando no decorrer de uma viagem, facto muito comum no caminho para um evento de motos, fica muito difícil estabelecer-se regras para motociclistas que não se conhecem, aí vale o bom senso e as regras básicas de segurança.

Mas se você faz parte de um grupo, alguns cuidados podem ser tomados tornando a viagem mais agradável e segura.

Identifique os dois motociclistas mais experientes. Um deve liderar o grupo e o outro deve fechar o grupo, ou seja, ser o último. A segurança do grupo pode depender desses dois.

Identifique o menos experiente e a menor moto. Estes serão os limites de seu grupo em relação ao número de paradas e velocidade.

O grupo deve sempre ocupar uma pista inteira da rodovia, posicionando-se em uma formação lado a lado defasada, ou seja, como grid de Formula 1 ou como passadas na areia. É importante manter-se dentro do campo de visão do motociclista à sua frente verificando se ele pode vê-lo pelo retrovisor. À distância entre as motos deve aumentar com o aumento da velocidade.

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Em rodovias de três ou mais faixas, mantenha-se na pista central, normalmente a pista da direita apresenta mais buracos e óleo, ambos causados por caminhões.

Em rodovias de duas faixas, mantenha-se na faixa da direita, apesar dos problemas acima mencionados, neste caso é a pista mais segura.

Em auto-estradas, os grupos grandes devem abrir espaços com subgrupos de quatro ou seis motos permitindo assim a ultrapassagem de veículos mais rápidos. Congestionar o transito na subida de uma serra, por exemplo, irritará os motoristas que acabarão por forçar uma ultrapassagem e colocarão em risco os motociclistas.

As ultrapassagens, sempre que possível devem ser feitas de forma contínua, ou seja, o líder deve esperar condições que permitam a ultrapassagem de todo o grupo. Uma ultrapassagem segura requer entrosamento entre o líder e o último, ou “drag bike”, ou usando a linguagem dos escoteiros, o lanterna. O líder percebendo as condições ideais sai para esquerda. Imediatamente o último sai também, dando cobertura para que todos ultrapassem com segurança.

Após a ultrapassagem todos devem retornar a posição original.

Não havendo esta condição ideal, caso com transito muito intenso, as ultrapassagens devem ser feitas gradualmente e o líder deve esperar que o grupo se una novamente antes de iniciar um novo processo de ultrapassagem.

Quando estiver a chover, evite andar por cima do traço de marcação, pois a tinta que cobre o asfalto forma uma película escorregadia tirando a aderência do piso.

Em viagens feitas em grupo, mantenha a distancia do motociclista a sua frente, mais ou menos 3 segundos. Para marcar essa distancia, marque um ponto de referencia na estrada deixe o motociclista da frente passar e conte até três, esse tempo deve ser o mínimo gasto por você para transpassar o ponto de referência.


publicado por Cavalo Alado às 00:35
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