Quarta-feira, 28 de Novembro de 2007

OPINIÃO

COMO APANHAR PORCOS-BRAVOS?

000h79s9

 
Um dia numa deliciosa conversa com um ancião, infelizmente já falecido, natural destas paragens arraianas do Sabugal, Comunista convicto e ex combatente contra Franco durante a Guerra Civil espanhola, tive o privilégio de ficar a conhecer uma das mais belas parábolas que dizem respeito ao intrincado mundo das relações de domínio do homem sobre o homem. A história de como apanhar porcos-bravos.

"Encontre um local apropriado no campo e coloque alguns grãos de milho no chão. Os porcos vêm todos os dias comer o milho oferecido. Quando se acostumam a vir todos os dias, coloque uma cerca mas só de um lado Quando eles se acostumam à cerca, voltam a comer o milho e então coloque o outro lado da cerca.

Mais uma vez eles acostumam-se e voltam a comer. Continue assim até colocar os quatro lados da cerca em volta deles com uma porta no último lado. Os porcos que já se acostumaram ao milho fácil e às cercas, começam a vir sozinhos pela entrada. Então feche a porteira e captura o grupo todo."

"Assim, num instante, os porcos perdem a liberdade. Ficam a correr e a dar voltas dentro da cerca, mas já não podem escapar... Por fim, voltam a comer o milho fácil. Ficaram tão habituados que esqueceram como viver em liberdade, e por isso aceitam a servidão."
O Ancião disse-me então que era exactamente isso que tinha acontecido à nossa sociedade. O governo empurra-nos para o capitalismo espalhando milho gratuito sob a forma de programas de auxílio, bolsas, impostos variados, estatutos de "protecção", cotas para estes e para aqueles, subsídios para todos os tipos de coisas, apoios para não produzir, programas de "bem-estar social", medicina e medicamentos "gratuitos", sempre e sempre novas leis, etc, tudo ao custo da perda contínua das liberdades, migalha a migalha.

Devemos sempre lembrar que "Não existem almoços gratuitos" e também que "não é possível alguém prestar um serviço mais barato do que se fosse você mesmo a faze-lo".

Finalmente, se percebeu que toda esta maravilhosa "ajuda" governamental é um problema que se opõe ao futuro da democracia, irá, certamente estar mais atento a uns quantos “caçadores" de porcos que por ai andam…se pelo contrário  continuar a concordar com estes “doadores de milho fácil” …

Deus o ajude quando trancarem a porteira!

tags:

publicado por Cavalo Alado às 01:24
link do post | favorito
Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Abril 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30